Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

Unemat oferta vagas remanescentes no curso de Medicina



A Universidade do Estado de Mato Grosso disponibilizou 22 vagas da 2ª a 7ª fase abertas por desistência, por meio de processo seletivo para transferência interna e externa de vagas remanescentes ofertado no Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres (217 quilômetros de Cuiabá). O período de inscrição inicia no dia 15 de abril e segue até o dia 9 de maio. A taxa de inscrição no valor de R$ 200 deverá ser paga até o dia 10 de maio. Para os candidatos com direito a isenção de taxa o período de inscrição será de 15 a 18.

Podem concorrer alunos dos cursos de graduação da área da saúde da Unemat, ou seja, de Educação Física e Enfermagem, alunos de curso presencial de Medicina em outras instituições de ensino superior pública ou privada com reconhecimento no Brasil e graduados em outros cursos superior na área de Ciências da Saúde reconhecidas e ou autorizadas no país.

Para se inscrever acesse vestibular.unemat.br, informe o CPF, preencha o formulário com os dados pessoais, insira a fotografia, anexe a documentação exigida e marque a fase/ciclo que pretende concorrer.

A seleção se dará em duas fases de caráter eliminatória e classificatória. A primeira é a homologação da inscrição e a segunda a avaliação do coeficiente de rendimento. O resultado final será publicado no dia 19 de julho. O prazo de envio da documentação em primeira chamada será de 22 a 25 de julho, o início do período letivo 2024/2 em 5 de agosto e a confirmação de matrícula presencial até o dia 16 de agosto.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News