Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 21 de Outubro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Opinião

E agora José? Grampos comprovam ações orquestradas para difamar vereadores em Primavera



Com A Palavra / Luis Costa

O principal alvo dos difamadores é Luis Costa “Ma moço, nego sem vergonha, tô processando aquele negro lá”

Apelidos pejorativos a Casa de Leis de Primavera do Leste são jogados aos montes nas redes sociais, sempre as mesmas pessoas, com  pretensões de serem candidatos, candidatos derrotados, ex-servidores da Câmara de Vereadores e muitos que gostariam de estar na Casa de Leis trabalhando. Pessoas más resolvidas, com discurso de ódios, jogam os questionamentos como paladinos da moralidade.

Já postei aqui na coluna diversos áudios de ameaças, difamação e ódio ,até questionamento de quem manda publicar ou compartilhar as noticias fakenews.

Com a denúncia de uma possível negociação de cargos envolvendo um ex-servidor e um vereador do município de General Carneiro Magnun, a investigação revela muito mais da possível negociação dos cargos. Com a quebra do sigilo de justiça, os vereadores que haviam solicitado as informações tiveram acesso ao processo e confesso que fiquei surpreso com tamanha sacanagem e politicagem e possível crime eleitoral cometidos por quem mais queria cassação do vereador.

O denunciante não contava com astúcia do promotor em pedir sigilo do processo e colocar grampo nos envolvidos na denúncia.

Com os grampos feitos pelo serviço de inteligência da Policia Civil é possível detectar nas folhas 84 e 85, que Paulo pede para Alessandro insinuar indignação para acelerar o processo contra Miley, e coloca para espalhar nas redes sociais avisando que se promotor não tomar providência a TV Band iria pra cima.

Veja parte da conversa na integra, até com erros nas falas.

Numeral cadastrado em nome de PAULO SOBRINHO CASTANON DOS
SANTOS,   apresentou 661 (seiscentos e sessenta e um) registros de chamadas durante a interceptação, das quais 02 (dois) áudios tiveram trechos transcritos e tem relação com o fato ora investigado
e 01 (um) áudio teve um trecho transcrito entretanto sem relação direta com as investigações.

Alessandro x Paulo – Paulo fala seu novo endereço e  fala que conversou com doutor Sandro para marcar com Juiz, Alessandro fala que tá tendo boato que a polícia vai aparecer, Paulo fala que o promotor ligou pedindo os telefones da mulher do Magnum e Lobato. Paulo fala que passou tudo e que vai conversar com ele para não esquecer. Paulo fala que se a Promotoria esquecer a Band vai encima.

Alessandro – Não, tranquilo, deixa eu ti fala, cê foi lá no coisa co juiz não vê não?

Paulo – Não fui nada Alessandro, não tive tempo cara, mexendo com mudança tem trêis dia.

Alessandro – Ah!

Paulo – Amanhã que eu falei po doto Sandro vê se ele consegue marca pra mim ih lá com ele

Alessandro – A tá.

Paulo – Já falei co dotor Sandro vê se marca pá manhã.

Alessandro – Ahãm, não, tranquilo. Tá tendo buato ai que a polícia vai vim ai, que não sei o que! Cê viu?

Paulo – O promotor mi pidiu, me ligo.

Alessandro – Ahm?

Paulo – Me pidindo o nome da muié do Magnum completo

Alessandro – Ahãm?

No mesmo contexto, o áudio do dia 04/07/2018 às 09:20:35, PAULO conversa

com o interlocutor que chama de “CLAUDIOMAR”, utilizador do terminal telefônico 66.99996.7775 cadastrado em nome de CLAUDEOMAR GOMES DA SILVA, e curiosamente o interlocutor comenta: “(…)Ele grampeo tá, tem gente, os cara tão tudo grampeado!(…)”, após PAULO ter falado sobre o comentário de ALESSANDRO no grupo de whatsapp sobre “venda de vagas de funcionária na Câmara”. E ainda, os interlocutores tecem comentários difamatórios

contra o “Parquet”.

