Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretário de Fazenda de Primavera do Leste participará de evento em Brasília para debater a Reforma Tributária



O encontro irá reunir representantes dos municípios brasileiros e pretende debater a Reforma Tributária e suas implicações nas finanças públicas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação  Autor: Denilson Paredes

“Precisamos ter essas informações o quanto antes e é exatamente isso que nós vamos procurar nesse encontro da CNM”, afirmou VanderleiTolfo

O Secretário Municipal de Fazenda de Primavera do Leste Vanderlei Tolfo irá participar de um importante evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês em Brasília. O encontro irá reunir representantes dos municípios brasileiros e pretende debater a Reforma Tributária e suas implicações nas finanças públicas.

 

Para o prefeito Sérgio Machnic, a participação de um representante nesse evento é importante para que o município possa se adaptar às mudanças impostas pela Reforma Tributária. “Essa Reforma provoca mudanças profundas na forma como os municípios arrecadam seus impostos e precisamos estar por dentro dessas mudanças para não sermos pegos de surpresa lá na frente. Então mais uma vez saímos na frente e dessa forma vamos poder nos organizar para não termos nenhum prejuízo para a nossa população em decorrência dessas mudanças”, externou o gestor.

 

De acordo com Vanderlei Tolfo, a sua expectativa é se inteirar ao máximo possível sobre as mudanças na forma de arrecadação de impostos e preparar as finanças do município para os impactos dessas mudanças. “É tudo muito novo e vamos começar a tratar das mudanças a partir desse encontro. Nós vamos nesse encontro para começar a nos inteirar a respeito das mudanças que mexem na questão tributária dos municípios e quando voltarmos pretendemos estabelecer um comitê municipal de estudos para debater as mudanças e nos preparar para a nova realidade. Será um momento muito importante para nós”, explicou.

 

Ele conta que haverá mudanças profundas na forma como os municípios arrecadam seus impostos e ressalta que o quanto antes os municípios se inteirarem sobre as reformas melhor. “Ainda não temos uma visão clara dos impactos para as finanças da nossa cidade, mas não podemos ficar esperando as mudanças acontecerem para só depois irmos atrás de nos informar. Precisamos ter essas informações o quanto antes e é exatamente isso que nós vamos procurar nesse encontro da CNM”, completou Tolfo.

 

O encontro, denominado Imersão em Reforma Tributária: Governança e Desafios para a Gestão do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o atual Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), é voltado para gestores municipais e pretende debater as competências, responsabilidades e estratégias de ação para garantir uma gestão eficiente a partir das mudanças impostas pela Reforma Tributária por meio da Emenda Constitucional 132/2023.

 

A Reforma Tributária será implantada a partir de 2026 e terá um período de transição que irá até 2032, quando entrará em vigor de forma definitiva.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

MPMT confirma regularidade e arquiva investigação contra ex-prefeito Maninho


O procedimento do Ministério Público de Mato Grosso seguiu todos os ritos com o máximo rigor

Ex-prefeito de Colíder,Hemerson Máximo (Maninho)

0 Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) determinou arquivamento da investigação que apurava supostas irregularidades na compra de um imóvel urbano pela Prefeitura de Colíder durante a gestão do ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo, o Maninho. Após uma rigorosa análise de todos os fatos e documentos, o órgão concluiu pela total regularidade do processo de desapropriação, afastando qualquer suspeita de superfaturamento.

A investigação, conduzida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), havia sido iniciada para apurar a aquisição de uma área destinada à construção de um conjunto habitacional. A suspeita inicial era de que o valor pago pelo município, de R$ 1.750.000,00, estaria acima do preço de mercado do imóvel. Contudo, o aprofundamento das apurações pelo MPMT revelou o contrário.

Durante 0 processo investigativo, foi constatado que o imóvel em questão possuía uma avaliação de mercado superior a R$ 2,2 milhões, por tanto houve economia de quase meio milhão de reais. Essa nova informação demonstrou que o valor pago pela administração municipal na desapropriação não apenas era justo, como também se mostrava vantajoso para o erário público, descaracterizando completamente a hipótese de superfaturamento que motivou o inquérito.

O procedimento do Ministério Público seguiu todos os ritos com o máximo rigor, garantindo uma análise completa e isenta dos atos administrativos. A conclusão pelo arquivamento reforça a lisura da conduta do então gestor na condução do processo de aquisição, que visava atender a uma importante demanda social do município.

Ao comentar a decisão, o ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo expressou seu alívio e gratidão. “Agradeço primeiramente a Deus e à Justiça dos homens, que com serenidade e competência esclareceu a verdade dos fatos. Sempre confiei que a regularidade de nossos atos seria comprovada. Fico com a consciência tranquila de que sempre trabalhamos com honestidade e pelo bem da população de Colíder”, declarou.

Fonte: RD News

 


Antenado News