Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 13 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Secretaria Estadual notifica Primavera com risco muito alto, orientam que seja feito “lockdown”



A secretaria estadual de Saúde vai notificar todos os municípios com “risco muito alto de contágio” para que adotem as medidas previstas no decreto que divide o Estado em níveis de risco. Ele prevê, entre outras coisas quarentena de 15 dias para locais onde a disseminação está descontrolada. Na lista de cidades que serão acionadas para que “fechem quase tudo” estão Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Já na classificação de “risco alto”, um nível abaixo das cidades que a Saúde quer fechar, estão classificados os municípios de Campo Verde, Confresa, Lucas do Rio Verde e Querência. Os dados são do boletim sobre o número de casos do Estado, divulgado ontem (18).

O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, em live ao vivo nesta sexta (19). Ele ressalta que a decisão final cabe aos prefeitos, mas lembra que a responsabilidade sobre os reflexos também será dos gestores. Ele não destaca, entretanto, que a Procuradoria Geral do Estado estuda uma ação jurídica para garantir o cumprimento do decreto. Ontem o MPE já acionou a Justiça para fazer lockdown imediato em Cuiabá e Várzea Grande – a decisão deve sair hoje.

O alerta vermelho foi acionado ontem, quando o boletim apontou que 80% das UTIs estão lotadas, o que indica risco de colapso. Já são 295 óbitos no Estado e mais de 8 mil casos.

Matriz de riscos

No sábado (13), o governo publicou decreto com sistema de classificação de risco que irá ajudar a prevenir e combater o coronavírus em Mato Grosso. Entre as determinações, em locais considerados de alto risco para disseminação da Covid-19 – como Cuiabá e Várzea Grande – está a quarentena obrigatória por 15 dias, o chamado lockdown – com manutenção apenas de serviços essenciais, bem como a instalação de barreiras sanitárias nos municípios.

A classificação de risco é determinada em quatro níveis, com uma cor para cada uma: baixo (verde), moderado (amarelo), alto (laranja) e muito alto (vermelha).

Informações: RD News /Patrícia Sanches e Keka Werneck



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Prefeito Sérgio Machnic participa de homenagem à dupla Cézar e Paulinho feito pela Câmara


Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi

 

O prefeito Sérgio Machnic participou nesse domingo (11) de uma solenidade em homenagem à dupla sertaneja Cézar e Paulinho realizada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi, que fica anexo ao prédio do Legislativo.

 

O gestor municipal lembrou que a dupla já havia sido homenageada com o título de cidadãos primeverenses e agora terão a sua ligação eternizada por meio da incorporação da viola doada ao acervo do Instituto. “Em agosto de 1988 eles cantaram aqui em um evento beneficente, foram eles que deram o nome de Asa Delta ao nosso estádio, que é o nome de uma fazenda que o Cézar tem aqui próximo. Eles ajudaram muito a cidade e sempre que têm um tempinho eles veem até Primavera e eles vivem no coração da população primaverense e toda homenagem que se faz para eles é merecida. Fico lisonjeado como prefeito poder participar desse momento”, declarou Sérgio Machnic.

O presidente da Câmara Marco Aurélio contou que a viola que Cézar e Paulinho estão doando fará parte do acervo do Instituto Memória Nívea Denardi e será parte do patrimônio histórico da cidade. “Na verdade eles estão devolvendo uma viola que eles ganharam aqui mesmo, lá atrás, e agora a gente tem o prazer de receber ela de volta. Nada mais justo do que fazer um uma simples, uma singela homenagem para essa dupla que já fez e ainda está fazendo um trabalho sensacional por nós. Eles já fazem parte da nossa história e agora ficarão eternizados por meio dessa viola”, externou.

 

Visivelmente emocionado, o cidadão primaverense Paulo Roberto Franco, o Paulinho, declarou ser um privilégio receber a homenagem. “A gente conhece o pessoal aqui de Primavera de longa data já e a gente até fez um jogo aqui uma vez para o time do Juventude. Meu irmão tinha uma fazenda aqui perto, a gente sempre vinha para cá. Então a gente criou uma raiz muito importante aqui em Primavera, fizemos muitos amigos e é sempre um privilégio para a gente poder encontrar esses amigos”, afirmou o artista.

“A ideia de fazer esse memorial aqui que é muito importante, pois a cidade ou estado ou a família que não tem memória não tem cultura e a cultura faz parte da nossa vida. Esse espaço tão pequeno no tamanho mas grande no conteúdo é muito importante e Primavera merece um lugar desse. Eu particularmente nunca tinha visto um ambiente desse e estou muito feliz muito satisfeito em saber que o povo de Primavera tem memória”, completou Paulinho.

Da mesma forma, Sebastião Cézar Franco, o Cézar, também declarou estar muito contente em ter o nome da dupla que compõe com seu irmão eternizada na história da cidade. “Eu acho muito importante, soma muito, porque é uma prova que a gente plantou boas sementes e agora colhe bons frutos. É o que acontece aqui em Primavera do Leste e por todo lugar que a gente passa. Graças a Deus encontramos bons amigos por aqui e estou muito feliz com tudo”, contou.

 

O evento também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, de vereadores e outras autoridades, além de inúmeros populares.

Entrega no palco

Para dar ainda mais brilho à incorporação da viola ao acervo do Instituto Memória, a dupla fez questão de autografá-la durante o seu show realizado em homenagem aos 39 anos da cidade e entregá-la em mãos do prefeito Sérgio Machnic e do presidente da Câmara Marco Aurélio no palco.

 


Antenado News