Paulo x Claudiomar – comentam sobre os peixes roubados, Comentam que Luiz Costa fez bo contra Canário, Paulo fala que falou no grupo e que Alessandro mando um áudio que a Câmara de Primavera está vendendo vaga de funcionário na câmara, Claudiomar fala que os denunciados foram grampeados e que o MP estão investigando

Claudiomar – E o, quem é o vereador que o menino tá batendo lá?

Paulo – O Bolo? (Camaro)

Claudiomar – Canário?

Paulo – U, u, u, Luiz Costa.

Claudiomar – Ixi.

Paulo – Tá batendo duido.

Claudiomar – O Luiz fez um bo contra ele?

Paulo – Feiz. Du dia das abóbra, diz que ele quis joga abóbra nele.

Claudiomar – Ma moço, nego sem vergonha, tô processando aquele negro lá.

Paulo – Cê tá?

Claudiomar – Oh!

Paulo – Tem que chega.

Claudiomar – (áudio ruim) dano moral contra ele.

Paulo – Tem que chega o pau nele memo!

Claudiomar – Ehm, e o filha da puta do promotor não devolveu ainda, fala ai e alerta ai, fala só tô esperando o promotor devolve o processo que o bicho vai pegá.

Paulo – Pois é nego aquele promotor tá um covarde né rapaiz!

Claudiomar – Filho da puta!

Paulo – Onti eu mandei um áudio do Alessandro.

Claudiomar – Ahm?

Paulo – Que fala assim no grupo: Ua tô sabendo que Primavera tão vendendo vaga di di funcionária na Câmara!

Claudiomar – Ahm?

Paulo – No grupo e eu pá, mandei po Promotor

Claudiomar – Ahm?

Paulo – Será que a justiça não vai toma providência? Dentro do grupo, eu cupiei e mandei e falei po promotor: douto isso aqui é dentro do grupo.

Claudiomar – Ahm.

Paulo – Essa conversa é do cidadão dentro do grupo.

Claudiomar – Ahm.

Paulo – Querendo sabe sobre aquela denúncia da câmara. Ele visualizo, não respondeu nada.

Claudiomar – Uhmm!

Paulo – É tipo assim, a, a sociedade tá cobrando.

Claudiomar – Ele grampeo tá, tem gente, os cara tão tudo grampeado!

Paulo – É né!

Claudiomar – A informação que eu tenho é essa.

Paulo – Intão.

Claudiomar – Eles tão investigando, ele não paro não, aquilo ali, Ministério Público é igual gravideiz.

Paulo – (áudio ruim)

Claudiomar – Passa a madeira e depois o trem vai crescendo.

Paulo – (risos)

Claudiomar – Quando o nego discunfia ele istora.

Paulo – É verdadi. Ai teve uma muié que mi falo, a Lenira falo agora cedo: não aposta não que ele vai toma sua casa que ele tem dinhero pra compra voto.

Claudiomar – Oia!

Paulo – Eu falei: Dona dona Linira, eu não tenho dinheiro pá compra voto não, eu acredito no trabalho prestado pelo meu deputado dentro de Primavera, é isso que eu acredito! E como eu nasci pá ganha e perde nesse mundo, eu só pronto pa tudo numa apostinha! Mais eu vô fala pa senhora que eu vô perde igual eu perdi po Getúlio contra, do Mateus contra o Erico.

Claudiomar – Ahm.

Paulo – Que eu fiz com a turma de lá aposta, daquele memo tipinho, eu vô perde!

Claudiomar – Ahm!

Paulo – E ela fico doida! Ma o grupo tá pegando fogo agora cedo lá, depois que eu fui nas nove, nove im ponto eu meti o pau no grupo!

Surpreendentemente nas gravações xingam todos sem pudor e humanidade usando termos baixos contra o promotor e contra minha pessoa chamando me de “nego sem vergonha”, pedindo para Camaro falar ou bater muito em mim.

03/07/2018  as 10:12:00  Paulo e Camaro falam entre os assuntos a venda de votos de 60 pessoas se baixasse um imposto de uma casa e churrasco em troca do apoio a um candidato.

