Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 13 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

CPI para investigar gastos entre empreiteira e prefeitura de Primavera do Leste é protocolada



Alguns dos gastos justificados entre contratos para roçar terrenos baldios e com caminhões para molhar plantas, ultrapassam os 8 milhões de reais nos últimos anos.

O cidadão primaverense, Paulo Sobrinho Castanon dos Santos, que também já foi vereador por Primavera do Leste, não concorda com os valores dos contratos que sagrou vencedora a empresa JF Terceirizações em Primavera do Leste, a empresa que possui sede no município de General Carneiro – MT, teria que prestar diversos serviços para a Secretaria de Obras de Primavera do Leste, serviços estes que em sua totalidade fica difícil de acompanhar e ver se te fato ocorreram, exemplo muitas horas/maquinas.

Paulo, entrou com primeiro pedido para abertura do processo de CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, no início do mês de agosto, porém foi negado, por falta de materialidade ou segundo departamento jurídico, dados, contudo o cidadão juntou novamente os documentos pessoais,  bem como números de empenhos, na tentativa que o parlamento receba o pedido e faça seu papel de fiscalizar e investigar se houve ou não danos ao erário público, “no portal da transparência de Primavera do Leste, possui  ampla provas de possíveis indícios de pagamentos que saem da media natural, valores pagos por aluguéis de caminhões e tratores que os compraria e sobraria dinheiro, a CPI, através de seus vereadores possuem o poder de elucidar este fatos e mostrar a sociedade como está de fato sendo gasto o dinheiro público, aguardo novamente se vá para o plenário e com isso saber se vão investigar ou não”, finaliza Paulo Castanon.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é formada por vereadroes para conduzir uma investigação a partir da tomada de depoimentos e análise de documentos. No processo de CPI pode ser convocado, convocar autoridades, tomar depoimento de autoridade, estadual ou municipal; ouvir suspeitos (que têm direito ao silêncio para não se autoincriminar) e testemunhas (que têm o compromisso de dizer a verdade e são obrigadas a comparecer);

ir a qualquer ponto do território para investigações e audiências públicas; prender em flagrante delito; requisitar informações e documentos de repartições públicas e autárquicas; requisitar funcionários de qualquer poder para ajudar nas investigações, inclusive policiais; pedir perícias, exames e vistorias, inclusive busca e apreensão; determinar ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de inspeções e auditorias; e quebrar sigilo bancário, fiscal e de dados (inclusive telefônico, ou seja, extrato de conta e não escuta ou grampo).

No dia 02 de setembro pela segunda vez o cidadão protocolou na Câmara de Vereadores o pedido para ser apurados possíveis irregularidades.

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Prefeito Sérgio Machnic participa de homenagem à dupla Cézar e Paulinho feito pela Câmara


Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi

 

O prefeito Sérgio Machnic participou nesse domingo (11) de uma solenidade em homenagem à dupla sertaneja Cézar e Paulinho realizada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi, que fica anexo ao prédio do Legislativo.

 

O gestor municipal lembrou que a dupla já havia sido homenageada com o título de cidadãos primeverenses e agora terão a sua ligação eternizada por meio da incorporação da viola doada ao acervo do Instituto. “Em agosto de 1988 eles cantaram aqui em um evento beneficente, foram eles que deram o nome de Asa Delta ao nosso estádio, que é o nome de uma fazenda que o Cézar tem aqui próximo. Eles ajudaram muito a cidade e sempre que têm um tempinho eles veem até Primavera e eles vivem no coração da população primaverense e toda homenagem que se faz para eles é merecida. Fico lisonjeado como prefeito poder participar desse momento”, declarou Sérgio Machnic.

O presidente da Câmara Marco Aurélio contou que a viola que Cézar e Paulinho estão doando fará parte do acervo do Instituto Memória Nívea Denardi e será parte do patrimônio histórico da cidade. “Na verdade eles estão devolvendo uma viola que eles ganharam aqui mesmo, lá atrás, e agora a gente tem o prazer de receber ela de volta. Nada mais justo do que fazer um uma simples, uma singela homenagem para essa dupla que já fez e ainda está fazendo um trabalho sensacional por nós. Eles já fazem parte da nossa história e agora ficarão eternizados por meio dessa viola”, externou.

 

Visivelmente emocionado, o cidadão primaverense Paulo Roberto Franco, o Paulinho, declarou ser um privilégio receber a homenagem. “A gente conhece o pessoal aqui de Primavera de longa data já e a gente até fez um jogo aqui uma vez para o time do Juventude. Meu irmão tinha uma fazenda aqui perto, a gente sempre vinha para cá. Então a gente criou uma raiz muito importante aqui em Primavera, fizemos muitos amigos e é sempre um privilégio para a gente poder encontrar esses amigos”, afirmou o artista.

“A ideia de fazer esse memorial aqui que é muito importante, pois a cidade ou estado ou a família que não tem memória não tem cultura e a cultura faz parte da nossa vida. Esse espaço tão pequeno no tamanho mas grande no conteúdo é muito importante e Primavera merece um lugar desse. Eu particularmente nunca tinha visto um ambiente desse e estou muito feliz muito satisfeito em saber que o povo de Primavera tem memória”, completou Paulinho.

Da mesma forma, Sebastião Cézar Franco, o Cézar, também declarou estar muito contente em ter o nome da dupla que compõe com seu irmão eternizada na história da cidade. “Eu acho muito importante, soma muito, porque é uma prova que a gente plantou boas sementes e agora colhe bons frutos. É o que acontece aqui em Primavera do Leste e por todo lugar que a gente passa. Graças a Deus encontramos bons amigos por aqui e estou muito feliz com tudo”, contou.

 

O evento também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, de vereadores e outras autoridades, além de inúmeros populares.

Entrega no palco

Para dar ainda mais brilho à incorporação da viola ao acervo do Instituto Memória, a dupla fez questão de autografá-la durante o seu show realizado em homenagem aos 39 anos da cidade e entregá-la em mãos do prefeito Sérgio Machnic e do presidente da Câmara Marco Aurélio no palco.

 


Antenado News