Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 23 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Geladeira de Deus disponibiliza alimentos de graça para moradores de rua



Quantas vezes em nossas casas perdemos os alimentos? Seja porque sobrou muito das refeições, ou porque não prestamos atenção na data de validade, ou ainda porque compramos mais que o necessário. Dados da Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que nós brasileiros desperdiçamos por dia 40 mil toneladas de alimentos. Os dados são de uma pesquisa realizada no ano passado.
Em 2013, foi constatado que mais de 7 milhões de brasileiros passam fome, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses dados são do ano de 2013. Estamos desperdiçando muita comida, sendo que são muitos brasileiros com a necessidade mais básica do ser humano, o alimento. Individualmente não temos como mudar todos esses dados, mas podemos começar mudando nosso comportamento dentro de casa.
Nesta perspectiva de mudança de comportamento e de conscientização surgiu o projeto Amar, da Igreja de Deus no Brasil. A igreja existe em mais de 186 países pelo mundo e um dos trabalhos que impulsiona a instituição é a luta para que não haja desperdício de comida. Com o intuito de não jogar os alimentos fora, o projeto amar que funciona há 4 anos, leva alimentos as pessoas que tem fome e não tem o que comer.
“Nós recebemos doações, também ganhamos alimentos de supermercados, e aí fazemos comidas e lanches e entregamos para moradores de ruas e para pessoas que estão desempregadas e não tem como comprar comida”. Aponta o Pastor da Igreja de Deus no Brasil e coordenador do projeto Amar, Ruben Grubert.
O pastor disse que no inicio do projeto, os voluntários saiam para as ruas, para ir de encontro aqueles que precisam, entregando os alimentos, nas praças, nas ruas, mas hoje o projeto conseguiu uma casa e com isso, todas as refeições podem ser servidas no local. A casa é alugada pela igreja, tem uma cozinha grande e um pátio com uma mesa e bancos que dá para acomodar a todos. Atualmente o projeto serve almoços na segunda, quarta e sexta e nas terças e quintas, serve lanches.
“Servimos os alimentos e eles se sentem acolhidos e nos contam suas histórias de vida que são muito tristes, nós ouvimos e fazemos orações com eles. Alguns que são dependentes químicos, nós entramos em contato com o pastor Rafael que cuida da casa de recuperação Boaz, que fica no Verde Vale e tentamos uma vaga para quem necessita”. Menciona o Pastor Ruben.
Ainda pensando na necessidade das pessoas, o projeto Amar, teve a iniciativa de colocar uma geladeira na rua. A chamada Geladeira de Deus é abastecida todos os dias, com marmitas de comida e com lanches. Ela fica a disposição de qualquer pessoa que esteja com fome, basta abrir sua porta e pegar o alimento.
“Jesus disse: Tive fome e me deste de comer. Essa é a prática que a Igreja faz, e que nós todos devemos fazer. O pastor fazendo ensina uma igreja, uma igreja ensina uma cidade, uma cidade fazendo ensina um estado, um estado fazendo ensina uma nação e uma nação ensina um continente. Não podemos deixar a comida ir para o lixo é preciso de mais conscientização e atitude, porque para quem tem fome é difícil, principalmente a noite, que eles não tem onde recorrer, por isso deixamos a geladeira abastecida”. Ressalta o Pastor Ruben.
Para finalizar o pastor chama a atenção daqueles que querem ajudar e obter um retorno com isso. Ruben fala que temos que ajudar sem querer nada em troca, não é a troca de favor, o importante é se doar. Mateus 25-45, “Quem deixar de fazer por esses pequeninos está deixando de fazer por mim”. Para quem deseja conhecer melhor o projeto, pode procurar os voluntários na casa que fica na Rua Bento Gonçalves, no centro da cidade. O telefone é o (66) 99679-8841

Josieli Araújo



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Foragido por estupro de vulnerável tenta se esconder atrás de pé de manga, mas acaba preso pela PM em Primavera do Leste


Um homem de 56 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso pela Polícia Militar na tarde de sexta-feira (20), no bairro Novo Horizonte, em Primavera do Leste.

Segundo informações da PM, a prisão ocorreu após equipes do Grupo de Apoio do 14º Batalhão receberem informações sobre o paradeiro do suspeito. Os dados foram repassados pelo Grupo de Apoio do 2º BPM de Barra do Garças, que auxiliou nas diligências.

Durante patrulhamento pela Rua Haiti, os policiais identificaram dois homens em atitude considerada suspeita. Ao notar a aproximação da viatura, um deles demonstrou nervosismo e tentou fugir da abordagem, escondendo-se nos fundos de uma kitnet, atrás de um pé de manga.

A tentativa de escapar não deu certo. Os militares realizaram a abordagem e, após consulta ao sistema de segurança pública, confirmaram que havia um mandado de prisão em aberto contra o suspeito pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal.

Após receber voz de prisão e ser informado de seus direitos constitucionais, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Primavera do Leste, onde ficou à disposição da Justiça.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito não apresentava lesões corporais e a condução ocorreu sem a necessidade do uso de algemas.

Crime tem pena severa

O crime de estupro de vulnerável é considerado um dos mais graves previstos na legislação brasileira e ocorre quando a vítima é menor de 14 anos ou não possui condições de oferecer resistência ou consentimento. A pena pode chegar a 15 anos de prisão, podendo ser aumentada em determinadas circunstâncias.


Antenado News