Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Mais recursos para UPA e mais investimentos em postos de saúde são pautas do Prefeito Léo Bortolin em Brasília



O prefeito e a secretária de saúde se reuniram com o Ministro da Saúde, em Brasília, nesta quarta-feira (3)

O Prefeito Léo Bortolin, acompanhando pela secretária de saúde do município, Laura Kelly, através do Deputado Federal Valtenir Pereira, estiveram em uma grande e importante audiência com o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, na manhã desta quarta-feira (3).

Na pauta foram tratados diversos assuntos relativos a investimentos no município, tais como:

* Qualificação da UPA. Com isso almeja-se receber aproximadamente 300 mil por mês para custeio da unidade;

* Habilitação do ESF inaugurado no bairro Buritis, tendo em vista que hoje ele está sendo custeado 100% pela Prefeitura e deseja-se uma contrapartida do Governo Federal;

* Dois convênios de R$180 mil, cada um, para aquisição dos equipamentos das unidades dos bairros Jd. Luciana (construção retomada essa semana) e Guterres (obra deve iniciar ainda no primeiro semestre do ano);

* Ampliação de recurso para atenção básica, visando colocar algumas unidades em atendimento noturno.

Quanto a publicação da portaria, a expectativa é que em 10 dias seja publicada e, com isso, inicie-se os repasses mensais.

Para o prefeito Léo Bortolin, buscar recursos em Brasília para saúde é essencial para que se garanta benefícios aos cidadãos de Primavera do Leste. “Principalmente na área da saúde, que é muito procurada pela comunidade. Com essas novas unidades e habilitação da UPA, a qualidade do atendimento à população só tem a melhorar”.

Já o deputado Valtenir salienta que é sempre uma honra abrir as portas para o prefeito Léo. “É uma forma de retribuir o grande apoio que eu tive do eleitorado de Primavera do Leste. Confiamos no trabalho do prefeito e por isso estamos sempre dispostos a ajudá-lo com as necessidades dos moradores desta cidade”.

A secretária Laura Kelly explica que reuniu toda a documentação necessária para apresentar no Ministério da Saúde e está confiante que as solicitações serão atendidas. “É um momento de grande evolução para a saúde de Primavera do Leste, que caminha para continuar sendo referência na região sul-mato-grossense”, finaliza a secretária.

ASCOM – Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Crônica Política – por Luis Costa: E a pré-candidata Yamashita


Crônica Política – por Luis Costa

Charge politica. Fotos Internet

A candidatura de Gislaine Yamashita continua patinando. Não decola, não empolga e, ao que tudo indica, não vai além do ensaio. E quando a situação já parecia difícil, aparece mais um na pista: o advogado Edmar de Jesus Rodrigues, ex-presidente da OAB de Primavera do Leste, decidiu se lançar pré-candidato a deputado federal. E, para surpresa geral, pelo MDB.

Edmar é amigo do prefeito Sérgio Machinic (PL). Se tivesse escolhido o PL, seria recebido de braços abertos. Mas não: preferiu o MDB e, com isso, senta à mesa ao lado de Léo Bortolin. A política, afinal, é feita dessas ironias — quem poderia estar no time do prefeito, acabou indo reforçar o adversário.

Enquanto isso, Yamashita insiste em acreditar que a proximidade com os Bolsonaro bastaria para garantir votos. Como se o eleitor fosse obrigado a apertar o número dela só porque ela tira foto sorridente ao lado da família presidencial. A realidade, porém, é cruel: o povo não engole discurso vazio. E a candidatura, que já nasceu frágil, agora patina sem freio.

Nos bastidores, comenta-se que ela teria o apoio do pastor Ary. Mas até aí, nada é tão certo: nem os fiéis parecem dispostos a obedecer dessa vez. A paciência anda curta, e a fé política, ainda menor. Yamashita coleciona mágoas dentro do próprio partido, atropela correligionários e desconsidera nomes de peso, como o deputado estadual Cattani. Resultado? Uma política de portas fechadas, alianças quebradas e promessas furadas.

No fim das contas, a cena lembra um baile mal organizado: a orquestra toca, mas a pista está vazia. Gislaine dança sozinha, sem par e sem aplausos. E como diz a velha máxima da política: quem dança sem companhia, dança para fora.

Segue o baile.


Antenado News