Paulo x Canário/Bolo – Fala que se conseguir abaixar o ITBI da casa de um eleitor ele irá conseguir 60 votos para o deputado, que irá fazer até um churrasco.

Paulo – Fala meu irmão!

(Camaro)Bolo – E ai, que que foi o patrão, tô ligando pô patrão, ele não qué fala?

Paulo – Uai, eu tô ligando pá ele desde cedo tamém o telefone dele só chama, chama, e não atendi

(Camaro)Bolo – Tenho uma familia ali o cara, o cara garantiu sessenta voto, ma eu tenho que baxa o TBI das duas casa dele, ele disse que adesiva o carro se baixa o TBI das casa dele lá ele diz que adesivas os carro dele tudinho.

Paulo – Eu mudei pra cidade agora Bolo!

(Camaro)Bolo – Ah?

Paulo – Eu mudei pra cidadi!

(Camaro)Bolo – Ahm?

Paulo – E agora fico mais fácil pra nóis trabalha!

(Camaro)Bolo – Pois é, é.

Paulo – Mais se eu consegui fala com ele.

(Camaro)Bolo – O cara qué marca um reunião, o cara qué marca uma reunião lá, diz que faz até um churrasco lá pá apresenta a família dele, todinha, reuni todo mundo. I ele qué paga o ITBI da casa só que os cara avalio muito alta a casa dele, ele falo que se consegui baxa os ITBI ele diz que paga i TBI e ainda apoia, apoia o deputado.

Paulo – Não, beleza intão!

Ainda no inquérito do Ministério Publico  tem conversas do ex-assessor Jeferson Lobato negociando apoio político para o então candidato Miley sem pedido explícitos de valores em dinheiro.

Todo o processo esta disponível no Ministério Público e também no gabinete dos vereadores que pediram informações, fica claro que a investigação que a princípio seria dos cargos indicados para trabalhar na Câmara de Vereadores, que é um procedimento de praxe, deverá tomar outros rumos com envolvimento direto do grupo do mau, pessoas que a todo custo tentam desqualificar o trabalho da atual legislatura, ataques gratuitos por perseguições políticas voltadas para desestabilizar agora possíveis pré-candidatos principalmente ao cargo de prefeito de Primavera do Leste. Fica claro a intenção de atacar a minha honra a todo custo, em quanto isto continuo trabalhando com seriedade e transparência acreditando que o bem pode sim vencer, agora aguardo o desfecho da justiça para ai sim poder ter um freio a tudo que hoje vem ocorrendo. Há uma pergunta que não quer calar quem é o patrão citado em varias conversas, ou seja, quem paga o grupo do mau?

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Estado, TJ, MP e Tribunal de Contas firmam parceria para reforçar combate à corrupção


Ação será coordenada pelo Comitê Interinstitucional de Defesa do Patrimônio Público [Foto – Tonico Pinheiro]
O Governo de Mato Grosso assinou, nesta segunda-feira (20), um Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para reforçar as ações de combate à corrupção, à improbidade administrativa e à lavagem de dinheiro. Pelo Governo do Estado, participam a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT). Também assinaram o Ministério Público do Estado e o Tribunal de Contas do Estado.

O governador Mauro Mendes destacou que esse tema é extremamente relevante para o dia-a-dia do país.

“Hoje aqui eu sinto um alento. Quando a gente faz esse esforço, o Tribunal de Justiça liderando esse esforço, eu percebo que ainda existem servidores comprometidos com o combate à corrupção e a defesa do bem coletivo. Aqui, muito mais do que ação, muito mais ou de um ato de cooperação, nós estamos ajudando a transformar positivamente o nosso Mato Grosso”, destacou.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, o termo de cooperação é um compromisso firmado que busca somar esforços para proteger o dinheiro público e combater crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa”.

O Termo será coordenado pelo Comitê Interinstitucional de Defesa do Patrimônio Público (CIPP), presidido pelo desembargador Hélio Nishiyama e terá ações de capacitação, campanhas educativas, criação de um painel para monitorar processos judiciais e o compartilhamento seguro de informações entre os órgãos.

