Primavera do Leste / MT - Sábado, 12 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Opinião

E agora José? Grampos comprovam ações orquestradas para difamar vereadores em Primavera



Com A Palavra / Luis Costa

O principal alvo dos difamadores é Luis Costa “Ma moço, nego sem vergonha, tô processando aquele negro lá”

Apelidos pejorativos a Casa de Leis de Primavera do Leste são jogados aos montes nas redes sociais, sempre as mesmas pessoas, com  pretensões de serem candidatos, candidatos derrotados, ex-servidores da Câmara de Vereadores e muitos que gostariam de estar na Casa de Leis trabalhando. Pessoas más resolvidas, com discurso de ódios, jogam os questionamentos como paladinos da moralidade.

Já postei aqui na coluna diversos áudios de ameaças, difamação e ódio ,até questionamento de quem manda publicar ou compartilhar as noticias fakenews.

Com a denúncia de uma possível negociação de cargos envolvendo um ex-servidor e um vereador do município de General Carneiro Magnun, a investigação revela muito mais da possível negociação dos cargos. Com a quebra do sigilo de justiça, os vereadores que haviam solicitado as informações tiveram acesso ao processo e confesso que fiquei surpreso com tamanha sacanagem e politicagem e possível crime eleitoral cometidos por quem mais queria cassação do vereador.

O denunciante não contava com astúcia do promotor em pedir sigilo do processo e colocar grampo nos envolvidos na denúncia.

Com os grampos feitos pelo serviço de inteligência da Policia Civil é possível detectar nas folhas 84 e 85, que Paulo pede para Alessandro insinuar indignação para acelerar o processo contra Miley, e coloca para espalhar nas redes sociais avisando que se promotor não tomar providência a TV Band iria pra cima.

Veja parte da conversa na integra, até com erros nas falas.

Numeral cadastrado em nome de PAULO SOBRINHO CASTANON DOS
SANTOS,   apresentou 661 (seiscentos e sessenta e um) registros de chamadas durante a interceptação, das quais 02 (dois) áudios tiveram trechos transcritos e tem relação com o fato ora investigado
e 01 (um) áudio teve um trecho transcrito entretanto sem relação direta com as investigações.

Alessandro x Paulo – Paulo fala seu novo endereço e  fala que conversou com doutor Sandro para marcar com Juiz, Alessandro fala que tá tendo boato que a polícia vai aparecer, Paulo fala que o promotor ligou pedindo os telefones da mulher do Magnum e Lobato. Paulo fala que passou tudo e que vai conversar com ele para não esquecer. Paulo fala que se a Promotoria esquecer a Band vai encima.

Alessandro – Não, tranquilo, deixa eu ti fala, cê foi lá no coisa co juiz não vê não?

Paulo – Não fui nada Alessandro, não tive tempo cara, mexendo com mudança tem trêis dia.

Alessandro – Ah!

Paulo – Amanhã que eu falei po doto Sandro vê se ele consegue marca pra mim ih lá com ele

Alessandro – A tá.

Paulo – Já falei co dotor Sandro vê se marca pá manhã.

Alessandro – Ahãm, não, tranquilo. Tá tendo buato ai que a polícia vai vim ai, que não sei o que! Cê viu?

Paulo – O promotor mi pidiu, me ligo.

Alessandro – Ahm?

Paulo – Me pidindo o nome da muié do Magnum completo

Alessandro – Ahãm?

No mesmo contexto, o áudio do dia 04/07/2018 às 09:20:35, PAULO conversa

com o interlocutor que chama de “CLAUDIOMAR”, utilizador do terminal telefônico 66.99996.7775 cadastrado em nome de CLAUDEOMAR GOMES DA SILVA, e curiosamente o interlocutor comenta: “(…)Ele grampeo tá, tem gente, os cara tão tudo grampeado!(…)”, após PAULO ter falado sobre o comentário de ALESSANDRO no grupo de whatsapp sobre “venda de vagas de funcionária na Câmara”. E ainda, os interlocutores tecem comentários difamatórios

contra o “Parquet”.

