Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 12 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Prefeito Sérgio Machnic e comitiva vistoriam obras e avaliam novas demandas no Distrito Nova Poxoréu



Diversas obras se encontram em andamento e prefeito reforça a importância das parcerias em prol da população

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Foram vistoriadas obras de cascalhamento, manilhamento e recuperação das estradas que ‘cortam’ a região

Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, acompanhado pelo secretário de Infraestrutura e Obras (SINFRA), Vitor Diniz, pelo vereador Anderson Silva e pelo coordenador de Obras de Poxoréu, Anderson “Batata”, realizou uma visita às obras que estão em andamento no Distrito da Nova Poxoréu. O prefeito ainda aproveitou para conversar com moradores das comunidades e acolher novas e futuras demandas.

A comitiva percorreu diversas localidades, a começar pela Serra da Tamil, adentrando e percorrendo o Distrito da Nova Poxoréu até a Toca do Jacaré, acompanhados da presidente de Associação de Moradores Irineu Santa Helena, Maria Aparecida dos Santos Correia. O trajeto incluiu assentamentos e estradas rurais que recebem serviços de recuperação e cascalhamento, além de visitarem uma área de “lixão”, onde estão sendo descartados materiais de forma irregular.

Com relação à vistoria às obras em execução e verificação de novas demandas nos locais por onde passou, segundo o prefeito Sérgio Machnic, a união entre os municípios tem sido fundamental para atender às necessidades da população. “O segredo é parceria, unindo Prefeitura de Primavera, Prefeitura de Poxoréu, Secretarias de Obras e nossas equipes. Estamos fazendo um trabalho para melhorar as estradas por onde passa o transporte escolar, os ônibus e também os trabalhadores. Quem ganha com isso é o povo”, destacou.

O prefeito lembrou que desde a época de campanha, quando percorria a região, já falava a respeito de proporcionar melhorias àquelas milhares de famílias. “E desde que iniciamos a gestão temos procurado trazer estas melhorias de forma gradual e vamos continuar a fazer o que for possível para que todos tenham a melhor qualidade de vida possível”, afirmou.

O secretário de Obras de Primavera, Vitor Diniz, explicou que a região da Nova Poxoréu tem recebido atenção especial desde o início da gestão.  “Assim que recebemos o maquinário, mobilizamos equipes para cá e nosso objetivo foi garantir o básico: estradas transitáveis. Muitos trabalhadores e estudantes ficavam prejudicados no período chuvoso. Já são quase quatro meses de atuação, com levantamento de vias principais, cascalhamento e recuperação das rotas escolares”, pontuou.

Já o coordenador de Obras de Poxoréu, Anderson “Batata”, detalhou as frentes de trabalho, destacando que “foram concluídas melhorias na Serra do Vale Verde e agora seguimos com cascalhamento na Serra da Tamil. Também está em andamento a construção de manilhamento e a recuperação de estradas dentro dos assentamentos. A próxima etapa será a execução de serviços na região da Serra da Toca do Jacaré.”

A presidente da Associação de Moradores Irineu Santa Helena (Furnas da Tamil), Maria Aparecida dos Santos Correia, ressaltou a importância da parceria entre os municípios. “O trabalho que está sendo realizado é maravilhoso. Nunca tivemos uma união como essa. Hoje, mais de 300 famílias da Associação Irineu Santa Helena e cerca de 500 em toda a região já sentem os resultados. Só temos a agradecer à administração do prefeito Sérgio Machnic”, ressaltou.

Com relação ao lixão irregular, é um ponto crítico, onde constantemente são descartados móveis, eletrodomésticos e até animais mortos. No local foi anunciado que será promovido um mutirão de limpeza no local e instalação de placas de proibição, reforçando que o descarte inadequado é crime ambiental.

A ação conjunta entre Primavera do Leste e Poxoréu deve prosseguir com a recuperação de outras estradas vicinais, priorizando principalmente as rotas de transporte escolar e o escoamento da produção agrícola. Com isso quem ganha são as milhares de pessoas que residem na região do Distrito Nova Poxoréu e são contemplados com serviços e benfeitorias feitas em parceria pelos dois municípios.

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Nininho defende em audiência no STF pacto entre MT e Pará para garantir atendimento a famílias da faixa de divisa


Audiência de conciliação mediada pelo ministro Flávio Dino avança na construção de acordo para assegurar serviços públicos, segurança jurídica aos gestores e assistência a comunidades que dependem da estrutura mato-grossense

 

A audiência de conciliação realizada nesta quarta-feira (10/6) no Supremo Tribunal Federal (STF) abriu caminho para a construção de um acordo de cooperação entre Mato Grosso e Pará com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços públicos prestados a comunidades localizadas na faixa de divisa entre os dois estados. O encontro conduzido pelo ministro Flávio Dino reuniu representantes dos governos estaduais, parlamentares, prefeitos e equipes técnicas envolvidas na discussão.

Representando o Norte de Mato Grosso, uma das regiões diretamente impactadas pela disputa territorial, o deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos) defende que a prioridade seja assegurar atendimento à população enquanto a discussão sobre os limites territoriais segue seu curso jurídico.