“Essa integração do poder executivo, com Judiciário, órgãos de controle e outras instituições cria um canal de conexão e velocidade. Esse termo, os cursos que virão, mostram ações efetivas e que com a integração dos poderes conseguimos resultados muito melhores”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri.

Também assinaram o termo o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca da Costa, o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Silveira Maidel, e o controlador-geral do Estado, Paulo Farias.

O Documento 


HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Secretário Fábio Parente destaca avanços em inovação de desenvolvimentos proporcionados pela missão Mato Grosso x Índia


De acordo com o secretário, a agenda foi “extremamente proveitosa e estratégica”, resultando em conversas, parcerias e oportunidades de intercâmbio

Fonte: Coordenadoria de Comunicação  Autor: Vilmar Kaizer

Missão Mato Grosso–Índia, realizada a convite do Governo do Estado, levou representantes de diversos municípios mato-grossenses
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste (SEDEC), Fábio Parente, integrou a comitiva mato-grossense que participou recentemente da Missão Mato Grosso–Índia, realizada a convite do Governo do Estado. A iniciativa teve como objetivo fortalecer parcerias estratégicas nas áreas de inovação, biotecnologia, nanotecnologia, cidades inteligentes e desenvolvimento tecnológico, posicionando Mato Grosso como protagonista no diálogo internacional com um dos países que mais cresce no mundo.

De acordo com o secretário, a agenda foi “extremamente proveitosa e estratégica”, resultando em conversas, parcerias e oportunidades de intercâmbio que vão gerar gerar frutos concretos para o desenvolvimento de Primavera do Leste e de todo o Estado. “Tivemos uma série de compromissos muito produtivos, conhecendo de perto o que há de mais avançado em inovação e tecnologia na Índia. Cada visita trouxe aprendizados e possibilidades de cooperação que pretendemos explorar em benefício do nosso município”, destacou Fábio Parente.

A programação da missão incluiu visitas institucionais, reuniões com autoridades, universidades e centros de tecnologia, passando por diferentes cidades indianas. Além do conhecimento e troca de experiências, pelo menos três convênios já foram firmados e outros deverão ser fechados ao longos dos próximos meses, enquanto o governo já prepara uma nova missão, com os mesmos moldes. Em seguida, as principais agendas:

Pune

* Escritório do Dr. Vinay Prabhakar Sahasrabuddhe
Reunião de alto nível com o Vice-Presidente do Instituto Rambhau Mhalgi Prabodhini, referência em pesquisa e capacitação de lideranças políticas e sociais na Índia. A pauta tratou de cooperação institucional e intercâmbio de experiências entre Mato Grosso e o país asiático.

* Rise N Shine Biotech Pvt. Ltd.
Uma das maiores empresas indianas de biotecnologia vegetal, especializada em cultivo por cultura de tecidos com foco em floricultura, horticultura e viveiros de plantas exóticas. A empresa possui infraestrutura de ponta, laboratórios ultramodernos e capacidade de produção superior a 45 milhões de mudas por ano, além de certificações internacionais como ISO 9001:2015 e DSIR.

* Encontro com Navnath Kakade – Presidente da Assembleia dos Sarpanches do Estado de Maharashtra e Diretor da Usina de Açúcar Cooperativa Yashwant Ltda.
A agenda institucional tratou de parcerias no setor sucroenergético e cooperação com lideranças locais, abrindo caminho para futuras colaborações na área de agroindústria.

* MIT Art, Design & Technology University
Considerada uma das universidades mais prestigiadas da Índia, referência em design, engenharia, tecnologia e cinema. A reunião envolveu reitores e diretores de centros de pesquisa e inovação, com foco em educação tecnológica e empreendedorismo.

* Prefeitura de Pune – Projeto de Cidades Inteligentes
Pune é reconhecida como cidade-modelo em smart cities, com investimentos em mobilidade, digitalização de serviços públicos e sustentabilidade urbana. A visita possibilitou conhecer modelos replicáveis de gestão e tecnologia urbana que poderão inspirar projetos em Mato Grosso.