Paulo x Claudiomar – comentam sobre os peixes roubados, Comentam que Luiz Costa fez bo contra Canário, Paulo fala que falou no grupo e que Alessandro mando um áudio que a Câmara de Primavera está vendendo vaga de funcionário na câmara, Claudiomar fala que os denunciados foram grampeados e que o MP estão investigando

Claudiomar – E o, quem é o vereador que o menino tá batendo lá?

Paulo – O Bolo? (Camaro)

Claudiomar – Canário?

Paulo – U, u, u, Luiz Costa.

Claudiomar – Ixi.

Paulo – Tá batendo duido.

Claudiomar – O Luiz fez um bo contra ele?

Paulo – Feiz. Du dia das abóbra, diz que ele quis joga abóbra nele.

Claudiomar – Ma moço, nego sem vergonha, tô processando aquele negro lá.

Paulo – Cê tá?

Claudiomar – Oh!

Paulo – Tem que chega.

Claudiomar – (áudio ruim) dano moral contra ele.

Paulo – Tem que chega o pau nele memo!

Claudiomar – Ehm, e o filha da puta do promotor não devolveu ainda, fala ai e alerta ai, fala só tô esperando o promotor devolve o processo que o bicho vai pegá.

Paulo – Pois é nego aquele promotor tá um covarde né rapaiz!

Claudiomar – Filho da puta!

Paulo – Onti eu mandei um áudio do Alessandro.

Claudiomar – Ahm?

Paulo – Que fala assim no grupo: Ua tô sabendo que Primavera tão vendendo vaga di di funcionária na Câmara!

Claudiomar – Ahm?

Paulo – No grupo e eu pá, mandei po Promotor

Claudiomar – Ahm?

Paulo – Será que a justiça não vai toma providência? Dentro do grupo, eu cupiei e mandei e falei po promotor: douto isso aqui é dentro do grupo.

Claudiomar – Ahm.

Paulo – Essa conversa é do cidadão dentro do grupo.

Claudiomar – Ahm.

Paulo – Querendo sabe sobre aquela denúncia da câmara. Ele visualizo, não respondeu nada.

Claudiomar – Uhmm!

Paulo – É tipo assim, a, a sociedade tá cobrando.

Claudiomar – Ele grampeo tá, tem gente, os cara tão tudo grampeado!

Paulo – É né!

Claudiomar – A informação que eu tenho é essa.

Paulo – Intão.

Claudiomar – Eles tão investigando, ele não paro não, aquilo ali, Ministério Público é igual gravideiz.

Paulo – (áudio ruim)

Claudiomar – Passa a madeira e depois o trem vai crescendo.

Paulo – (risos)

Claudiomar – Quando o nego discunfia ele istora.

Paulo – É verdadi. Ai teve uma muié que mi falo, a Lenira falo agora cedo: não aposta não que ele vai toma sua casa que ele tem dinhero pra compra voto.

Claudiomar – Oia!

Paulo – Eu falei: Dona dona Linira, eu não tenho dinheiro pá compra voto não, eu acredito no trabalho prestado pelo meu deputado dentro de Primavera, é isso que eu acredito! E como eu nasci pá ganha e perde nesse mundo, eu só pronto pa tudo numa apostinha! Mais eu vô fala pa senhora que eu vô perde igual eu perdi po Getúlio contra, do Mateus contra o Erico.

Claudiomar – Ahm.

Paulo – Que eu fiz com a turma de lá aposta, daquele memo tipinho, eu vô perde!

Claudiomar – Ahm!

Paulo – E ela fico doida! Ma o grupo tá pegando fogo agora cedo lá, depois que eu fui nas nove, nove im ponto eu meti o pau no grupo!

Surpreendentemente nas gravações xingam todos sem pudor e humanidade usando termos baixos contra o promotor e contra minha pessoa chamando me de “nego sem vergonha”, pedindo para Camaro falar ou bater muito em mim.

03/07/2018  as 10:12:00  Paulo e Camaro falam entre os assuntos a venda de votos de 60 pessoas se baixasse um imposto de uma casa e churrasco em troca do apoio a um candidato.

