Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa realiza mais de mil ações durante o último ano de mandato



2020 foi o ano em que encerra mais um mandato político, porém foi um ano muito diferente, pois vivemos em uma pandemia, e para a população tudo mudou, como também, para quem ocupa um cargo político.

Mesmo com tantas mudanças, as demandas continuam e além daquelas que já existiam, outras entraram em pauta. O vereador Luis Costa (PDT) não se intimidou e por ter um perfil arrojado, realizou mais de 40 indicações, mais de 130 ofícios e requerimentos expedidos, 04 projetos de lei, 05 moções de aplausos, 02 moções de pesar, mais de 500 atendimentos no gabinete, e centenas de atendimentos na rua.

Além deste trabalho é importante dizer que o vereador esteve em várias agendas do executivo, da Assembleia Legislativa, como em Brasília requerendo recursos para o município e em cursos e palestras buscando aprimorar ainda mais o seu conhecimento em administração pública.

“Passamos por várias dificuldades este ano, porém continuamos o nosso trabalho, mas com medidas restritivas, passando assim a atender a comunidade com máscara e álcool gel. Tivemos uma atenção em especial a saúde, pois a pandemia nos exigiu um novo comportamento e postura. Mas quero dizer aqui, em que, nenhum momento deixei o povo, estive a frente de várias pautas positivas, como a solicitação do pagamento do 14º salário aos agentes de saúde, como também um aumento a todos os servidores que estiveram a frente da pandemia. Solicitei remédios, mais médicos e atendimentos nos postos de saúde, como também o endurecimento das leis, em relação ao combate do coronavírus”. Aposta o vereador Luis Costa.

O legislador esteve a frente acompanhando todo o processo de organização, planejamento com indicações e fiscalização da aplicação de recursos ao combate do novo vírus. É importante também recordar que as demandas como infraestrutura, educação, meio ambiente, também fizeram parte do trabalho do vereador. Destaque as solicitações a secretaria de obras, para as sinalizações, colocação de placas, tapa buracos e manutenção das ruas.

“São vários acidentes que ocorrem por falta de sinalização. Um exemplo que venho falando é a nova estrada que inaugurou que liga o bairro Tuiuu com Guterres e Primavera III, a via foi liberada, mas sem sinalização, quebra-molas, e iluminação pública e já ocorreu vários acidentes e precisa urgente ser sinalizada. Outra situação é as estradas que liga os assentamentos. Já pedi a secretaria de obras que coloque cascalho e também realize uma manutenção em parceria com a prefeitura de Poxoreu, pois alguns assentamentos da região fazem parte do município de Poxoreu e precisam de atenção”. Esclarece o vereador.

Outra demanda apontada é a limpeza dos terrenos baldios que a cada dia se torna um problema não só da gestão mais também da comunidade, pois não é apenas a falta de limpeza mas é preciso que a população tenha consciência de não jogar lixo em terreno baldio. Para a situação o vereador aponta a necessidade de um trabalho de conscientização.

Em relação a educação, aponta-se a solicitação do vereador de grande importância em que as escolas por causa da pandemia, realizaram as aulas de forma online e para facilitar as famílias, o vereador Luis Costa solicitou o xerox de todo o material de forma gratuita. “Para que os pais pudessem dar mais respaldo aos filhos, solicitei que as apostilas fossem entregue pelas escolas, pois nem todas as famílias têm condições de imprimir o material”.

Todos os trabalhos que o vereador Luis Costa desenvolveu neste último ano está no site da Câmara Municipal, qualquer cidadão pode acessar e acompanhar, além do próprio site do vereador: www.luiscostamt.com que é um canal direto com o cidadão. O vereador Luis Costa exerceu quatro anos de mandato e foi reeleito e continuará na luta por políticas públicas de qualidade.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Procon Municipal convida empresas para discutir lei que obriga retirada de fios e cabos excedentes nos postes


Empresas de telefonia e internet terão prazo finalizado e o órgão convocou reunião para detalhar procedimentos a serem adotados

Fonte: Coordenadoria de Comunicação  Autor: Vilmar Kaizer

A lei de autoria do Legislativo foi aprovada e proporcionou 180 dias de prazo para adequação das empresas

A Câmara Municipal de Primavera do Leste aprovou neste ano uma lei (de autoria do próprio Legislativo), que obriga as empresas de telefonia e internet a retirarem o excesso de cabos e fios que permanecem pendurados nos postes da cidade. A norma estabeleceu um prazo para adequação, que está chegando ao fim no mês de outubro. A partir do término, as empresas que descumprirem a determinação passarão a ser notificadas pelo Procon Municipal e, caso não se adequem poderão ser multadas.

Com o objetivo de alinhar os procedimentos e esclarecer dúvidas, a coordenadora do Procon, Aline Fossari, convocou as empresas do setor (cerca de 22), para uma reunião na próxima quinta-feira, dia 11, às 10 horas, no auditório da Secretaria de Educação, em anexo onde também funciona a sede do Procon. A coordenadora destaca que a lei traz segurança jurídica para o órgão atuar em casos que antes ficavam sem solução.

“Temos tido reclamações, mas antes da vigência da lei ficávamos de mãos atadas. Agora as empresas serão obrigadas a recolher as fiações que não estão sendo utilizadas e dar o descarte adequado. Em situações em que houver risco de acidentes, por exemplo com crianças, o Procon vai acionar a Secretaria de Obras e de Meio Ambiente para identificar a empresa responsável e exigir a regularização”, explicou.

O levantamento feito pelo órgão aponta cerca de 22 empresas cadastradas entre operadoras de telefonia e provedores de internet, além da Concessionária de energia que responde de forma solidária por ser proprietária dos postes, mas o número real possa ser maior.

A intenção, segundo a coordenadora, é garantir que todas estejam cientes das regras e não aleguem desconhecimento. “Estamos notificando para que compareçam à reunião, entendam os procedimentos e cumpram o que determina a lei”, acrescenta Aline. Vale lembrar que com a nova regulamentação, cabos soltos, inutilizados ou abandonados deverão ser removidos pelas próprias empresas.

Caso não haja ação dentro do prazo estabelecido, a Secretaria de Obras fará a retirada e o descarte, repassando os custos à empresa responsável.


Antenado News