* World Trade Center e ION Parque Tecnológico
O WTC Pune faz parte da maior rede mundial de centros empresariais, conectando empresas em mais de 90 países. O ION Parque Tecnológico abriga startups e multinacionais, constituindo um ecossistema de inovação com potencial de intercâmbio direto com o Brasil.

* Câmara de Comércio de Maharashtra
Maharashtra é o estado mais industrializado da Índia. O encontro com representantes da Câmara de Comércio abriu portas para parcerias empresariais e atração de investimentos, fortalecendo os laços econômicos entre os dois territórios.

* Setor de Biotecnologia e Probióticos
Foram realizadas visitas técnicas a empresas líderes em biotecnologia aplicada à saúde e nutrição — setores em expansão e com alto potencial de cooperação científica e comercial com o Brasil.

Bangalore

* Tech Mahindra
Multinacional indiana de tecnologia da informação, presente em mais de 90 países e entre as dez maiores companhias globais do setor. A reunião abordou soluções em inteligência artificial, transformação digital e inovação tecnológica, com vistas à transferência de conhecimento e integração de sistemas inteligentes em projetos de desenvolvimento regional.

Nova Délhi

* Embaixada do Brasil na Índia
O encontro com representantes diplomáticos brasileiros fortaleceu o apoio institucional às iniciativas da missão e garantiu respaldo a futuras cooperações bilaterais.

* Ray Nano Science & Research Centre
Reunião com a diretoria da empresa pioneira em nanotecnologia aplicada à agricultura, criadora do fertilizante Nano Urea, o primeiro do setor a obter certificação FCO na Índia. O produto foi reconhecido internacionalmente por sua inovação e sustentabilidade, sendo considerado um exemplo de agricultura de alta tecnologia.

Ao avaliar a missão, Fábio Parente destacou que as experiências e contatos firmados já estão sendo sistematizados para gerar planos de ação e cooperação entre o município e instituições indianas. “Voltamos com muitos aprendizados e oportunidades de aplicação prática. Primavera do Leste está inserida em um contexto de desenvolvimento acelerado, e buscar referências internacionais é fundamental para garantir que esse crescimento aconteça de forma sustentável e inovadora”, concluiu o secretário.


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

PM prende homem que mantinha ex-namorada em cárcere privado em Confresa


Policiais militares da 3ª Companhia Independente prenderam em flagrante, na madrugada deste sábado (18.10), um homem de 32 anos, por sequestro e cárcere privado, ameaça e invasão de domicílio contra uma mulher de 34 anos, em Confresa (a 1.058 km de Cuiabá). A vítima informou que já possui medida protetiva contra o suspeito.

As equipes foram acionadas pela cunhada da vítima, que denunciou que a mulher corria risco de morte após o suspeito invadir sua residência e rendê-la. Os policiais militares se deslocaram até o endereço informado, entraram na casa e localizaram os envolvidos dentro do banheiro.

Ao ser abordado, o homem fingiu não compreender a ação militar na casa da vítima. A mulher relatou às equipes que possui medida protetiva contra o denunciado. Ela ressaltou que, por volta das 17 horas do dia anterior, o homem pulou o muro de sua casa, invadiu a residência e passou a mantê-la em cárcere privado.

 

Conforme a vítima, ele justificou que desejava resolver algumas pendências. O suspeito passou a agredi-la na região do pescoço, alegando que não deixaria lesões visíveis, além de proferir diversas ameaças de morte, dizendo que a ex-mulher não sairia de lá com vida.

A vítima reforçou ter sofrido tortura psicológica por parte do homem até aproximadamente às 2h30 da manhã. Ela relatou que apresentava dores na perna esquerda, nas costas e na cabeça. A vítima pontuou que o homem encontrava-se em liberdade provisória e que deveria comparecer periodicamente ao fórum, porém não cumpria com as obrigações.

O suspeito foi encaminhado à delegacia para o registro do boletim de ocorrência.

