Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Secult de Primavera do Leste entrega certificado e exibe filmes de alunos do curso Cinema na Palma da Mão



O curso aconteceu entre os dias 2 a 15 passados e ensinou técnicas de captação de imagens e edição para cinema a partir do uso celular

A Secretaria Municipal de cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) de Primavera do Leste fará nessa sexta-feira (1º) a entrega dos certificados de conclusão para os alunos do curso Cinema na Palma da Mão. O curso aconteceu entre os dias 2 a 15 passados e ensinou técnicas de captação de imagens e edição para cinema a partir do uso celular.

 

De acordo com Fabiana Carvalho, Superintendente de Cultura, Lazer e Juventude da Secult, serão entregues os certificados de conclusão do curso e uma premiação especial para os alunos que se destacaram. “Além de aprenderem novas técnicas, os alunos do Cinema na Palma da Mão produziram alguns filmes, cujos destaques em áreas como Melhor filme, direção, fotografia, originalidade, som, inclusão social, também receberão uma premiação especial. Vai ser uma noite de gala para a cultura local”, expressou.

 

 

As aulas foram ministradas pelo diretor de cinema Bellamir Freire, profissional com bastante experiência na área e reconhecido nacionalmente, com a produção de Sebastião Moreira e Elton Carlos.

 

A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá no Teatro Municipal a partir de 18 horas e na ocasião será exibido, além dos filmes produzidos pelos alunos do curso, o filme “O Amor de Deus”, dirigido por Bellamir Freire, coordenador do curso Cinema na Palma da Mão, e que contou com a atuação de artistas locais.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Zambelli renuncia após decisão do STF, e Câmara convoca suplente para assumir mandato


A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário

A Câmara dos Deputados oficializou neste domingo (14) a saída de Carla Zambelli (PL-SP) do Parlamento. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou que a deputada apresentou renúncia ao mandato, o que levou à convocação imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga.

A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário que havia mantido Zambelli no cargo. O entendimento de Moraes, posteriormente confirmado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, reafirmou a cassação do mandato, conforme já havia sido decidido anteriormente pela Corte.

Em nota oficial, a Câmara informou que a deputada comunicou formalmente sua renúncia à Secretaria-Geral da Mesa neste domingo. Diante disso, Hugo Motta determinou os trâmites administrativos para a posse do suplente.

Ao justificar sua decisão, Alexandre de Moraes classificou a deliberação do plenário da Câmara como inconstitucional, afirmando que houve violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de desvio de finalidade. Para o ministro, a Constituição é clara ao atribuir ao Poder Judiciário a competência para decretar a perda de mandato de parlamentares condenados criminalmente com trânsito em julgado.

Segundo o magistrado, nesses casos, cabe à Mesa Diretora apenas formalizar a perda do mandato, sem margem para decisão política. Moraes também ressaltou que o STF mantém esse entendimento há mais de uma década, desde o julgamento do mensalão, em 2012.


Antenado News