Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Câmara Sustentável: Ação de limpeza da nascente recolhe mais de uma tonelada de lixo



Preservar a natureza é preservar a vida. É com esse foco, que a Câmara Municipal de Primavera do Leste, realizou na manhã deste sábado (13), por meio de um trabalho conjunto entre entidades e órgãos, uma ação de limpeza da nascente, afluente do Córrego Traíra, localizada atrás do prédio do Legislativo. Mais de 1 tonelada de lixo foi retirada; entre plásticos, pneus, móveis e papelão.

A ação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Câmara, por meio do Projeto Câmara Sustentável, que visa difundir uma política socioambiental e promover a consciência coletiva, para um bem maior, o cuidado com o Meio Ambiente. Conforme o presidente da Casa de Lei, Paulo Márcio (DEM), foram recolhidos lixos que prejudicam a natureza, poluem o meio ambiente e traz sérios prejuízos as presentes e futuras gerações. “O local estava tomado por lixos que são trazidos com a água da chuva e, por isso, surgiu à ideia desta iniciativa. As nascentes são patrimônio ambiental e precisamos preservá-las. Além disso, nosso objetivo é promover a consciência coletiva sobre como pequenos gestos fazem a diferença no nosso dia a dia; como armazenar e cuidar do nosso lixo”.

Para o vereador Juarez da Loretta (PDT) é com esse tipo de ação que se constrói uma sociedade melhor e com educação ambiental. “Precisamos sair da nossa zona de conforto e fazer a nossa parte, porque é por meio dessa consciência que o mundo muda e poderemos ter mais qualidade de vida”.  Na visão da vereadora Edna Mahnic (PT), é necessário proteger – “o que é nosso hoje e aquilo que será nosso no futuro, que serão para nossos filhos, netos e outras gerações.

O vereador Carlinhos Instrutor (PSC) lembrou que a limpeza da nascente, além de auxiliar o meio ambiente, tem o foco de sensibilizar e mobilizar a população a fim de promover a recuperação e preservação dos recursos hídricos. “Somos nós os responsáveis em conservar a nossa natureza que nos oferece tantas coisas necessárias para a sobrevivência”. De acordo com o parlamentar Luis Costa (PR) por meio do projeto Câmara Sustentável, aos poucos, o Legislativo, com as ações desenvolvidas atingirá a consciência coletiva. “Aos poucos vamos mudando o pensamento da comunidade e esse é o nosso foco. Precisamos ser cada dia mais cidadãos conscientes de nossa responsabilidade”.

Pela ótica do vereador Miley Alves (PV) é na prática que se tem a consciência do quanto o meio ambiente precisa de cuidado. “Precisamos, como poder público, fortalecer as ações de educação ambiental e a Câmara tem cumprindo o seu papel, mas também é necessário que haja o engajamento da população”. Com esse mesmo pensamento, a parlamentar Iva Viana (PDT) comentou que “o meio ambiente é vida e são ações como esta que mudam o amanhã”.

Parceiros

Para realizar a ação, a Câmara Municipal contou com parceiras de alguns órgãos e instituições que ficam localizados próximos ao prédio do Legislativo. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Primavera do Leste, Naudi Rohr salientou que essa iniciativa do Legislativo de propor uma soma de esforços possibilita uma conscientização verdadeira do papel de cada cidadão.

A chefe da 44ª Ciretran, Lenice Freitas, compreende que este dia foi histórico.  “Em que foi possível agregar várias pessoas, em um trabalho voluntário, realizado em prol do desenvolvimento sustentável”. O comandante Allan Victor, que representou os bombeiros, reforçou que “o cuidado com a natureza deixa o meio ambiente mais forte e isso traz muitos benefícios e qualidade de vida a população”.

O presidente 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Darley Camargo comentou que se o cidadão não tiver a consciência da destinação correta do lixo, em poucos anos não haverá mais nascentes. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Henrique Amaral, esse momento é importante para “conclamar a população. Estamos em nome de algumas entidades, mas é necessário que a comunidade compreenda de fato que o meio ambiente sofre com nossos atos”.

Para Romualdo Povroznik, enquanto coordenador de Turismo, o incentivo a uma cidade limpa e um meio ambiente harmonizado proporciona mais desenvolvimento até mesmo econômico. Além desse foco, o tenete Felipe, que representou a Polícia Militar, lembrou que esse tipo de ação demonstra a responsabilidade de uma geração para as próximas. “Precisamos deixar um bom legado que proporcione qualidade de vida”.

Para o empresário Domingos Piconi, parceiro da ação, “as práticas ambientais devem estar presente no cotidiano de cada cidadão, pois a conscientização precisa criar raízes”.

