Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 03 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Geladeira de Deus disponibiliza alimentos de graça para moradores de rua



Quantas vezes em nossas casas perdemos os alimentos? Seja porque sobrou muito das refeições, ou porque não prestamos atenção na data de validade, ou ainda porque compramos mais que o necessário. Dados da Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que nós brasileiros desperdiçamos por dia 40 mil toneladas de alimentos. Os dados são de uma pesquisa realizada no ano passado.
Em 2013, foi constatado que mais de 7 milhões de brasileiros passam fome, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses dados são do ano de 2013. Estamos desperdiçando muita comida, sendo que são muitos brasileiros com a necessidade mais básica do ser humano, o alimento. Individualmente não temos como mudar todos esses dados, mas podemos começar mudando nosso comportamento dentro de casa.
Nesta perspectiva de mudança de comportamento e de conscientização surgiu o projeto Amar, da Igreja de Deus no Brasil. A igreja existe em mais de 186 países pelo mundo e um dos trabalhos que impulsiona a instituição é a luta para que não haja desperdício de comida. Com o intuito de não jogar os alimentos fora, o projeto amar que funciona há 4 anos, leva alimentos as pessoas que tem fome e não tem o que comer.
“Nós recebemos doações, também ganhamos alimentos de supermercados, e aí fazemos comidas e lanches e entregamos para moradores de ruas e para pessoas que estão desempregadas e não tem como comprar comida”. Aponta o Pastor da Igreja de Deus no Brasil e coordenador do projeto Amar, Ruben Grubert.
O pastor disse que no inicio do projeto, os voluntários saiam para as ruas, para ir de encontro aqueles que precisam, entregando os alimentos, nas praças, nas ruas, mas hoje o projeto conseguiu uma casa e com isso, todas as refeições podem ser servidas no local. A casa é alugada pela igreja, tem uma cozinha grande e um pátio com uma mesa e bancos que dá para acomodar a todos. Atualmente o projeto serve almoços na segunda, quarta e sexta e nas terças e quintas, serve lanches.
“Servimos os alimentos e eles se sentem acolhidos e nos contam suas histórias de vida que são muito tristes, nós ouvimos e fazemos orações com eles. Alguns que são dependentes químicos, nós entramos em contato com o pastor Rafael que cuida da casa de recuperação Boaz, que fica no Verde Vale e tentamos uma vaga para quem necessita”. Menciona o Pastor Ruben.
Ainda pensando na necessidade das pessoas, o projeto Amar, teve a iniciativa de colocar uma geladeira na rua. A chamada Geladeira de Deus é abastecida todos os dias, com marmitas de comida e com lanches. Ela fica a disposição de qualquer pessoa que esteja com fome, basta abrir sua porta e pegar o alimento.
“Jesus disse: Tive fome e me deste de comer. Essa é a prática que a Igreja faz, e que nós todos devemos fazer. O pastor fazendo ensina uma igreja, uma igreja ensina uma cidade, uma cidade fazendo ensina um estado, um estado fazendo ensina uma nação e uma nação ensina um continente. Não podemos deixar a comida ir para o lixo é preciso de mais conscientização e atitude, porque para quem tem fome é difícil, principalmente a noite, que eles não tem onde recorrer, por isso deixamos a geladeira abastecida”. Ressalta o Pastor Ruben.
Para finalizar o pastor chama a atenção daqueles que querem ajudar e obter um retorno com isso. Ruben fala que temos que ajudar sem querer nada em troca, não é a troca de favor, o importante é se doar. Mateus 25-45, “Quem deixar de fazer por esses pequeninos está deixando de fazer por mim”. Para quem deseja conhecer melhor o projeto, pode procurar os voluntários na casa que fica na Rua Bento Gonçalves, no centro da cidade. O telefone é o (66) 99679-8841

Josieli Araújo



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Rede municipal inicia aulas com escolas cheias e entrega de material didático em Primavera do Leste


Primeiro dia de aula ocorreu de forma tranquila nesta segunda-feira (2), com entrega de apostilas do sistema FTD

As escolas da rede municipal abriram suas portas nesta segunda-feira (2), dando início ao calendário escolar de 2026 em Primavera do Leste. O primeiro dia foi marcado por salas cheias e pela alegria das crianças no retorno às atividades escolares.

 

Já neste primeiro dia, os estudantes receberam os kits de material estruturado, compostos pelas apostilas do sistema FTD, que serão utilizados ao longo de todo o ano letivo.

 

A secretária municipal de Educação, Kelly Joana, avaliou o início das aulas como tranquilo e organizado, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. Ela explicou que, além das apostilas já entregues, os alunos também receberão os uniformes escolares e o kit completo de materiais.

 

“Este ano tivemos um aumento significativo no número de matrículas, o que acabou atrasando a entrega de alguns itens. Mas já há previsão de chegada e, para que ninguém ficasse sem condições de começar o ano letivo, foi repassada aos pais uma lista básica de materiais”, destacou.

 

Kelly Joana ressaltou ainda que os uniformes passaram por uma avaliação criteriosa, com foco no conforto e na durabilidade.

 

“O estudante terá acesso tanto ao kit de materiais quanto ao kit de uniformes”, completou.

 

A previsão é que todos os kits e uniformes sejam entregues nas próximas semanas, garantindo que cada estudante esteja plenamente equipado para aproveitar o ano escolar.

 

Outro ponto destacado pela Secretaria Municipal de Educação é o atendimento às crianças com necessidades especiais. No início do ano letivo, será realizada uma avaliação individual para identificar e atender as principais demandas de cada aluno.

 

Também foi informado que, em razão do aumento no número de matrículas, alguns ajustes nas rotas do transporte escolar precisaram ser realizados. Para assegurar o atendimento, as famílias estão sendo direcionadas às escolas que já contam com linhas de transporte disponíveis.

 

Encerrando, a Secretaria reforçou que 2026 será um ano de novos projetos e inovações, demonstrando que a educação municipal segue em constante crescimento, com iniciativas voltadas a transformar ainda mais a experiência dos estudantes da rede.


Antenado News