Midia Jur


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Dona de marmitaria morta após ter olhos arrancados tinha dívida com agiotas


Corpo da vítima foi localizado próximo à caminhonete que ela usava para fazer entregas de marmitas

 

A Polícia Civil investiga se o homicídio de Elaine Barbosa de Oliveira, de 53 anos, encontrado na manhã desta sexta-feira (17) no Distrito do Sucuri, em Cuiabá, tem relação com ameaças que ela vinha sofrendo de agiotas. O corpo da vítima foi localizado próximo à caminhonete que ela usava para fazer entregas de marmitas – o mesmo veículo onde peritos encontraram a mensagem “tá paga a dívida” escrita na poeira da lataria.

 

Leia mais:

 

Policiais localizam corpo de mulher morta a facadas e com olho arrancado

 

O caso chocou moradores da região pela brutalidade. Elaine foi assassinada com múltiplos golpes de faca, principalmente nas costas e no peito, e teve o olho esquerdo arrancado, prática comumente associada à atuação de facções criminosas.

 

Ela estava desaparecida desde a tarde de quinta-feira (16). O marido procurou a polícia durante a madrugada desta sexta-feira, relatando que a esposa vinha sendo ameaçada por agiotas nos últimos dias. Segundo ele, Elaine estaria sendo pressionada para quitar uma dívida e demonstrava medo de sair sozinha.

 

Inicialmente, o desaparecimento foi registrado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), já que a mulher sumiu junto com sua caminhonete, uma Ranger. Durante as buscas, o veículo foi encontrado parado em uma estrada de terra na região da Barra do Pari, e o corpo de Elaine, alguns metros antes, fora da via, com sinais de extrema violência.

 

O delegado Caio Fernando Albuquerque, responsável pelo caso, afirmou que o crime apresenta características de execução e descartou, a princípio, a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), já que o veículo e os pertences da vítima foram deixados no local.

 

“O cenário é típico de um homicídio com extrema crueldade. Acreditamos que o crime tenha ocorrido entre o final da tarde e o início da noite de ontem. A investigação agora fica a cargo da DHPP, mas ainda é cedo para apontar uma motivação”, afirmou o delegado.

 

Peritos encontraram, próximo ao corpo, um par de chinelos e a capinha de um celular, além de vestígios que indicam que a faca usada no crime pode ter sido descartada na vegetação próxima.

 

O corpo de Elaine foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), e a caminhonete encaminhada para perícia técnica. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a investigação, que agora trabalha com a linha de que o homicídio pode ter sido motivado por dívidas com agiotas.

GIOVANA GIRALDELI/MidiaJus


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste garante mais de R$ 14 milhões em investimentos para repavimentação asfáltica


Obras vão contemplar mais de 22 mil metros quadrados de vias, incluindo a avenida Belo Horizonte e parte da avenida Florianópolis

O projeto contempla praticamente o Parque Eldorado, toda a avenida Belo Horizonte e parte da avenida Florianópolis

A Prefeitura de Primavera do Leste anuncia nesta semana um novo e importante investimento em infraestrutura urbana: a repavimentação de mais de 22 mil metros quadrados de vias no município. O projeto contempla praticamente o Parque Eldorado, toda a avenida Belo Horizonte e parte da avenida Florianópolis, somando um investimento superior a R$ 14 milhões de reais.

 

Os recursos são provenientes de duas frentes distintas de financiamento: uma das obras será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Jaime Campos, no valor de R$ 2 milhões, com contrapartida equivalente da Prefeitura (mais R$ 2 milhões). A segunda, realizada em convênio com o Governo do Estado e que totaliza R$ 10,8 milhões, acrescida de R$ 435 mil de contrapartida municipal.

 

O secretário municipal de Infraestrutura, Vitor Diniz, reforçou o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a qualidade e a durabilidade das obras. “Na avenida Belo Horizonte será utilizado o asfalto CAUQ, um material quente e de alta resistência, ideal para recapeamento. É um trabalho diferenciado que vai demonstrar o comprometimento da administração com a população primaverense, uma vez que estudamos o projeto e sugerimos as adequações necessárias”, destacou o secretário.