Paulo x Canário/Bolo – Fala que se conseguir abaixar o ITBI da casa de um eleitor ele irá conseguir 60 votos para o deputado, que irá fazer até um churrasco.

Paulo – Fala meu irmão!

(Camaro)Bolo – E ai, que que foi o patrão, tô ligando pô patrão, ele não qué fala?

Paulo – Uai, eu tô ligando pá ele desde cedo tamém o telefone dele só chama, chama, e não atendi

(Camaro)Bolo – Tenho uma familia ali o cara, o cara garantiu sessenta voto, ma eu tenho que baxa o TBI das duas casa dele, ele disse que adesiva o carro se baixa o TBI das casa dele lá ele diz que adesivas os carro dele tudinho.

Paulo – Eu mudei pra cidade agora Bolo!

(Camaro)Bolo – Ah?

Paulo – Eu mudei pra cidadi!

(Camaro)Bolo – Ahm?

Paulo – E agora fico mais fácil pra nóis trabalha!

(Camaro)Bolo – Pois é, é.

Paulo – Mais se eu consegui fala com ele.

(Camaro)Bolo – O cara qué marca um reunião, o cara qué marca uma reunião lá, diz que faz até um churrasco lá pá apresenta a família dele, todinha, reuni todo mundo. I ele qué paga o ITBI da casa só que os cara avalio muito alta a casa dele, ele falo que se consegui baxa os ITBI ele diz que paga i TBI e ainda apoia, apoia o deputado.

Paulo – Não, beleza intão!

Ainda no inquérito do Ministério Publico  tem conversas do ex-assessor Jeferson Lobato negociando apoio político para o então candidato Miley sem pedido explícitos de valores em dinheiro.

Todo o processo esta disponível no Ministério Público e também no gabinete dos vereadores que pediram informações, fica claro que a investigação que a princípio seria dos cargos indicados para trabalhar na Câmara de Vereadores, que é um procedimento de praxe, deverá tomar outros rumos com envolvimento direto do grupo do mau, pessoas que a todo custo tentam desqualificar o trabalho da atual legislatura, ataques gratuitos por perseguições políticas voltadas para desestabilizar agora possíveis pré-candidatos principalmente ao cargo de prefeito de Primavera do Leste. Fica claro a intenção de atacar a minha honra a todo custo, em quanto isto continuo trabalhando com seriedade e transparência acreditando que o bem pode sim vencer, agora aguardo o desfecho da justiça para ai sim poder ter um freio a tudo que hoje vem ocorrendo. Há uma pergunta que não quer calar quem é o patrão citado em varias conversas, ou seja, quem paga o grupo do mau?

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (12) com foco nos tipos O+ e O-


 

Coordenadoria de Comunicação – 10/04/2025

Doação san

O estoque de sangue dos tipos O positivo e O negativo está em nível crítico em Primavera do Leste. Diante da urgência, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) realiza neste sábado (12) uma campanha especial de doação, das 7h às 16h, com agendamento prévio. A ação busca mobilizar a população de Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréu e Paranatinga para contribuir com esse gesto de solidariedade.

 

De acordo com a coordenadora da UCT, Dayanne Castro, os estoques chegaram a um ponto preocupante após uma série de transfusões nos últimos dias. “As UTIs dos nossos hospitais estão com os leitos lotados e tivemos muitas demandas de transfusão. Por isso, é essencial essa mobilização agora”, afirma.

 

Dayanne também reforça que doar sangue é um ato simples e que salva vidas. “Não é todo dia que a gente aparece pedindo ajuda, mas hoje precisamos. E pra vir doar, é só estar bem alimentado, se sentir bem e trazer um documento com foto. O processo é rápido e pode fazer toda a diferença na vida de alguém”, completa.

 

Os interessados em doar devem agendar o horário pelo telefone (66) 3500-4733 ou enviar mensagem via WhatsApp para o número (66) 99645-8773. O atendimento será das 7h às 16h na UCT, ao lado do Osvaldo Cruz, na Avenida São João, número 30.


