Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Como fica o governo enquanto Bolsonaro está no hospital



Presidente foi diagnosticado com pneumonia, mas equipe considera que ele está em condições de comandar o país
© AFP Presidente foi diagnosticado com pneumonia, mas equipe considera que ele está em condições de comandar o país

presidente Jair Bolsonaro completará neste sábado (9), ainda internado, os primeiros 40 dias de governo. Embora não haja confirmação de quando receberá alta, já é certo que ele terá passado mais de um terço desse período – ou 14 dias – dentro do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Mesmo com uma recente piora no quadro de saúde, Bolsonaro segue responsável pela Presidência do país – função que chegou a ficar nas mãos do vice-presidente, Hamilton Mourão, mas que Bolsonaro reassumiu dois dias após a realização da cirurgia para religação do intestino e retirada da bolsa de colostomia que utilizava desde que sofreu um ataque a faca durante a campanha eleitoral, em setembro.

Nesta semana, o presidente apresentou febre e recebeu um diagnóstico de pneumonia. Na manhã desta sexta-feira, Bolsonaro escreveu no Twitter que voltou, aos poucos, a se alimentar e divulgou uma foto sorrindo e segurando uma colher com gelatina roxa.

“Nas últimas horas tive o prazer de voltar a comer. Ontem pela noite um caldo de carne e hoje uma boa gelatina. Estou feliz, apesar de não ser aquele pão com leite condensado kkkk. Bom dia a todos!”, escreveu o presidente.

Mesmo diante da internação, a equipe considera que ele está em condições de comandar o país e nega resistência em passar a missão para Mourão, que está em Brasília.

“Não há nenhum tipo de mal estar entre o presidente e o vice. O presidente tem plenas condições de prosseguir dirigindo o país e pode perfeitamente liderar o governo, ainda que fisicamente não esteja presente em Brasília”, afirmou à BBC News Brasil o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros.

Com a administração de antibióticos até a próxima semana para conter o quadro de pneumonia, Bolsonaro terá de passar por novas avaliações para ter uma previsão de alta. O presidente também tem relatado dificuldade para dormir.

Ao compartilhar no Twitter mais um dos comunicados de Rêgo Barros, o perfil oficial do presidente escreveu: “Cuidado com o sensacionalismo. Estamos muito tranquilos, bem e seguimos firme”.

Afastamento de Brasília atrasa decisões sobre medidas prioritárias

Ainda que o governo procure transmitir otimismo em relação à evolução da saúde do presidente, a distância de Bolsonaro das atividades em Brasília já tem gerado efeitos práticos, reconhecidos inclusive pelos aliados.

O mais claro desses impactos é o atraso para tomar decisões sobre medidas consideradas prioritárias, como a proposta de reforma da Previdência que o governo pretende enviar ao Congresso. Em reuniões internas, integrantes da equipe responsável pelo texto esperam que o presidente bata o martelo sobre o assunto até o dia 19, mas Bolsonaro não se comprometeu publicamente com uma data.

Presidente despacha em seu leito no hospital Albert Einstein
Reuters Presidente despacha em seu leito no hospital Albert Einstein

O encontro com integrantes do governo também está prejudicado pela necessidade de Bolsonaro despachar de seu leito no hospital. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, por exemplo, chegou a agendar uma viagem para São Paulo para se reunir com o presidente no dia 31 de janeiro, mas teve de desmarcar o encontro devido à necessidade de repouso de Bolsonaro. O encontro não foi remarcado.

A ausência do presidente no Palácio do Planalto dificulta o contato dele não só com os ministros, mas também com parlamentares, em um momento em que novos deputados e senadores assumem os cargos e começam a desenhar suas estratégias.

O cientista político Renato Matos Roll, consultor na área de relações governamentais, avalia que a distância de Bolsonaro de Brasília não é tão prejudicial neste momento, início do ano legislativo, porque os parlamentares estão voltados para as decisões internas da Câmara e do Senado.

“O momento em que o afastamento do presidente ocorreu causou menores prejuízos porque é momento que o Congresso está olhando para si, com definições sobre a composição da mesa diretora e de comissões temáticas”, afirmou.

