Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

WhatsApp da cadeia: Jovens gravam áudios ameaçando atear fogo na casa de prefeito por falta d’água e são presos



Suspeitos enviaram áudios em grupos de WhatsApp e foram presos, em Jaciara. Prefeito registrou boletim de ocorrência após receber ameaças.

Felipe Martins e Charlles Fontaneli foram presos suspeitos de ameaçarem prefeito de Jaciara (Foto: Polícia Civil de MT/Divulgação)

Polícia Civil prendeu dois moradores de Jaciara, a 142 km de Cuiabá, após eles ameaçarem atear fogo na casa do prefeito daquele município, Abduljabar Galvin Mohammad (PSDB), por causa da falta de abastecimento de água na cidade. Charlles Henrique Fontaneli dos Santos, de 24 anos, e Felipe Martins da Silva, de 20 anos, teriam feito ameaças em grupo de WhatsApp. O G1 não localizou a defesa dos suspeitos.

Segundo o prefeito de Jaciara, ele participava de uma reunião com membros da Segurança Pública quando recebeu os áudios. Diante da ameaça, o prefeito registrou um boletim de ocorrência.

“Temos problema de distribuição de água em Jaciara há anos e as reclamações são constantes e isso é normal. Mas ameaçar atear fogo na minha casa já é demais”, afirmou.

Nos áudios que circularam nas redes sociais, um dos suspeitos relembra que, em 1998, a casa do então prefeito do município, Celso Oliveira Lima (PTB), foi queimada durante uma manifestação.

“Aqui não chega nada e esse prefeito vai ficar olhando aí? Está esperando o quê? A gente tacar fogo na casa dele, igual fizeram com Celso? Na casa dele será que está faltando água? Duvido muito. Se estiver faltando, ele compra barris de água mineral e nós pagamos, porque ele não pode ficar sem água, só nós que podemos”, disse um dos presos.

Na sequência, o outro suspeito concorda com o plano. “Eu acho é pouco. Vamos tacar fogo”, afirmou o segundo suspeito.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito Felipe Martins saiu recentemente da cadeia. Ele responde pelo crime de tráfico de drogas.

Problemas de abastecimento

À reportagem, o prefeito Abduljabar Mohammad disse que reconhece o problema de abastecimento em Jaciara, afirmando que o setor não recebe investimentos há 15 anos. No entanto, ele disse que inaugurou um reservatório novo recentemente e que, até dezembro, dois novos poços artesianos devem ser perfurados.

“Não irá resolver de uma vez o problema, mas irá amenizar a situação. Os poços artesianos demoraram mais porque dependemos de estudos ambientais, estudo hidrológico, mas isso já está resolvido e estamos muito próximos de resolver o problema”, disse.

Fonte: G1 / MT



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Câmara de Primavera do Leste inicia obras de acessibilidade: “A Casa do Povo deve ser para todos”, afirma vereador Marco Aurélio


A Câmara Municipal de Primavera do Leste iniciou, nesta semana, obras de modernização e acessibilidade em sua estrutura física. O anúncio foi feito pelo vereador Marco Aurélio durante sessão plenária, destacando que a iniciativa tem como objetivo garantir acesso pleno e igualitário a todos os cidadãos que frequentam o Legislativo.

 

As intervenções começaram logo após a última sessão ordinária realizada no plenário principal e atendem a uma demanda antiga da comunidade, especialmente de pessoas com deficiência (PcD) ou com mobilidade reduzida, que enfrentavam dificuldades de locomoção dentro do prédio.

 

Um passo importante para a inclusão

 

Entre as principais melhorias está a instalação de um elevador destinado ao atendimento de pessoas com deficiência física, permitindo que o público acompanhe as sessões e atividades legislativas diretamente do plenário.

 

Durante o anúncio, o vereador Marco Aurélio ressaltou situações vivenciadas ao longo dos anos que evidenciaram a necessidade das adequações. “Muitas vezes vimos cidadãos precisarem permanecer em locais restritos por falta de acesso ao plenário. Isso não condiz com o papel da Câmara. Estamos trabalhando para que este espaço seja, de fato, a casa de todos, independentemente de qualquer limitação física”, afirmou.

 

Cronograma e adequações temporárias

 

Para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos durante o período de obras, as sessões ordinárias serão realizadas temporariamente no chamado “Plenarinho”. A previsão é que as melhorias sejam concluídas até o mês de maio.

 

O projeto contempla:

• instalação de elevador para pessoas com deficiência (PcD);

• readequação das rotas de acesso e das saídas;

• modernização do plenário principal.

 

Valorização do espaço público

 

Além do impacto social, a iniciativa também busca valorizar o prédio da Câmara Municipal como espaço público de referência. Segundo Marco Aurélio, a proposta é que, após a conclusão das obras, o local possa receber uma inauguração oficial com a presença de autoridades municipais e regionais.

 

“Queremos que a Câmara seja um ambiente acolhedor, moderno e acessível, que represente a cidadania e o respeito à população de Primavera do Leste”, destacou o parlamentar.

 

Com as frentes de trabalho já em andamento, a expectativa é de que as melhorias reforcem o compromisso do Poder Legislativo com a inclusão, a transparência e o acesso democrático, garantindo que todos os cidadãos possam exercer plenamente o direito de acompanhar e participar da vida pública do município.


Antenado News