HOME / NOTÍCIAS

esporte

Projeto Educa Saúde valoriza o bem-estar dos profissionais da educação em Primavera do Leste


Projeto Educa Saúde valoriza o bem-estar dos profissionais da educação em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação – 09/04/2025

 

 

 

Cuidar de quem cuida. Esse é o propósito do Projeto Educa Saúde, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura de Primavera do Leste. O programa nasceu com um objetivo claro: promover saúde mental, bem-estar e qualidade de vida para os profissionais da rede municipal de ensino.

 

O dia a dia nas escolas é intenso. São muitas responsabilidades, desafios e, muitas vezes, pouco tempo para que os educadores cuidem de si mesmos. Pensando nisso, o Educa Saúde oferece uma pausa necessária na rotina: um espaço de cuidado, acolhimento e reconexão com o próprio corpo e mente.

 

Entre as atividades ofertadas estão o vôlei de praia, condicionamento físico, dança do ventre, pilates e hidroginástica – práticas que ajudam não apenas na saúde física, mas também na saúde emocional, reduzindo o estresse, melhorando o humor e aumentando a disposição.

 

A secretária de Educação, Luciani Cunha, destaca que o projeto vai além da atividade física. “O Educa Saúde é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos nossos profissionais. Entendemos que a saúde mental e o bem-estar são fundamentais para que o processo educativo aconteça de forma leve, produtiva e humana. Estamos cuidando de quem dedica a vida a cuidar dos nossos alunos”, afirma.


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados em Primavera do Leste em investigação de morte de advogado


 

Nesta fase da operação, são cumpridos mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares

Assessoria | Polícia Civil-MT

Polícia Civil cumpre mandados em Primavera do Leste em investigação de morte de advogado –

A | A

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (08.4), ordens judiciais em Primavera do Leste, na Operação Office Crime -O Elo, dentro investigações que apuram o homicídio do advogado Renato Gomes Nery.

 

A ação é realizada pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Na operação, são cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos outras medidas cautelares em residências de Primavera do Leste.

 

Os alvos são envolvidos por indícios de intermediação e mando do crime.

 

Um dos mandados de busca e apreensão é cumprido em um condomínio de luxo, onde mora um dos investigados, e local que outras pessoas foram alvos de buscas em novembro de 2024.

 

O homicídio

Renato Nery morreu aos 72 anos, atingido por disparos de arma de fogo no dia 5 de julho do ano passado, na frente de seu escritório, na Capital. O advogado foi socorrido e submetido a uma cirurgia em um hospital privado de Cuiabá, mas foi a óbito horas após o procedimento médico.

 

Desde a ocorrência do homicídio, a DHPP realizou inúmeras diligências investigativas, com levantamentos técnicos e periciais, a fim de esclarecer a execução do profissional. As investigações da DHPP apontam a disputa de terra como a motivação para o homicídio de Renato Nery.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Erro de Sistema: Prefeitura de Primavera do Leste Anuncia Devolução de Valores a Educadores


Erro de Sistema: Prefeitura de Primavera do Leste Anuncia Devolução de Valores a Educadores

9 de abril de 2025

Anualmente, no mês

 

de janeiro, o município de Primavera do Leste efetua o pagamento das férias aos profissionais da educação. No ano corrente, um erro no sistema de parametrização resultou em um desconto de previdência sobre o terço constitucional de férias desses profissionais, gerando polêmica e discussão.

 

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 12 de junho de 2024, no Recurso Extraordinário 1.072.485-ED (Tema 985), determinou a incidência do desconto no terço de férias. No entanto, essa decisão não afeta os servidores públicos que contribuem para o Regime Próprio de Previdência, como é o caso de Primavera do Leste, que é regido por leis específicas.

 

Atualmente, a administração do município enfrenta desafios administrativos, sobretudo na troca do sistema informatizado de gestão que abrange compras, licitações e, principalmente, o sistema de gestão de Recursos Humanos. Esta troca, que se iniciou no segundo semestre de 2024, ainda está em fase de ajustes.