Após essas definições, contudo, a ausência do presidente poderá ter mais impacto, principalmente porque o início do governo é considerado um momento-chave para a aprovação de medidas consideradas de difícil aprovação, como a alteração nas regras de aposentadoria.

“Há um trabalho muito intenso, principalmente no início dos governos, de usar o capital político do recém-eleito para angariar apoio para pautas prioritárias. Por isso, há uma expectativa grande de partir para temas como a reforma da Previdência e mudanças na área de segurança pública”, disse.

Pacote de leis anticrime ‘deu sensação de que governo continua andando’

Roll avalia que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, “contrabalançou” a distância de Bolsonaro ao apresentar nesta semana o seu pacote de leis anticrime. “Isso deu a sensação de que o governo continua andando”, afirmou.

O aspecto que mudou pouco durante a internação de Bolsonaro é a interação com o público pelas redes sociais. Ele tem usado a ferramenta para divulgar reuniões de seus ministros, fotos dele no hospital, e compartilhar mensagens publicadas por seus filhos no Twitter.

O ministro Sergio Moro 'contrabalançou' distância de Bolsonaro com pacote de leis anticrime, diz consultor
© Reuters O ministro Sergio Moro ‘contrabalançou’ distância de Bolsonaro com pacote de leis anticrime, diz consultor

As mensagens sobre ações do governo não são as que, em geral, recebem mais curtidas do público. Entre as quinze últimas postagens no Twitter, as mais populares, com mais de 50 mil curtidas, foram uma imagem que informa a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma mensagem em que Bolsonaro diz que nenhum assassino vai detê-lo.

“Começamos mais uma quinta-feira combatendo o bom combate. Temos uma missão e vamos cumpri-la. Precisamos estar unidos para transformar o Brasil em um local mais seguro para os cidadãos de bem! Não perderemos esta oportunidade única! Contem conosco! Nenhum assassino irá nos parar!”

BBC



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade - esporte

Secretaria de Assitência Social entrega novos uniformes a alunos do Centro de Referência da Juventude (CREJU)


No total, foram 230 novos uniformes entregues, o que demonstra comprometimento da gestão, com atividades sociais e esportivas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Prefeito Sérgio Machnic e vice-prefeita Iva Viana participaram entregando pessoalmente os uniformes

A Secretaria de Assistência Social do município realizou na manhã desta quarta-feira, 10, na dependências do Centro de Referência da Juventude (Creju), no bairro São José, a entrega de novos uniformes esportivos para 230 crianças e adolescentes que participam das atividades. O prefeito Sérgio Machnic ajudou pessoalmente a entregar os uniformes, acompanhado pela vice-prefeita Iva Viana, secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto e vereadores Herbert Vianna e Gislaine Yamashita.

O prefeito parabenizou a todos pela importância do trabalho social realizado no Creju e, falando às crianças reforçou a importância de participarem das atividades, por meio das diversas modalidades esportivas oferecidas. “Estamos fazendo de tudo para dar o melhor para vocês, possibilitando que cresçam da melhor forma possível como aluno, como atleta e como cidadãos. Sintam-se à vontade para virem participar das atividades”, frisou.

Sérgio Machnic alertou ainda sobre a importância da qualidade de vida, que é um dos ingredientes principais quando se pratica esporte e cada aluno só tem a ganhar, seja em meio ao projeto, na escola ou junto aos seus familiares. Ele reforçou o compromisso da gestão de ampliar investimentos para garantir que a juventude primaverense tenha oportunidades no esporte, na educação e na cultura.

A vice-prefeita Iva Viana, ressaltou a importância do esporte como ferramenta de educação e cidadania. “Vocês têm a oportunidade de aprender valores como disciplina e convivência. O uniforme é mais do que uma roupa, é incentivo ao crescimento pessoal e social. Não fiquem na rua, não fiquem em casa, mas venham participar das atividades que são oferecidas a vocês, com muito carinho”, destacou.