“Nosso objetivo não é tratar de anexação territorial neste momento, mas garantir meios legais para que os municípios mato-grossenses continuem atendendo moradores que dependem dos serviços públicos oferecidos por Mato Grosso. Estamos falando de famílias que precisam de saúde, educação, assistência social e infraestrutura”, argumenta o parlamentar.

Segundo Nininho, a audiência representou um avanço por buscar soluções práticas para problemas enfrentados diariamente pelas comunidades instaladas em áreas administrativamente vinculadas ao Pará, mas que dependem da estrutura pública de cidades mato-grossenses.

“Conheço essa realidade desde o início da ocupação da região. Precisamos encontrar mecanismos que deem legalidade à atuação dos prefeitos, resolvendo questões sanitárias, tributárias e de prestação de serviços. São dificuldades que acompanham essa população há décadas”, pontua Nininho.

PACTO FEDERATIVO

Durante a audiência, o governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, apresentou a proposta de um pacto federativo entre os dois estados. A ideia prevê a formalização de um acordo de cooperação que permita aos municípios e ao governo mato-grossense continuar prestando serviços à população da região, com respaldo jurídico e eventual compensação financeira por parte do Pará.

Nininho classifico a proposta de Pivetta como uma resposta a uma demanda antiga dos municípios da região de Jacareacanga. “Estamos falando de brasileiros que enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos. Muitos municípios de Mato Grosso absorvem essa demanda há anos, especialmente nas áreas de saúde e educação. Precisamos construir uma solução que permita a continuidade desse atendimento sem prejudicar a população”, informa.

O parlamentar cita ainda que a insegurança jurídica tem dificultado que municípios de Mato Grosso, como Paranaíta e Alta Floresta, realizem investimentos públicos em localidades que, embora dependam da estrutura mato-grossense, são consideradas oficialmente território paraense.

“Defendemos um acordo que permita a Mato Grosso continuar atendendo essas comunidades, inclusive na área de infraestrutura, com respaldo legal para os gestores e compensação financeira pelos serviços prestados. O mais importante é que nenhuma família fique desassistida”, acrescenta Nininho.

REALIDADE DA REGIÃO

Prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira afirmou que a audiência teve resultado positivo ao colocar em primeiro plano as necessidades da população. Segundo ele, a discussão sobre a divisa continuará tramitando, mas o momento exige soluções imediatas para questões ligadas à saúde, educação, segurança, sanidade animal e tributação.

“Saio contente pelo desenrolar da audiência. Houve um avanço importante porque os estados aceitaram discutir uma conciliação para resolver os problemas locais. A questão territorial continua, mas precisamos atender as pessoas que vivem naquela região”, enfatiza.

O prefeito relatou ao ministro Flávio Dino situações que ilustram a dependência das comunidades em relação aos serviços prestados por Mato Grosso. Entre os exemplos, citou o caso de uma moradora da região cujo atendimento após o falecimento precisou ser realizado por equipes de Paranaíta.

“São vidas humanas. Em muitos casos, não há presença efetiva do Estado do Pará em áreas como saúde, segurança e infraestrutura. Foi isso que levamos ao conhecimento do ministro”, afirma o gestor de Paranaíta.

De acordo com Osmar Moreira, cerca de duas mil pessoas residentes em áreas localizadas no sul do Pará dependem diretamente dos serviços públicos oferecidos por municípios mato-grossenses, realidade que também afeta cidades como Alta Floresta, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte.

DISCUSSÃO SEGUE ABERTA

O procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AlMT), Bruno Cardoso, avaliou que a audiência representou um avanço significativo por permitir a construção de soluções concretas para os problemas enfrentados pela população da faixa de divisa.

Segundo ele, o ministro Flávio Dino sinalizou que o diálogo entre os estados deve continuar e não descartou a possibilidade de analisar futuramente aspectos relacionados à rediscussão territorial. “Enquanto muitos falam apenas sobre território, os prefeitos e deputados estão falando das pessoas. O foco é garantir segurança e dignidade para quem vive naquela região e depende dos serviços públicos”, afirma.

A disputa entre Mato Grosso e Pará envolve uma área de aproximadamente 22 mil quilômetros quadrados e afeta diretamente diversos municípios do Norte mato-grossense. O impasse tem origem em interpretações divergentes sobre a delimitação territorial estabelecida na Convenção de Limites assinada pelos dois estados em 1900.

A controvérsia já foi analisada pelo STF, mas lideranças políticas e representantes das comunidades sustentam que ainda existem elementos que justificam uma nova discussão sobre o tema.

AUTORIDADES PRESENTES

Participaram da audiência além de Nininho e do governador Otaviano Pivetta, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, os deputados estaduais Janaina Riva e Diego Guimarães, os senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Carlos Fávaro e o procurador da ALMT, Bruno Cardoso.

Também estiveram presentes prefeitos dos municípios afetados pela disputa territorial, Osmar Moreira, de Paranaíta, Chico Gamba, de Alta Floresta, e representantes dos governos de Mato Grosso e Pará, membros das procuradorias dos dois estados e equipes técnicas envolvidas na construção de uma solução para garantir segurança jurídica aos gestores públicos e atendimento às comunidades da faixa de divisa.

Redação: Sérgio Ober


Antenado News