Secretário de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste realiza contatos na Índia
Ele faz parte de uma comitiva de gestores públicos de Mato Grosso e representa o município na missão internacional

Ele conta que tem feito inúmeros contatos e que a sua visita já começa a dar resultados. “Hoje realizamos uma agenda institucional na Rise n’ Shine Biotech, onde conhecemos de perto o manejo e o plantio de flores e hortifrutis. Em seguida, visitamos a Universidade MIT Art, Design & Technology, onde foi assinado um termo de cooperação para intercâmbio de estudantes de todo o Mato Grosso, incluindo bolsas para os dois melhores alunos das redes estadual e municipal”, contou o secretário.
De acordo com Fábio Parente, a Rise n’ Shine Biotech é uma empresa indiana pioneira no campo da biotecnologia vegetal, com foco em floricultura, horticultura e viveiros de plantas exóticas, fundada na cidade de Pune, no estado indiano de Maharashtra, e é uma das primeiras do setor na região. “Esse é um primeiro contato para conhecermos melhor a Índia e como funciona a sua produção, o que produzem e quando voltarmos vamos ter informações para a formatação de futuras parcerias”, declarou.
A Rise n’ Shine Biotech é especialista em cultura de tecidos com alta capacidade produtiva, com mais de 45 milhões de plantas por ano. O seu laboratório conta com mais de 26 mil metros quadrados de instalações ultra-modernas, com controle climático, “clean box” e monitoramento em tempo real .
Na área da floricultura e horticultura trabalha na produção e fornecimento de plantas como gerbera, cravo, orquídea, antúrio, banana, morango, entre outras. O segmento de banana, por exemplo, é reconhecido por oferecer mudas sem vírus, com alta produtividade, além de ter um viveiro de Plantas Exóticas, que fornece suporte ao cultivo e propagação de espécies menos comuns, com expertise técnica e sensibilidade ambiental .
A economia da Índia é hoje uma das maiores do mundo, marcada pelo crescimento acelerado em setores como tecnologia da informação, indústria farmacêutica, agricultura, serviços e manufatura. No plano local, a agricultura ainda é um pilar importante, com destaque para o cultivo de arroz, trigo, cana-de-açúcar, algodão, especiarias, flores e hortifrutis.
Já nas grandes cidades, o setor de tecnologia, serviços financeiros e inovação é o que mais gera empregos e renda.
No cenário internacional, a Índia se destaca como grande exportadora de serviços de Tecnologia da Informação (TI), produtos farmacêuticos, têxteis, pedras preciosas, produtos químicos, aço e alimentos.
Com uma população estimada em 1,5 bilhão de habitantes, a Índia se destaca como um dos maiores mercados consumidores do planeta e tem um potencial enorme como parceiro comercial do Brasil. Nesse cenário, Primavera do Leste sai na frente e inicia contatos que podem resultar em excelentes parcerias comerciais e de intercâmbio de conhecimento.
COMENTÁRIOS
0 Comentários