 

De acordo com a coordenadora de Convênios da Secretaria de Governo, Sílvia Rufatto, o processo já está em andamento, com os recursos garantidos em conta. “Estamos na fase de elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP), que será feito pela Sinfra, e a previsão é de que os editais sejam lançados durante o período chuvoso. Assim, quando iniciar a estiagem, já teremos todas as etapas burocráticas concluídas e poderemos dar início imediato às obras”, explicou Sílvia.

 

As melhorias beneficiarão diretamente regiões que há anos não recebiam obras de recuperação asfáltica. A avenida Belo Horizonte, por exemplo, será totalmente recapeada com o Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ), tecnologia que garante maior durabilidade, resistência e menor custo de manutenção a longo prazo.

 

Sílvia Rufatto ressaltou ainda a preocupação do prefeito Sérgio Machnic com a qualidade do pavimento. “O prefeito fez questão de garantir que a recuperação seja feita com qualidade. Após avaliar experiências anteriores em outros bairros feitos no passado, ele solicitou ajustes no projeto para que o novo pavimento ofereça durabilidade e segurança à população”, afirmou.

 

A previsão é de que os editais de licitação sejam lançados até meados de novembro, com início das obras no começo de 2026, logo após o término do período chuvoso. Além dos investimentos em asfalto, o senador Jaime Campos também destinou ao município um trator agrícola de 110 cavalos de potência, avaliado em R$ 230 mil, reforçando a parceria entre o Legislativo e o Executivo em prol do desenvolvimento de Primavera do Leste.


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Feminicida detalha crime e diz que era ameaçado pela filha da ex-mulher


“Fui lá para ela conversar com a filha dela, para parar de me ameaçar, para fazermos um acordo, para eles viverem a vida deles e eu viver a minha. Falar do dinheiro que tínhamos para repartir”, disse Rafael Rodrigues, 32, em audiência de custódia, realizada na quarta-feira (15). Ele é acusado de matar a ex-companheira Gabriella da Fonseca Moura, 36, na noite de terça-feira (14), em Nova Lacerda (546 km a oeste de Cuiabá).

O preso afirmou em juízo que não teve intenção de matar a ex, porém o desfecho trágico ocorreu após desentendimento com os filhos da vítima.

O homem está hospitalizado devido aos ferimentos durante briga com os filhos. Por videoconferência, ele disse que Gabriella “caiu sobre a faca”,

“A faca eu peguei na casa, entrei pelo portão e pela porta que estavam abertos. Quando eu entrei, a filha dela veio para cima de mim. Daí, nós fomos brigando pelo lado da cozinha e, na hora que eu estava de costas e a filha dela no meu pescoço, consegui pegar a faca que estava do lado. Na hora que peguei a faca, a minha mulher veio por cima de mim e o filho dela me deu uma facada por cima dela. Daí caímos os 3. Escutei que ela deu um grito, olhei e vi que ela tinha caído em cima da faca”, finalizou.

GD

Conforme o site GD já havia noticiado, vizinhos relataram à polícia que ouviram uma discussão e, em seguida, vários gritos.

Gabriella morreu na hora. Já Rafael foi socorrido pela ambulância com um ferimento no tórax e levado para uma unidade médica, onde está internado sob custódia da polícia.

O casal já não morava mais junto. Gabriella era natural de Manaus (AM) e deixa filhos. A Polícia Civil de Comodoro investiga o crime.

Investigação é contrária ao depoimento do acusado

À reportagem do GD, o delegado Mateus Reiners, que preside a investigação do crime, contou que Rafael invadiu a casa em que a ex-companheira morava com os dois filhos em posse de uma corda e de uma faca.

 

“A intenção era amarrar os dois filhos dela – um menino de 14 anos e uma menina de 19 – e depois matá-la com golpes de faca. Mas ele já chegou desferindo as facadas na vítima”, explicou.

Assim que os filhos flagraram a cena, entraram em luta corporal com Rafael, que acabou sendo esfaqueado. Ele fugiu e foi encontrado momentos depois, já debilitado, sendo socorrido e levado para um hospital de Pontes e Lacerda.