A secretária Tânia Carlotto lembrou que o projeto busca afastar os jovens das ruas, oferecendo atividades esportivas e acompanhamento social. O Creju atende atualmente dezenas de crianças e adolescentes em diferentes modalidades esportivas, fortalecendo o vínculo social e incentivando hábitos saudáveis. “Os uniformes são para que vocês venham participar das atividades do projeto e são uma forma de demonstrar a importância que cada um tem aqui dentro”, pontuou.

A vereadora Gislaine Yamashita compartilhou sua experiência como ex-professora de Educação Física e destacou o trabalho do professor Elias, responsável pelo projeto esportivo.

O vereador Herbert Viana lembrou que também quando criança, estudando na escola recebeu de forma semelhante um uniforme, entregue à época pelo então prefeito do município e reforçou a todos sobre a importância das atividades esportivas.


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Réu é condenado a 61 anos por matar e queimar ex com o namorado em Saveiro


Valdinei Silva Santana, autor do femicídio contra a ex-mulher Gleiciane de Souza, 35, e homicídio contra o então namorado dela, Vanderson Alves Ficho, 35, foi condenado a 61 anos, 11 meses e 15 dias de reclusão por matar e carbonizar os corpos dos dois. O Tribunal do Júri foi realizado na terça-feira (9), na cidade de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá). O caso tramitou em segredo de justiça e o julgamento se deu um ano e 3 dias após o crime.

Além dos crimes de homicídio qualificado contra o casal, que contabilizaram 33 anos pela morte da mulher e 17 anos do homem, somaram as qualificadoras de crime de destruição de cadáver, vilipêndio de cadáver, duplicados em razão de serem duas vítimas, e ainda dano qualificado, crime de incêndio, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e concurso material de crimes. Ao todo a pena chegou a 61 anos, 11 meses e 15 dias de reclusão e 1 ano, 8 meses e 19 dias de detenção.

 

Os jurados consideraram Valdinei culpado pelos referidos crimes e a sentença, bem como cálculo de pena, foi proferida pelo juiz Ednei Ferreira dos Santos, da Comarca de Jaciara. A sentença será cumprida em regime inicial fechado.

 

Na época do crime, Valdinei chegou a publicar uma série de vídeos pedindo perdão aos filhos e familiares das vítimas pelo crime. Ele matou a tiros e carbonizou os corpos de Gleiciane e Vanderson em 6 de setembro de 2024, no Distrito de Celma, zona rural de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá).

 

Naquela noite, o criminoso foi até a casa da ex-mulher, com quem tem dois filhos e começou as agressões no local. Ela foi arrastada pela rua e baleada várias vezes até morrer ainda no local. Em seguida, ele levou o corpo da mulher até a porta da casa de Vanderson. O réu chamou e, assim que a vítima atendeu a porta, disparou um tiro no rosto. Ele também não resistiu e morreu no local.

 

Depois do crime, arrastou o corpo de Vanderson e colocou sobre o de Gleiciane, disparando mais tiros contra os dois na rua. Os corpos foram colocados numa Saveiro, queimada em seguida. A ação criminosa foi presenciada pelos filhos de Gleiciane, que também são filhos do suspeito. Valdinei fugiu para uma região de mata e foi preso dias depois. Ele afirmou que “foi tomado pela raiva e pelo ódio”.

 

“Cara, nunca imaginei passar por isso, o tanto que a gente conversava, tantos planos que a gente tinha com nossos filhos. Peço perdão a todos vocês, aos familiares, me perdoem do fundo do meu coração”, diz em vídeo. Já em outro vídeo, ele pede perdão diretamente para os filhos. “Bom dia, meus filhos, passando aqui para pedir perdão pelo que o pai fez. Eu amava tanto a sua mãe, vocês não imaginam. Tanta raiva, o pai acabou fazendo essa cagada e se arrepende tanto”, continua.

