Primavera do Leste / MT - Domingo, 20 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Geladeira de Deus disponibiliza alimentos de graça para moradores de rua



Quantas vezes em nossas casas perdemos os alimentos? Seja porque sobrou muito das refeições, ou porque não prestamos atenção na data de validade, ou ainda porque compramos mais que o necessário. Dados da Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que nós brasileiros desperdiçamos por dia 40 mil toneladas de alimentos. Os dados são de uma pesquisa realizada no ano passado.
Em 2013, foi constatado que mais de 7 milhões de brasileiros passam fome, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses dados são do ano de 2013. Estamos desperdiçando muita comida, sendo que são muitos brasileiros com a necessidade mais básica do ser humano, o alimento. Individualmente não temos como mudar todos esses dados, mas podemos começar mudando nosso comportamento dentro de casa.
Nesta perspectiva de mudança de comportamento e de conscientização surgiu o projeto Amar, da Igreja de Deus no Brasil. A igreja existe em mais de 186 países pelo mundo e um dos trabalhos que impulsiona a instituição é a luta para que não haja desperdício de comida. Com o intuito de não jogar os alimentos fora, o projeto amar que funciona há 4 anos, leva alimentos as pessoas que tem fome e não tem o que comer.
“Nós recebemos doações, também ganhamos alimentos de supermercados, e aí fazemos comidas e lanches e entregamos para moradores de ruas e para pessoas que estão desempregadas e não tem como comprar comida”. Aponta o Pastor da Igreja de Deus no Brasil e coordenador do projeto Amar, Ruben Grubert.
O pastor disse que no inicio do projeto, os voluntários saiam para as ruas, para ir de encontro aqueles que precisam, entregando os alimentos, nas praças, nas ruas, mas hoje o projeto conseguiu uma casa e com isso, todas as refeições podem ser servidas no local. A casa é alugada pela igreja, tem uma cozinha grande e um pátio com uma mesa e bancos que dá para acomodar a todos. Atualmente o projeto serve almoços na segunda, quarta e sexta e nas terças e quintas, serve lanches.
“Servimos os alimentos e eles se sentem acolhidos e nos contam suas histórias de vida que são muito tristes, nós ouvimos e fazemos orações com eles. Alguns que são dependentes químicos, nós entramos em contato com o pastor Rafael que cuida da casa de recuperação Boaz, que fica no Verde Vale e tentamos uma vaga para quem necessita”. Menciona o Pastor Ruben.
Ainda pensando na necessidade das pessoas, o projeto Amar, teve a iniciativa de colocar uma geladeira na rua. A chamada Geladeira de Deus é abastecida todos os dias, com marmitas de comida e com lanches. Ela fica a disposição de qualquer pessoa que esteja com fome, basta abrir sua porta e pegar o alimento.
“Jesus disse: Tive fome e me deste de comer. Essa é a prática que a Igreja faz, e que nós todos devemos fazer. O pastor fazendo ensina uma igreja, uma igreja ensina uma cidade, uma cidade fazendo ensina um estado, um estado fazendo ensina uma nação e uma nação ensina um continente. Não podemos deixar a comida ir para o lixo é preciso de mais conscientização e atitude, porque para quem tem fome é difícil, principalmente a noite, que eles não tem onde recorrer, por isso deixamos a geladeira abastecida”. Ressalta o Pastor Ruben.
Para finalizar o pastor chama a atenção daqueles que querem ajudar e obter um retorno com isso. Ruben fala que temos que ajudar sem querer nada em troca, não é a troca de favor, o importante é se doar. Mateus 25-45, “Quem deixar de fazer por esses pequeninos está deixando de fazer por mim”. Para quem deseja conhecer melhor o projeto, pode procurar os voluntários na casa que fica na Rua Bento Gonçalves, no centro da cidade. O telefone é o (66) 99679-8841

Josieli Araújo



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News