O delegado ressaltou que, apesar de estar hospitalizado, ele permanece sob custódia da polícia e já foi autuado por feminicídio qualificado, “por conta do desprezo ao sexo feminino e pela presença dos parentes da vítima no momento do crime”.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Administração Municipal entrega três novas ambulâncias e uma van para reforçar o atendimento na saúde pública de Primavera do Leste


Durante a solenidade, o prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da entrega para o fortalecimento da rede de saúde municipal

De acordo com a secretária de Saúde, os recursos totalizam R$ 1.598.479,00, oriundos das emendas parlamentares
Na manhã desta segunda-feira, 13, em cerimônia realizada em frente à Prefeitura de Primavera do Leste, a administração municipal entregou oficialmente três novas ambulâncias (duas de suporte avançado e uma de suporte básico – à disposição da Unidade de Pronto Atendimento), e uma van destinada ao Programa “Consultório na Rua”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e que atende à população em situação de vulnerabilidade.

As aquisições fazem parte do compromisso do prefeito Sérgio Machnic e da secretária de Saúde Laura Leandra em promover avanços e melhorias na estrutura e na qualidade dos serviços prestados à população. O investimento foi possível por meio de emendas impositivas destinadas por seis vereadores da atual legislatura: Gislaine Yamashita, Vado, Eraldo Fortes, Mariana Carvalho, Maria Garzella e Herbert Viana. Um detalhe: com os novos veículos a frota para atendimento na saúde praticamente dobra.

Durante a solenidade, o prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da entrega para o fortalecimento da rede de saúde municipal. “É uma entrega importantíssima para o nosso município. Esses veículos são fruto do trabalho conjunto entre o Executivo e o Legislativo, de vereadores que pensam no próximo e compreenderam a necessidade urgente de renovar nossa frota. Hoje estamos entregando quatro veículos, sendo as primeiras duas ambulâncias de suporte avançado da história da Secretaria de Saúde de Primavera do Leste e isso é realmente um dia de festa para a população”, pontuou.

O gestor ainda ressaltou o compromisso da administração com o investimento contínuo no setor. “A saúde é prioridade. Estamos trabalhando diariamente para ampliar e modernizar os equipamentos, melhorar o atendimento e garantir que cada recurso público seja aplicado de forma responsável e eficiente”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, enfatizou que o momento marca um novo ciclo para o sistema de transporte de pacientes e para a estrutura de atendimento emergencial do município. “Este é um momento de grande alegria e conquista para toda a equipe da saúde. Nos últimos anos enfrentamos grandes desafios para manter a qualidade e a continuidade dos serviços. Com muito esforço, planejamento e parceria com a administração municipal e os vereadores, conseguimos conquistar essas novas ambulâncias e a van, que representam mais do que a renovação da frota: representam o fortalecimento da nossa capacidade de atender com agilidade, segurança e humanidade”, destacou.

De acordo com Laura, os recursos totalizam R$ 1.598.479,00, oriundos das emendas parlamentares. O montante foi aplicado na aquisição de duas ambulâncias tipo D (suporte avançado), avaliadas em R$ 490 mil cada; uma ambulância tipo B (suporte básico), no valor de R$ 335 mil; e uma van de 10 lugares, no valor de R$ 248 mil.

O presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Salles, também enalteceu o comprometimento dos vereadores e a parceria institucional que tem gerado resultados concretos para a população. “Quero parabenizar todos os 15 vereadores pelo trabalho e sensibilidade em direcionar recursos para a saúde. Essa união entre Legislativo e Executivo é fundamental para que Primavera do Leste continue crescendo com responsabilidade e eficiência. Quando o poder público atua de forma harmoniosa, quem ganha é a população”, ressaltou.

Durante a cerimônia, os vereadores autores das emendas também utilizaram a palavra e reforçaram o compromisso de seguir destinando recursos para o fortalecimento do sistema de saúde municipal, além de outras áreas consideradas essenciais.

Com essa entrega, a administração municipal reforça o compromisso de investir continuamente na modernização da frota e na melhoria das condições de trabalho das equipes de saúde, garantindo mais qualidade no atendimento à população e ampliando a capacidade de resposta em situações emergenciais.


Antenado News