GD


HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera do Leste terá Jornada Municipal de Segurança do Paciente


O evento acontece entre os dias 29 e 30 desse mês e deve contar com palestras e exposições de técnicos da área

O evento tem cunho técnico-científico e tem por objetivo reunir profissionais de saúde da rede pública e privada, gestores, coordenadores, alunos e docentes dos cursos técnicos e superiores

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a 1ª Jornada Municipal de Segurança do Paciente: Integralidade com Foco no Cuidado Seguro, que irá reunir profissionais de saúde para debater os cuidados com os usuários do sistema público de saúde. O evento acontece entre os dias 29 e 30 desse mês e deve contar com palestras e exposições de técnicos da área.

O coordenador de Educação Permanente e membro do Núcleo de Segurança do Paciente da Secretaria Municipal de Saúde Antônio Marcos Moreira Aguilar explica que o evento tem cunho técnico-científico e tem por objetivo reunir profissionais de saúde da rede pública e privada, gestores, coordenadores, alunos e docentes dos cursos técnicos e superiores do município, para discutir e acompanhar palestras, bem como debater sobre os avanços relacionados a implementação das metas internacionais do cuidado seguro em todos os serviços de saúde.

“Nós temos dentro da Secretaria de Saúde o Núcleo de Segurança do Paciente que faz parte de uma política nacional instituída com a função de implementar as metas internacionais de cuidado seguro aos pacientes, que vão desde a Atenção Primária até os hospitais. A ideia é garantir um atendimento mais qualificado e seguro aos pacientes. E esse encontro tem por objetivo reunir profissionais da saúde dos diferentes segmentos para debatermos e avançarmos no tema”,  afirmou.

“Será um espaço aberto, coletivo, para debatermos o atendimento seguro, protocolos, como garantir uma assistência mais qualificada em todos os serviços de saúde. De ouvirmos e passarmos experiências”, completou.

A 1ª Jornada Municipal de Segurança do Paciente: Integralidade com Foco no Cuidado Seguro acontecerá no auditório do Primacredi e contará com a participação da Diretoria Executiva da Santa Casa de Rondonópolis, da Coordenação do Escritório Regional de Saúde, da Coordenação Estadual da Segurança do Paciente de Cuiabá e do Setor das Redes Assistenciais de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Albert Einstein.


HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Crônica Política – por Luis Costa: E a pré-candidata Yamashita


Crônica Política – por Luis Costa

Charge politica. Fotos Internet

A candidatura de Gislaine Yamashita continua patinando. Não decola, não empolga e, ao que tudo indica, não vai além do ensaio. E quando a situação já parecia difícil, aparece mais um na pista: o advogado Edmar de Jesus Rodrigues, ex-presidente da OAB de Primavera do Leste, decidiu se lançar pré-candidato a deputado federal. E, para surpresa geral, pelo MDB.

Edmar é amigo do prefeito Sérgio Machinic (PL). Se tivesse escolhido o PL, seria recebido de braços abertos. Mas não: preferiu o MDB e, com isso, senta à mesa ao lado de Léo Bortolin. A política, afinal, é feita dessas ironias — quem poderia estar no time do prefeito, acabou indo reforçar o adversário.

Enquanto isso, Yamashita insiste em acreditar que a proximidade com os Bolsonaro bastaria para garantir votos. Como se o eleitor fosse obrigado a apertar o número dela só porque ela tira foto sorridente ao lado da família presidencial. A realidade, porém, é cruel: o povo não engole discurso vazio. E a candidatura, que já nasceu frágil, agora patina sem freio.

Nos bastidores, comenta-se que ela teria o apoio do pastor Ary. Mas até aí, nada é tão certo: nem os fiéis parecem dispostos a obedecer dessa vez. A paciência anda curta, e a fé política, ainda menor. Yamashita coleciona mágoas dentro do próprio partido, atropela correligionários e desconsidera nomes de peso, como o deputado estadual Cattani. Resultado? Uma política de portas fechadas, alianças quebradas e promessas furadas.

No fim das contas, a cena lembra um baile mal organizado: a orquestra toca, mas a pista está vazia. Gislaine dança sozinha, sem par e sem aplausos. E como diz a velha máxima da política: quem dança sem companhia, dança para fora.

Segue o baile.


Antenado News