Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Supostas irregularidades em Primavera do Leste serão investigadas pelo TCE-MT



As nomeações de pessoal e pagamento de horas extras pela Prefeitura de Primavera do Leste serão apuradas na análise das contas anuais de governo referentes a 2017.

Supostas irregularidades relativas a nomeação de pessoal e pagamento de horas extras pela Prefeitura de Primavera do Leste serão apuradas na análise das contas anuais de governo referentes a 2017. Na sessão ordinária de terça-feira (09.10), o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso determinou o apensamento da Representação de Natureza Interna (Processo nº 318060/2017), proposta para investigar as irregularidades, às contas anuais de governo do Poder Executivo de Primavera do Leste (Processo nº 46035/2017).

ASSISTA AO JULGAMENTO

O relator da RNI, conselheiro interino Moises Maciel, acolheu voto vista do conselheiro interino Luiz Henrique Lima para, além de apensar a RNI às contas, firmar o entendimento do colegiado do TCE-MT no sentido de eventual extrapolação dos limites de gastos com pessoal fixados pela LRF tenha sido ocasionada exclusivamente pela aplicação do cálculo da Receita Corrente Líquida com a dedução dos rendimentos da carteira de investimento dos RPPS, a caracterização de tal irregularidade não será, por si só, ensejadora da conclusão por um parecer prévio contrário à aprovação das contas, passando a vigorar plenamente no exame das contas a partir do exercício de 2018.

O voto vista, que contrariou parecer do Ministério Público de Contas em conhecer a Representação de Natureza Interna, foi acompanhado pela maioria do Tribunal Pleno. Ficou vencido apenas o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha, que entendeu ter ficado caracterizada irregularidade referente à realização de despesa com nomeação de pessoal e pagamento de hora extra quando ultrapassado o limite legal, e, também, que, naquela oportunidade, não fosse fixado ainda entendimento acerca da matéria descrita no voto vista.

Portal Mato Grosso 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

AMM vai reunir municípios da região Centro-Sul na 7ª edição do programa itinerante


A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) recebeu nesta terça-feira (10) a visita do 2º secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Hudson Pereira de Brito, que pela primeira vez esteve na instituição. Brito, que também é diretor executivo da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), estava acompanhado pelo 4º vice-presidente da CNM, Rafael Machado, ex-prefeito de Campo Novo do Parecis.

 

Na ocasião, o secretário da CNM foi recebido pelo presidente da AMM, Leonardo Bortolin, para discutir projetos de interesse municipalista e reforçar o compromisso com o avanço das pautas prioritárias. “Pela primeira vez visito a AMM e estou encantado com a estrutura da instituição, que tem uma grande liderança no estado e está sempre presente nas nossas mobilizações em Brasília. A AMM é uma referência e a recente conquista da filiação de 100% dos municípios de Mato Grosso demonstra a união e a força da associação, que contribui muito para o nosso trabalho em Brasília”, ressalta Brito, que foi prefeito de Santana do Seridó (RN) por cinco mandatos e há 30 anos participa do movimento municipalista.

 

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, agradeceu a visita e destacou a importância do diálogo e integração entre as instituições para fortalecer o municipalismo. “A visita do secretário Hudson reforça a parceria entre a AMM e a CNM para debater o avanço das pautas prioritárias e definir novas diretrizes. A sua vasta experiência de três décadas participando do movimento municipalista contribui para buscar soluções eficazes para os desafios dos municípios”, assinala.

 

Um dos assuntos da reunião foi a mobilização para a XXVII Marcha a Brasília, que será realizada de 18 a 21 de maio de 2026, com a participação de gestores de todo o país. A aprovação da PEC 25/2022, que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1,5% no mês de março, será uma das principais pautas do evento, que também inclui uma ampla programação técnica sobre os principais temas inerentes à gestão pública.

 

Comunicação Social AMM


Antenado News