Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Mundo

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste realiza contatos na Índia



Ele faz parte de uma comitiva de gestores públicos de Mato Grosso e representa o município na missão internacional

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste Fábio Parente está em viagem à Índia e tem realizado inúmeros contatos visando divulgar as potencialidades da cidade e conhecendo novas tecnologias que podem vir a ser usadas no município. Ele faz parte de uma comitiva de gestores públicos de Mato Grosso e representa o município na missão internacional.

 

Ele conta que tem feito inúmeros contatos e que a sua visita já começa a dar resultados. “Hoje realizamos uma agenda institucional na Rise n’ Shine Biotech, onde conhecemos de perto o manejo e o plantio de flores e hortifrutis. Em seguida, visitamos a Universidade MIT Art, Design & Technology, onde foi assinado um termo de cooperação para intercâmbio de estudantes de todo o Mato Grosso, incluindo bolsas para os dois melhores alunos das redes estadual e municipal”, contou o secretário.

 

De acordo com Fábio Parente, a Rise n’ Shine Biotech  é uma empresa indiana pioneira no campo da biotecnologia vegetal, com foco em floricultura, horticultura e viveiros de plantas exóticas, fundada na cidade de Pune, no estado indiano de Maharashtra, e é uma das primeiras do setor na região. “Esse é um primeiro contato para conhecermos melhor a Índia e como funciona a sua produção, o que produzem e quando voltarmos vamos ter informações para a formatação de futuras parcerias”, declarou.

 

A Rise n’ Shine Biotech é especialista em cultura de tecidos com alta capacidade produtiva, com mais de 45 milhões de plantas por ano. O seu laboratório conta com mais de 26 mil metros quadrados de instalações ultra-modernas, com controle climático, “clean box” e monitoramento em tempo real .

 

Na área da floricultura e horticultura trabalha na produção e fornecimento de plantas como gerbera, cravo, orquídea, antúrio, banana, morango, entre outras. O segmento de banana, por exemplo, é reconhecido por oferecer mudas sem vírus, com alta produtividade, além de ter um viveiro de Plantas Exóticas, que fornece suporte ao cultivo e propagação de espécies menos comuns, com expertise técnica e sensibilidade ambiental .

 

A economia da Índia é hoje uma das maiores do mundo, marcada pelo crescimento acelerado em setores como tecnologia da informação, indústria farmacêutica, agricultura, serviços e manufatura. No plano local, a agricultura ainda é um pilar importante, com destaque para o cultivo de arroz, trigo, cana-de-açúcar, algodão, especiarias, flores e hortifrutis.

 

Já nas grandes cidades, o setor de tecnologia, serviços financeiros e inovação é o que mais gera empregos e renda.

 

No cenário internacional, a Índia se destaca como grande exportadora de serviços de Tecnologia da Informação (TI), produtos farmacêuticos, têxteis, pedras preciosas, produtos químicos, aço e alimentos.

 

Com uma população estimada em 1,5 bilhão de habitantes, a Índia se destaca como um dos maiores mercados consumidores do planeta e tem um potencial enorme como parceiro comercial do Brasil. Nesse cenário, Primavera do Leste sai na frente e inicia contatos que podem resultar em excelentes parcerias comerciais e de intercâmbio de conhecimento.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Janeiro Roxo: Hanseníase ainda é desafio para a saúde pública em Mato Grosso


Com mais de 4 mil casos notificados em Mato Grosso em 2024, a hanseníase continua sendo um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Embora a doença tenha sido progressivamente controlada, ainda representa um problema relevante, especialmente em áreas endêmicas como o estado de Mato Grosso. O tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano, dependendo da forma e gravidade da enfermidade.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o diagnóstico e avaliação inicial da hanseníase nos municípios. Nessas unidades, os profissionais de saúde são treinados para identificar os primeiros sinais da doença, como manchas na pele e perda de sensibilidade, que, se não tratados a tempo, podem levar a complicações graves. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Centros de Referência em Hanseníase, que possuem uma estrutura mais especializada, oferecendo tratamento avançado e acompanhamento contínuo para aqueles com formas mais graves ou complicadas da doença.

 

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da hanseníase tem ganhado força especialmente durante o Janeiro Roxo, uma campanha nacional idealizada pelo Ministério da Saúde. Essa ação busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que, se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com eficiência, evitando complicações e o estigma social.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia essa iniciativa e destaca o papel fundamental da campanha para despertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, o que significa que profissionais de saúde devem registrar e comunicar todos os casos diagnosticados, contribuindo para o controle e erradicação da enfermidade.

 

Atenção especializada – Em Mato Grosso, seis municípios mantêm Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados (AAER), que oferecem tratamento da hanseníase em Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juína, Tangará da Serra e Várzea Grande. O Hospital Regional de Colíder passou a ofertar atendimento especializado em 2025, ampliando a rede de assistência.

 

Ações nos municípios – Municípios de todo o estado estão desenvolvendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo e reforçando a importância do diagnóstico precoce. As atividades incluem campanhas de esclarecimento, orientações, eventos educativos, entre outras atividades direcionadas à população. Em Várzea Grande, Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando ações de conscientização, avaliação clínica, busca ativa e diagnóstico, facilitando o acesso da população.

 

Aripuanã organiza o Dia D de Combate à Hanseníase, que será realizado no dia 24 de janeiro, em que profissionais de saúde vão orientar a população, identificar sinais suspeitos e encaminhar os casos para acompanhamento e tratamento, quando necessário.

 

Em Sinop as ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. As iniciativas contemplam, ainda, a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.

Agência de Notícias da AMM


Antenado News