Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 09 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Campanha de vacinação contra a gripe vai até 31 de maio em Primavera do Leste



A campanha de vacinação contra a gripe começou em Primavera do Leste. Desde o dia 25 de março, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) estão com os imunizantes disponíveis para a população em todas as ESF’s da cidade. A campanha vai ocorrer até o dia 31 de maio. 
 
As doses serão aplicadas dentro do horário de funcionamento das unidades, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Já nas ESF’s do bairro Buritis e Parque Eldorado, a vacinação acontece também em horários noturnos, das 18 à meia noite. Para se vacinar, é necessário se dirigir até a unidade de saúde com documento de identificação e cartão de vacinação.
 
Grupos prioritários
 
As crianças que vão receber a vacina da gripe pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Confira as demais prioridades definidas pelo Ministério da Saúde:
 
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
 
 
 
Antecipação
 
Em 2024, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha em função do aumento da circulação dos vírus respiratórios no país. Tradicionalmente a vacinação acontece entre os meses de abril e maio e neste ano começou já em março nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.
 
A vacina apresenta três tipos de cepas do vírus combinadas, chamada de trivalente, e protege contra os principais vírus em circulação no país. O órgão informa ainda que essa vacina pode ser aplicada na mesma ocasião de outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.
 
Assessoria 


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Servidor exonerado da prefeitura de Novo São Joaquim, pode voltar ao cargo; entenda


Com várias denúncias que envolve, prefeito, comissão que presidiu o PAD, e vereador, coloca dúvida no processo contra servidor.

Um vídeo que circulou em redes sócias e vários sites de Mato Grosso, mostrando atos obscenos possivelmente praticado dentro da prefeitura de Novo São Joaquim (465,2 km a leste de Cuiabá). O servidor em questão é Wanderlan Gondim Silveira, foi afastado da função no mês de março deste ano, Wanderlan já tinha sido afastado do cargo anteriormente, e voltou ao trabalho por decisão judicial.

Com decisão da comissão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), em desfavor do servidor, o site teve acesso a vários documentos que demostra possível perseguição política, levando em conta pedidos feitos pela defesa do servidor pondo a suspeição ou impedimento da comissão. Com documentos o servidor demostra diversas situações pessoais contra ele, isso com todos os membros que participaram da comissão.

prefeito Leonardo Faria Zampa (PL)

O prefeito Leonardo Faria Zampa (PL), não se manifestou sobre o caso até o momento.

Em uma possível trama envolvendo ainda o vereador do município Triel Ribeiro de Rezende (PODEMOS), porque documentos mostram que o chip utilizado para vazamento das imagens, está cadastrado em nome de sua vó, “Dona Nita”, falecida há 13 anos, conforme certidão de óbito.

Com histórico de várias denúncias feitas contra a gestão do prefeito Leonardo, informações que Wanderlan se recusava a fazer alguns procedimentos de suspeitas duvidosas, a reportagem busca resposta dos fatos, o servidor seria realmente culpado? Ou seria vítima das acusações feitas através de um vídeo que circulou e chegou aos sites e pági

nas de notícias manipulado, “sem imagem real, ou nítida”, do servidor.

Deixo espaço para prefeito que já foi perguntado sobre o caso, bem como para vereador Triel. A matéria foi feita com base em documentos de denúncias feitas ao MPE e Boletins de Ocorrências.

Da Redação


Antenado News