Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

“Cuida Primavera”: programa lançado pela gestão Sérgio Machnic leva o Gabinete e Secretarias para os bairros da cidade



O Programa prevê a descentralização dos serviços públicos, por meio de “mutirões” mensais com a comunidade

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Na noite da quarta-feira, 13, o Teatro Municipal de Primavera do Leste foi palco do lançamento oficial do programa “Cuida Primavera”, iniciativa permanente da Prefeitura que promete descentralizar os serviços públicos, levando-os diretamente à comunidade, nos bairros. A solenidade contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic, secretários municipais, vereadores e representantes de instituições parceiras.

A proposta do Cuida Primavera é aproximar o Executivo da população, oferecendo ações integradas de diversas pastas, com foco na Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Fazenda/CMTU, Administração, Cultura, SAMA, Esporte e Cidadania. Segundo o prefeito Sérgio Machnic, “o programa funcionará como um mutirão itinerante e vamos aos bairros atender a população. Se uma pessoa estiver aguardando um exame, por exemplo, vamos até ela, pois a própria equipe da Saúde estará no bairro, procurando e atendendo aos moradores”, citou.

Entre outros aspectos a ideia da gestão municipal é ‘levar o gabinete para as ruas’, assim com as diferentes Secretarias. “Esse programa vai mudar a vida de muitas pessoas, pois iremos cuidar ainda mais de quem trabalha, de quem produz e faz de Primavera do Leste uma cidade forte e promissora”, pontuou o prefeito Sérgio.

As equipes realizarão a limpeza do bairro, poda de árvores, revitalização da sinalização nas vias, tapa buracos nas ruas e outras ações. A ideia segundo o prefeito é dar a mesma atenção que o centro recebe para todos os bairros de um modo itinerante, com cronograma, dia e local definidos. É uma programa “com a cara da administração municipal” e que vem ao encontro do que a população primaverense necessita.

De acordo com o Chefe de Gabinete, Joélio Moraes, o Programa será de grande impacto para o município. “O prefeito Sérgio determinou que o realizássemos não apenas durante alguns meses, mas ao longo de toda a gestão. E o que isso significa? Significa levar o governo para mais próximo de todos, aproximando os serviços públicos de quem precisa e suprindo as deficiências e as necessidades existentes”, afirmou.

O secretário de Governo, Valfredo Rodrigues apresentou o escopo do Programa e frisou que a intenção é “entregar todo o planejado, de acordo com cada área envolvida, seja a Saúde, a Educação, Esportes, Obras, Serviços Sociais, entre outros. Queremos aproximar a prefeitura, levando-a  aos bairros, oportunizando à população apresentar sugestões, fazer reclamações e a partir disso podermos oferecer as soluções para cada caso”.

A Secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto, explicou que serão realizados serviços como o cadastro para trabalhadores, encaminhando-os ao mercado de trabalho, bem como o CadÚnico, que precisa ser atualizado anualmente. “Serão executados serviços essenciais à população, bem como orientação e encaminhamento para aqueles que necessitem de acompanhamento através do CRAS e dos CREAS. Vamos levar um serviço que resolva o problema dos cidadãos, pois esse é um pedido do nosso prefeito e queremos atende-los da melhor forma possível”, pontuou.

A Secretária de Saúde, Laura Leandra, ressaltou que a pasta pretende “levar a saúde para a população dos bairros, através da atenção primária, com a equipe atendendo a todos, como nesta primeira edição, em que o ESF I estará a postos, com exames, vacinação, odontologia e todos os demais serviços que o time SUS vai disponibilizar lá para contribuir da melhor forma possível”.

O vereador Eraldo Fortes esteve presente junto com a vereadora Gislaine Yamashita e parabenizou à administração pela iniciativa do Cuida Primavera. De acordo com ele “é algo que dá a cara da gestão Sérgio Machnic e os diversos serviços oferecidos demonstram que a gestão está caminhando. Cada nova administração inicia os trabalhos e aos poucos vai andando, sendo conduzida pela equipe e pelos esforços conjuntos, apresentando os resultados. E a Câmara também irá colaborar de forma integrada, se fazendo presente”, afirmou.

O secretário de Obras, Vitor Diniz, destacou que o programa é “a cara do prefeito”, por priorizar a melhoria completa dos espaços e serviços nos bairros. Segundo ele a iniciativa “é uma oportunidade de aproximar a gestão municipal dos moradores e ouvir diretamente as demandas de cada comunidade”. Vitor ressaltou ainda que todas as vezes em que o prefeito visita uma obra “ele sempre quer mais” e que seja feito o melhor possível em prol da população.

Cuida Primavera nasce para executar os serviços essenciais ao longo da semana nos bairros e no sábado, no encerramento promover um grande mutirão, com atendimento médico, odontológico, vacinação, triagem, oficinas culturais, atividades esportivas, orientações jurídicas, cadastro para vagas de emprego, atualização do CadÚnico, entre outros. A primeira ação do “Cuida Primavera” será realizada no sábado, dia 23 de agosto, atendendo os bairros São José e Cristo Rei, das 8h às 16h.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News