Carolina Pelanda, gerente financeira do Sicredi, afirmou que a cooperativa apoia essa causa, por que compreende a responsabilidade social de auxiliar o meio ambiente e, consequentemente, o bem estar da comunidade. A atividade também envolveu plantio de mudas e, que na concepção do gerente da Politec, Emiliano, demonstra a preocupação dos envolvidos em fazer a diferença.

Assessoria 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Mãe que jogou água quente no filho de 10 anos é presa; criança ficou internada por uma semana


Criança sofreu queimaduras graves nas costas e braços e precisou ser internada no hospital

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Cáceres (DEDM) prendeu, nesta segunda-feira (15), uma mulher, de 28 anos, investigada por lesão corporal dolosa e maus-tratos contra seu filho, de 10 anos.

O caso teve início no dia 6 de setembro, quando a mãe da criança, sob efeito de bebida alcoólica, jogou água quente contra o filho ao se irritar por um acidente doméstico, ocorrido quando o menino temperava água para que a irmã mais nova tomasse banho.

A criança sofreu queimaduras graves nas costas e braços e não foi levada imediatamente para receber atendimento médico. A princípio, o menino foi tratado com pomada de assadura em casa. No dia 7 de setembro, ele foi levado para a casa da tia e recebeu a visita do Conselho Tutelar, que o levou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ao saber do ocorrido, a avó materna procurou a DEDM de Cáceres e denunciou a filha. O menino contou à avó que já tinha sido espancado com cinto no dia 4 de setembro por ter pegado R$ 4.

Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima precisou ficar internada no Hospital Regional de Cáceres. A criança só recebeu alta nessa segunda-feira (15) e está sob a guarda da avó materna.

Assim que acionada, a Polícia Civil deu início às investigações do caso e constatou que não se tratava de um fato isolado, mas sim que a criança já havia sofrido outras agressões.

Diante disso, o delegado Fabrício Lobato Alencar representou pela prisão da mãe, visando garantir a proteção física e psicológica da criança e impedir novas ações violentas da mãe, devido à gravidade das lesões causadas.

O inquérito policial segue em andamento para a completa elucidação dos fatos. Denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser realizadas através do Disque 100 ou diretamente nas delegacias de polícia.


HOME / NOTÍCIAS

Região

Homem é preso após ser flagrado pelo Corpo de Bombeiros ateando fogo em sítio


A equipe dos bombeiros constatou diversas infrações ambientais, como a supressão de vegetação e queimada ilegal [Foto – CBMMT]
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prendeu, na segunda-feira (15), um homem após flagrá-lo ateando fogo em uma área particular na zona rural do município de Alto Araguaia (a 418,2 km de Cuiabá). Ele foi  conduzido pela Polícia Militar e vai responder por realizar queimada ilegal e por prática de crime ambiental.

O foco ativo do incêndio foi identificado por meio de monitoramento via satélite, realizado pela Sala de Situação Descentralizada, vinculada ao 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, em Rondonópolis. Imediatamente, uma equipe foi deslocada até a área particular para fazer o combate ao foco ativo.

Ao chegarem à propriedade, os bombeiros flagraram o suspeito iniciando o incêndio e cometendo outros ilícitos ambientais. Ele se identificou como filho do proprietário do terreno. Durante a fiscalização, a equipe constatou diversas infrações ambientais, como a supressão de vegetação em Área de Preservação Ambiental (APA) sem autorização, queima irregular de madeira amontoada e alteração do uso do solo com o uso de grade aradora.

Diante do flagrante, os bombeiros acionaram a Polícia Militar, que conduziu o infrator à Delegacia da Polícia Civil, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. O infrator responderá pelo crime ambiental, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), sujeito a multa e até pena de reclusão.

Segundo o comandante-geral do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, além da responsabilização criminal, o infrator também poderá ser autuado administrativamente e multado pelo Corpo de Bombeiros por descumprir o Decreto nº 1.403/2025, que estabelece o período proibitivo para o uso do fogo em atividades de limpeza e manejo de áreas rurais no estado.

“Para que possamos aplicar a multa, é necessário quantificar o impacto e a extensão da área atingida. Como a equipe que estava no local era exclusivamente operacional, focada no combate ao incêndio, não foi possível realizar esse levantamento no momento. No entanto, as providências já estão sendo tomadas. O Estado adota uma política de tolerância zero com crimes ambientais”, afirmou o comandante.

Somente em 2025, o Corpo de Bombeiros já aplicou R$ 79,3 milhões em multas administrativas por crimes ambientais e as ações de fiscalização ambiental já resultaram em autuações em mais de 114 propriedades, abrangendo uma área superior a 108 mil hectares.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: O Documento


Antenado News