Primavera do Leste / MT - Domingo, 07 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

JAYME DEFENDE REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PARA DESTRAVAR A ECONOMIA NACIONAL



REUNIDO COM REPRESENTANTES DOS GEÓLOGOS, JAYME CAMPOS RECEBEU PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O SETOR MINERAL GERANDO EMPREGO E RENDA.

Candidato a uma das duas vagas para o Senado da República por Mato Grosso, Jayme Campos, da Coligação Prá Mudar Mato Grosso, defendeu durante reunião com representantes do setor de minerais a urgente necessidade de reforma da Constituição do Brasil.

“A nossa Constituição Federal realmente é cidadã, mas foi alterada e no atual momento em que o Brasil vive, ela se tornou um entrave ao desenvolvimento e é urgente a necessidade de mudanças”, disse Jayme Campos a presidente da Associação dos Geólogos de Mato Grosso – AGEMAT, Sheila Klener que responde ainda pela vice-presidência da Federação Brasileira de Geologia – Núcleo Centro Oeste – FEBRAGEL.

Além de Sheila Klener se reuniu com o candidato ao Senado, Jayme Campos, o vice-presidente do Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso – SINGEMAT, Marcos Antônio Nunes Machado, Wagner Gheler, Júlio César Arraes, Leonice Lotufo e Germano Passos.

Eles apresentaram as propostas da Federação Brasileira de Geologia e que foram discutidas e debatidas entre a categoria.

“Se os governantes abraçarem essas propostas Mato Grosso irá entrar no cenário nacional como terceiro maior produtor mineral, gerando emprego, renda e divisas. Nosso Estado é rico em Mineral e tem um potencial ainda não mensurável”, disse Sheila Klener.

Ela apontou que o maior problema do setor hoje é a insegurança jurídica por causa da legislação que é travada por conceitos errôneos. “O mundo moderno, ou seja, nos países desenvolvidos, a mineração está entre os setores que mais produz vaga de emprego, renda, utilização de máquinas, ou seja, gira a economia, enquanto que no Brasil e principalmente em Mato Grosso sob alegação de preservação ambiental não permitem a exploração de minérios de forma criteriosa”, disse Sheila Klener.

Estudos apontam que Mato Grosso tem uma margem considerável para exploração mineral, criando uma política que se bem conduzida por mudar a economia do Estado.

“Na medida em que temos como maior força econômica o agronegócio já se consolidando, ou andando com as próprias pernas, precisamos agregar outras forças econômicas e o setor mineral tende a se tornar uma grande fonte geradora de emprego, renda, melhoria na qualidade de vida e de forma sustentável, ou seja, sem prejudicar o meio ambiente”, explicou Jayme Campos.

O candidato assinalou ainda que, por isso, defende a revisão da Constituição Federal, para destravar certas regras e permitir que o Brasil, os Estados e os Municípios se desenvolvam de forma ordenada, sem prejudicar o meio ambiente e fortalecendo o emprego e a renda que é a maior conquista de qualquer ser humano.

Assessoria 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

esporte

Esporte: Prefeitura discute realização da etapa do Campeonato Brasileiro de Jeep e Gaiola Cross 2026


Durante a reunião, os representantes do Jeep Club detalharam os pontos fundamentais para a realização da etapa

A Prefeitura reforçou que a iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico, amplia o fluxo de visitantes e fortalece a imagem do município

A Prefeitura de Primavera do Leste realizou, na sexta-feira (05), uma reunião com representantes da Associação Jeep Club Primavera, entidades ligadas ao Jeep Cross e pilotos da cidade para discutir a realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Jeep e Gaiola Cross 2026 no município.

O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Sérgio Machnic, com a presença do campeão brasileiro Juninho, atleta de Primavera do Leste que integra o circuito nacional da modalidade. Também participaram o secretário municipal de Obras, Vitor Diniz, e o secretário municipal de Esportes, Uberdan Moesch, que acompanharam a apresentação técnica das demandas e requisitos para sediar o evento.

Durante a reunião, os representantes do Jeep Club detalharam os pontos fundamentais para a realização da etapa, incluindo estrutura de pista de terra batida, áreas destinadas a motorhomes e camping, arquibancadas, praça de alimentação, banheiros com espaço de banho, energia, água, iluminação e ambientação para pequenos shows e atividades paralelas. Segundo a associação, a etapa integra categorias tradicionais do campeonato, entre elas Jeep Turbo, Jeep Aspirado, Gaiola Turbo, Gaiola Aspirado e a categoria Extreme, que atrai competidores de vários estados.

A administração municipal destacou que eventos desse porte têm potencial para movimentar de forma significativa a economia local, gerando impacto positivo em hotéis, restaurantes, comércio, postos de combustíveis e serviços turísticos. Segundo o prefeito Sérgio Machnic, “o Campeonato Brasileiro de Jeep Cross e de Gaiola Cross terá o apoio da Prefeitura de Primavera do Leste para colaborar na realização deste evento, que atrai famílias, movimenta hotéis e restaurantes e transforma a cidade em vitrine nacional. Temos um campeão brasileiro, temos tradição e temos condições de receber um evento de grande envergadura como este”.

A Prefeitura reforçou que a iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico, amplia o fluxo de visitantes e fortalece a imagem do município como destino para atividades esportivas e recreativas.

As próximas etapas incluem análises técnicas dos possíveis locais de realização e definição conjunta da proposta estrutural que será apresentada à organização nacional do campeonato.


Antenado News