Primavera do Leste / MT - Domingo, 01 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Sem categoria

DIREITO DE RESPOSTA LÉO BORTOLIN



Em cumprimento a sentença da Juíza Patrícia Cristiane Moreira, da 40ª
Zona Eleitoral de Primavera do Leste-MT, em ação de Direito de Resposta movida em face do Vereador Luís Costa (PDT), segue adiante a nota de defesa do Prefeito Léo Bortolin (MDB).
Eu, Leonardo Bortolin, acredito que política se faz com verdade e
transparência.
Na minha trajetória tenho utilizado todo esforço para que, como  representante do povo, na Câmara de Vereadores ou Prefeitura, eu pudesse realizar um trabalho que resultasse na melhoria de vida das pessoas.
Dedicar meu tempo a buscar melhores possibilidades para Primavera do Leste, me deixa muito satisfeito, porque é assim, para transformar, a política precisa ser feita com verdade, preparo, trabalho e dedicação.
Estamos em um processo eleitoral, e uma das minhas maiores tristezas é a Fake News, principalmente quando é exercida por um veículo de comunicação que deveria ter como principal responsabilidade a imparcialidade e apuração das informações para que haja
veracidade nos fatos narrados.
Recentemente, o site Jornal A Palavra, do candidato a vereador Luis Costa, veiculou uma Fake
News em seus canais, com informações caluniosas e difamatórias ao meu respeito. A reportagem apontava que a atitude de não responder aos ofícios do vereador Luis seria descumprimento da lei, crime de responsabilidade e/ou infração político-administrativa e que poderia levar ao meu afastamento. Mas não há nenhum descumprimento constitucional na
conduta da Prefeitura.
Os ofícios/requerimentos que são encaminhados à Prefeitura precisam respeitar o que está previsto no Regimento Interno da Câmara de Vereadores, em que no Art. 104 dispõe: “será escrito, lido, discutido e aprovado pelo plenário”, mas os documentos encaminhados pelo
vereador, não respeitaram esses critérios.
Por este motivo, acionei a Justiça Eleitoral que também entendeu que não há prova da formalização de pedido de informações pela Câmara, na forma regulamentar, fato que vulnera a veracidade da notícia veiculada pelos canais do Jornal A Palavra.
Essa decisão favorável me deu a possibilidade do Direito de Resposta e retiradas das publicações, no entanto, mais do que isso, quero deixar público meu repúdio à utilização de  Fake News no processo eleitoral.
Notícias falsas impactam negativamente na vida da sociedade. Quero aproveitar a oportunidade para reafirmar meu compromisso de continuar a trabalhar com verdade, honestidade e transparência. Leonardo Tadeu Bortolin



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Administração convoca cerca de 200 profissionais para garantir início do ano letivo em Primavera do Leste


A ação integra o compro

Já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos

misso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou a convocação de aproximadamente 200 profissionais aprovados em processos seletivos para atender às demandas do município neste início de ano, com destaque especial para a área da educação(cerca de 160 professores pedagogos). A medida garante o pleno funcionamento das unidades escolares e assegura o início das aulas com toda a estrutura necessária.

 

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Laete, a maior parte das convocações está concentrada na educação, justamente em razão do início do ano letivo. Os profissionais foram chamados para suprir demandas temporárias, como substituições de professores afastados por licenças médicas, licença-prêmio, além daqueles que exercem funções de coordenação, supervisão e direção nas escolas da rede municipal.

 

“Essas convocações são fundamentais para que não haja prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem. São profissionais que vêm para atender demandas temporárias e garantir que as aulas comecem de forma organizada e eficiente”, explicou o secretário.

 

Além da educação, outros cargos também foram contemplados nas convocações, sempre com o objetivo de suprir afastamentos obrigatórios e manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Segundo Laete, o volume de convocações neste período é maior justamente por coincidir com o início das aulas e com a necessidade de reorganização das equipes.

 

O secretário destacou ainda que, já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos. “Temos a abertura de novas unidades escolares e demandas permanentes. Neste primeiro momento, os profissionais temporários garantem o início das aulas, e, à medida que os efetivos forem assumindo, ocorre a substituição dentro de um planejamento bem estruturado”, afirmou.

 

Outro ponto esclarecido pela Secretaria de Administração diz respeito ao encerramento dos contratos de professores no final do ano letivo anterior. Conforme explicou Carlos Laete, a medida atendeu a um pedido antigo da categoria e do sindicato, relacionado à adequação salarial. Com a mudança, os professores passam a receber um salário fixo, que reflete diretamente em direitos como férias e 13º salário, representando um ganho importante para os profissionais da educação.

 

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos, garantindo condições adequadas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é dar todo o suporte inicial necessário para que o ano letivo comece bem e, ao longo do tempo, consolidar as equipes com os profissionais efetivos, fortalecendo a educação municipal”, concluiu o secretário.


Antenado News