 

No caso do pagamento do terço de férias para os profissionais da educação, uma falha na parametrização dos descontos foi detectada. Após um estudo jurídico sobre a legalidade do desconto, concluiu-se que a falha partiu da empresa fornecedora do sistema, tornando o desconto indevido.

 

Diante disso, a administração municipal se comprometeu a restituir o valor descontado indevidamente aos servidores afetados, com a devolução prevista para ser incluída na folha de pagamento do mês de abril. Este comprometimento visa reestabelecer a confiança dos servidores públicos na administração e seus sistemas de gestão.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Entrega de 15 casas marca nova fase do Programa Vida Nova em Primavera do Leste


Entrega de 15 casas marca nova fase do Programa Vida Nova em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação – 08/04/2025

Parecia ser um dia comum para Primavera do Leste, mas dia 08 de abril de 2025, ficará marcado na história de 15 famílias, o que talvez seja um dos momentos mais significativos de suas vidas: o dia em que a espera virou lar, o dia em que o papel com um número na fila virou chave na mão. Lá estavam mães, pais, filhos — cada um com uma história, cada um com um sonho. E todos encontraram, nas paredes recém-pintadas e no chão forrado de esperança, um novo ponto de partida. Vidas recomeçando. E foi assim, entre lágrimas e sorrisos, que o município viveu mais um momento histórico com a entrega de unidades do Programa Vida Nova.
Instituído pela Lei Municipal nº 1.781/2019, o programa nasceu para atender famílias que, por determinação do Departamento nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), precisaram deixar suas moradias às margens da BR-070. A Prefeitura construiu 60 unidades habitacionais. 45 já foram entregues.
Durante o evento, a secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto, falou emocionada. “Esse momento representa muito mais que a entrega de casas. Representa a realização de sonhos, a resposta que essas famílias esperavam há anos. É a certeza de que todo o esforço valeu a pena.” Ao lado dela, o superintendente de Habitação, Cabral, celebrou o trabalho coletivo. “Quando entregamos uma chave, entregamos um novo começo. Esse programa mostra que a política pública bem feita muda vidas.”
Já o secretário de Governo Victor Diniz destacou que o trabalho conjunto entre as secretárias e afirmou que um novo capitulo está apenas começando. “Estamos em reuniões para viabilizar a construção de mais unidades. Quem está na fila será atendido. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso à moradia digna.”
Presente na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Aurélio, lembrou do empenho dos parlamentares desde o início do programa. “Essa Câmara, desde a legislatura passada, tem brigado incansavelmente pelo desenvolvimento. Estamos aqui para fazer a diferença, para garantir dignidade à população.”
Já o vereador Eraldo Fortes falou da complexidade do setor habitacional e da sensibilidade da gestão. “Sabemos da dor, do desespero e da angústia de quem espera por um lar. Por isso, parabenizo a equipe e a gestão por transformar essa angústia em esperança. Hoje, uma nova vida começa para essas famílias.”
A vice-prefeita Iva Viana, grande articuladora das ações do programa, também destacou a importância desse momento. “É impossível não se emocionar. Essas famílias viviam em locais inseguros, às margens da rodovia, e hoje estão aqui, em casas feitas com dignidade. Muitas mães sonhavam com um cantinho para criar os filhos com tranquilidade. E é por essas famílias que a nossa gestão trabalha todos os dias. Habitação é uma das nossas prioridades, e vamos continuar lutando para ampliar ainda mais esse programa.”
Iva ainda destacou que a Secretaria de Meio Ambiente doou mudas de árvores para o plantio nos quintais das casas, e que o setor habitacional também receberá, em breve, obras de pavimentação asfáltica, melhorando ainda mais as condições de vida da população. Um cuidado que vai além das paredes: é também sobre criar raízes, literalmente.
Entre os rostos emocionados, o de Lueni Silva Souza se destacava. Com a chave nas mãos, ela abriu a porta da nova casa e sentiu o cheiro da tinta nova, do piso limpo, do banheiro arrumado. “Esperei tanto por esse momento…Agora é real. Uma casa feita com amor, com estrutura. Um lar nosso. Um sonho realizado.”

Antenado News