Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 30 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

MPE adota providências para combater focos de incêndio em MT



Apontado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre os sete municípios que apresentam os maiores índices de focos de incêndio em Mato Grosso, São Félix do Araguaia, distante 1.156 Km de Cuiabá, já sofre os efeitos das queimadas. A situação é preocupante e levou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso a adotar uma série de providências.

O primeiro passo foi buscar unir esforços com as demais instituições que atuam na defesa do meio ambiente. O Ministério Público Federal, Ibama e Funai, por exemplo, ficaram responsáveis pela sensibilização da população indígena sobre os problemas graves das queimadas.

O promotor de Justiça Jairo José de Alencar Santos ressalta que parte dos focos de incêndio registrados na região ocorre em Terras Indígenas, na Ilha do Bananal, situada nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, ambos no Estado do Tocantins. Por serem muito próximos a São Félix do Araguaia, a população local acaba sendo a maior prejudicada.

Na área urbana, o MPE requereu à Secretaria de Obras e Limpeza Pública que intensifique a coleta de lixo para evitar eventuais alegações de acúmulo de resíduos sólidos pelos moradores. Ações de sensibilização da população em relação às queimadas e à limpeza dos terrenos também deverão ser realizadas.

Também foi solicitado às polícias Civil e Militar que ampliem a realização de medidas repressivas e preventivas relacionadas à temática. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente também foi notificada a intensificar as fiscalizações na região.

“Por meio dessas ações, algumas autuações já foram realizadas e adotadas as medidas cabíveis. No que tange aos crimes de menor potencial ofensivo, os documentos coletados foram autuados e encaminhados para o Juizado Especial da Comarca, a fim de que haja a rápida solução do litígio”, destacou o promotor de Justiça.

Segundo ele, todas as ofertas de transação penal pelo Ministério Público passaram a constar como uma das condições a doação de mudas indicadas pela Secretaria de Meio Ambiente de São Félix do Araguaia. Em um segundo momento, a Promotoria de Justiça pretende premiar alunos, por meio da elaboração e execução de projetos e atividades voltadas para a proteção e recuperação do meio ambiente.

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

R$ 14 milhões na economia local: Prefeitura de Primavera do Leste realiza pagamento da folha de dezembro


Com a folha salarial e o 13º já pagos, a gestão municipal encerra o ano reafirmando seu compromisso com a responsabilidade fiscal

A liberação dos recursos favorece o giro econômico em diversos setores da economia local

A Prefeitura de Primavera do Leste efetuou, nesta segunda-feira (29), o pagamento integral da folha salarial referente ao mês de dezembro de todos os servidores públicos municipais. O valor líquido creditado nas contas dos funcionários soma R$ 13.891.318,00, recursos que já estão totalmente disponíveis e contribuem de forma direta para o aquecimento da economia local neste período de final de ano.

O pagamento é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) e a Secretaria Municipal de Administração, que atuaram de forma integrada para garantir a organização, o planejamento e a execução da folha dentro do prazo. A administração municipal também reforça que o 13º salário dos servidores já havia sido quitado anteriormente, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização do funcionalismo público.

O prefeito Sérgio Machnic destacou que manter os salários em dia e, sempre que possível, de forma antecipada, é uma prioridade da administração, não apenas pelo respeito aos servidores, mas também pelo impacto positivo que isso gera na economia do município.

“Esse trabalho contribui ainda mais para fortalecer a economia de Primavera do Leste. Esse dinheiro em conta, tanto dos servidores ativos quanto dos inativos, movimenta diretamente o comércio e os serviços, especialmente neste período de Natal e Ano Novo”, ressaltou o prefeito.

Sérgio Machnic reforça que a gestão municipal atua de forma constante para equilibrar responsabilidades e atender com eficiência o funcionalismo público. “Nossa gestão faz de tudo para compreender os compromissos do município e atender da melhor forma possível os servidores públicos de Primavera do Leste”.

Segundo o secretário de Fazenda, Fábio José, “a liberação dos recursos favorece o giro econômico em diversos setores, impulsionando as vendas, estimulando o consumo e contribuindo para um início de ano mais estável para os trabalhadores e para o comércio local”.

A administração faz um agradecimento especial às equipes envolvidas no processo, destacando a atuação do secretário de Administração, Carlos Laete, e de todos os servidores que trabalharam para garantir o cumprimento do cronograma.

Com a folha salarial e o 13º já pagos, a gestão municipal encerra o ano reafirmando seu compromisso com a responsabilidade fiscal, a valorização do servidor público e o fortalecimento da economia de Primavera  do Leste.


Antenado News