Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

COMPLEXO DE SUPER HOMEM



Ser perfeito e “à prova de bala” são conceitos bastante sedutores, mas que não existem na realidade humana.” Brené Brow
Saber reconhecer e lidar com o desnível entre emoção e intelecto é um desafio que eu te faço neste momento.

Existe uma voz inteligente que te sabota e ela vem em sua mente quando está prestes a realizar seus objetivos, ela consegue te atingir tocando exatamente em pontos que já estão emocionalmente abalados, da mesma forma que alguns sintomas de doença atingem seu corpo quando a imunidade está baixa. (emocional abalado)
Com a auto estima instável surgem alguns sintomas da ação destrutiva dessa voz/pensamento sabotador que consegue paralisar sua vida em todos os aspectos, caso não tome consciência do fato. O sinal de alerta é acionado quando o medo da reprovação te faz comportar como se fosse melhor que os outros ou o que é pior, te faz sentir tão inferior que perde até o sentido de viver, a desmotivação no trabalho se torna tão grande que não executa as tarefas com comprometimento e tudo é  feito com desleixo, não se sente reconhecido e isso o torna limitado e sem expectativas positivas. No relacionamento conjugal as cobranças de si mesmo e a autoperfeição  confundem os sentimentos e cria uma eterna polaridade em todos os pilares da sua existência.
 A voz da consciência que te faz transbordar em seus resultados sai de cena enquanto a reestruturação emocional não acontece e, vencer essa etapa nebulosa exige uma condução lógica e cognitiva capaz de identificar quem é você e quem é a voz cruel, que teima em desequilibrar  sua emoção, que diz em todo o tempo que você não é capaz, que não merece, que não é quem acredita ser e por aí vai. A voz que literalmente te vencer e acabar com seus sonhos.
Aceitar nossa vulnerabilidade nos fortalece e ousamos mais quando admitimos todos os nossos medos, mas como não fomos treinados para isso, perdemos a noção de o quanto é perigoso estar certo sempre o sob o controle de todas as coisas, ser forte e nunca fraquejar. Diante da pressão constante é comum se submeter ao conformismo de viver fingindo que tudo está bem até que a tolerância psicológica é rompida e desencadeia-se crises depressivas, vem o início do consumo de calmantes e drogas similares, o abuso no consumo de álcool e o ápice do desespero quando a voz entrega de bandeja a coragem de tirar a própria vida.
Acredite que o crédito das conquistas será sempre de quem está por inteiro na vida, carregando suas marcas, reconhecendo seus limites, vivendo as suas verdades, aprendendo sempre com os erros e resignificando seus resultados, porque sabe que pode mais, que pode muito mais!
 “Que se entrega a uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente.”
Trecho do discurso “Cidadania em uma República” (ou “O Homem na Arena”), proferido na Sorbonne por Theodore Roosevelt, em 23 de abril de 1910.
Luciene Afonso
Master Coach
Jornalista
Palestrante
Analista Corporal e Comportamental


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Assassinos de assessor de deputado são condenados a 17 anos de prisão


Wanderley Leandro Nascimento da Costa trabalhava no gabinete do deputado Wilson Santos e foi morto em fevereiro de 2023

 

 

 

O Tribunal do Júri condenou Murilo Henrique Araújo de Souza e Richard Estaques Aguiar Silva Conceição a 17 anos de prisão cada pela morte do assessor do deputado estadual Wilson Santos (PSD), Wanderley Leandro Nascimento da Costa, de 36 anos.

 

O crime aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2023, em Cuiabá. A vítima trabalhava no gabinete de Wilson na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os réus devem cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Eles foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os dois réus mataram Wanderley asfixiado em uma quitinete, em seguida eles esconderam o corpo, roubaram uma TV, o aparelho celular, o notebook e um cartão de crédito da vítima, e fugiram no carro de Wanderley.

 

As investigações da Polícia Civil apontaram que o assassinato foi uma “vingança”, depois que a vítima assediou dois parentes de um dos assassinos.


HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Servidoras da Saúde de Primavera do Leste apresentam projetos de destaque em congresso estadual


Coordenadoria de Comunicação

O compromisso com a inovação e a qualidade nos serviços de saúde garantiu destaque a Primavera do Leste no 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizado no último mês, em Cuiabá. Três servidoras da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram experiências exitosas que refletem os avanços no atendimento à população e a eficiência da rede municipal.

 

Para Natalye Wagner de Souza, psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma das servidoras que apresentou seu trabalho no evento, a seleção representa um reconhecimento da qualidade e do impacto das iniciativas desenvolvidas. “A seleção de um trabalho para apresentação em congresso reconhece a qualidade e o impacto do nosso trabalho. Esses eventos reúnem especialistas, promovem discussões e abrem oportunidades de colaboração. Para nós, servidores e instituições que representamos, a aprovação em um congresso valida o rigor do trabalho prestado e reforça sua contribuição para o avanço da área, além de ampliar a visibilidade do mesmo”, destacou.

 

Além de Natalye, Deniandra Pedroso Silva, técnica em segurança do trabalho e Leiza Fernanda Carvalho Pina, Fonoaudióloga da Unidade Descentralizada de Reabilitação também apresentaram projetos. As apresentações abordaram três frentes importantes da saúde pública: a organização e os desafios da Rede de Atenção Psicossocial, o fortalecimento da Rede de Cuidado no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como uma política bem-sucedida dentro da vigilância em saúde. Os trabalhos demonstraram como a estruturação desses serviços tem impactado positivamente a resolutividade das demandas, além de aprimorar a comunicação entre as redes e a qualidade do atendimento prestado.

 

Com a participação de aproximadamente 550 profissionais da saúde, o congresso promoveu debates sobre temas fundamentais, como a Política Nacional de Saúde, gestão participativa, pacto federativo e humanização dos serviços. Além das apresentações de trabalhos, o evento contou com palestras, mesas-redondas e discussões sobre boas práticas e inovações na área da saúde pública.

 

Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), o congresso reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios e do fortalecimento das redes de assistência. Para Primavera do Leste, a participação no evento reafirma o compromisso do município em buscar soluções inovadoras e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população.


Antenado News