Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

AMM prepara edição histórica do Encontro de Prefeitos; lançamento será na próxima segunda-feira



Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Vicente de Souza
Programado para o próximo mês de março, a edição 2026 do Encontro de Prefeitos promete ser a maior dos últimos anos. O lançamento oficial será no dia 17 de novembro, no Hotel Deville Prime, em Cuiabá, durante o Conexão CNM, programa de imersão e qualificação voltado à modernização da gestão pública que está percorrendo todo o país.

O encontro municipalista do próximo ano vai reunir prefeitos, vereadores e secretários municipais para uma ampla programação de palestras e debates sobre os principais temas que impactam a gestão pública.

A intenção é aplicar o mesmo formato adotado em grandes eventos, como a Marcha a Brasília, com a realização de palestras simultâneas para atender públicos com interesses diversos, além de amplo espaço para expositores de produtos e serviços para as prefeituras.

A AMM já está elaborando a programação e definindo as  parcerias que estarão ao lado da instituição nesse importante evento, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A proposta é reunir nomes de destaque no cenário político e técnico nacional, além de representantes de órgãos de controle e entidades municipalistas, para debater os principais desafios e perspectivas da gestão pública nos próximos anos.

Segundo o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, o encontro será marcado por discussões estratégicas para a modernização da administração pública e fortalecimento das políticas locais. “Nosso objetivo é continuar oferecendo um espaço de diálogo e construção coletiva em defesa dos municípios mato-grossenses”, destacou.

A edição do encontro em 2025 foi realizada em parceria com o Tribunal de Contas (TCE/MT) e  reuniu mais de 1.300 pessoas, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais. O evento contou com a presença de líderes nacionais, como o ex-presidente Michel Temer, entre outros.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News