Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Por unanimidade, Max é eleito presidente da Assembleia Legislativa.



O deputado estadual Max Russi, do PSB, foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira, presidente da Assembleia Legislativa, para o biênio 2025/2026.

Ele encabeçou a chapa única “Parlamento Mais Forte”, que recebeu os 24 votos possíveis no Legislativo estadual.

O deputado Doutor João, do MDB, será o primeiro-secretário, cargo responsável por gerir o orçamento de mais de 800 milhões de reais da Casa de Leis.

Os parlamentares votaram “sim” ou “não” em cédulas de papel e os depositaram nas urnas, em votação secreta.

A nova Mesa Diretora tomará posse em 1º de fevereiro do ano que vem.

Até lá, o deputado Eduardo Botelho, do União Brasil, candidato a prefeito de Cuiabá, segue comandando o Legislativo.

Além de Max e Doutor João, a chapa é composta pelo deputado Júlio Campos, do União Brasil, como vice-presidente.

Além dos três principais cargos, ainda foram definidos como segundo-secretário o deputado Paulo Araújo, do PP, terceiro-secretário Diego Guimarães, filiado ao Republicanos, o quarto Elizeu Nascimento, do PL, o quinto Fábio Tardin, PSB, e o sexto Juca do Guaraná, que é do MDB.

O segundo-vice-presidente será Gilberto Cattani, do PL, e o terceiro vice-presidente, o deputado Wilson Santos, do PSD.

Em seu pronunciamento após a eleição, o deputado estadual Max Russi, que atualmente ocupa o cargo de Primeiro Secretário da Casa, adotou um discurso de união entre os parlamentares e afirmou que a eleição por unanimidade representa a união dos deputados estaduais.

Já o deputado Doutor João, que é da região de Tangará da Serra, afirmou que a intenção é continuar o bom trabalho feito pela gestão anterior. “Vamos seguir trabalhando e fazendo a Assembleia avançar”, reforçou o parlamentar que foi eleito por unanimidade primeiro-secretário do legislativo.

Os deputados Janaína Riva, do MDB, e Beto Dois a Um, do União Brasil, que travaram uma disputa acirrada pela primeira-secretaria, acabaram ficando fora da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa.

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Administração convoca cerca de 200 profissionais para garantir início do ano letivo em Primavera do Leste


A ação integra o compro

Já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos

misso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou a convocação de aproximadamente 200 profissionais aprovados em processos seletivos para atender às demandas do município neste início de ano, com destaque especial para a área da educação(cerca de 160 professores pedagogos). A medida garante o pleno funcionamento das unidades escolares e assegura o início das aulas com toda a estrutura necessária.

 

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Laete, a maior parte das convocações está concentrada na educação, justamente em razão do início do ano letivo. Os profissionais foram chamados para suprir demandas temporárias, como substituições de professores afastados por licenças médicas, licença-prêmio, além daqueles que exercem funções de coordenação, supervisão e direção nas escolas da rede municipal.

 

“Essas convocações são fundamentais para que não haja prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem. São profissionais que vêm para atender demandas temporárias e garantir que as aulas comecem de forma organizada e eficiente”, explicou o secretário.

 

Além da educação, outros cargos também foram contemplados nas convocações, sempre com o objetivo de suprir afastamentos obrigatórios e manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Segundo Laete, o volume de convocações neste período é maior justamente por coincidir com o início das aulas e com a necessidade de reorganização das equipes.

 

O secretário destacou ainda que, já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos. “Temos a abertura de novas unidades escolares e demandas permanentes. Neste primeiro momento, os profissionais temporários garantem o início das aulas, e, à medida que os efetivos forem assumindo, ocorre a substituição dentro de um planejamento bem estruturado”, afirmou.

 

Outro ponto esclarecido pela Secretaria de Administração diz respeito ao encerramento dos contratos de professores no final do ano letivo anterior. Conforme explicou Carlos Laete, a medida atendeu a um pedido antigo da categoria e do sindicato, relacionado à adequação salarial. Com a mudança, os professores passam a receber um salário fixo, que reflete diretamente em direitos como férias e 13º salário, representando um ganho importante para os profissionais da educação.

 

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos, garantindo condições adequadas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é dar todo o suporte inicial necessário para que o ano letivo comece bem e, ao longo do tempo, consolidar as equipes com os profissionais efetivos, fortalecendo a educação municipal”, concluiu o secretário.


Antenado News