Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 23 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Semana Nacional do Trânsito: ações educativas são intensificadas nas ruas e nas escolas de Primavera do Leste



O trabalho realizado pela CMTU, vinculada à SEFAZ, tem levado orientação a alunos, além de treinamento e orientação aos condutores

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Desde a última quinta-feira, 18, quando foi aberta oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), tem intensificado as atividades de orientação e prevenção em Primavera do Leste.

As ações incluem palestras em escolas, treinamentos de direção defensiva para condutores e os tradicionais ‘pit stops’, com entrega de materiais informativos a motoristas em pontos estratégicos da região central e dos bairros.

Segundo a coordenadora da CMTU, Marta Eunice Silva, o objetivo principal é estimular a reflexão sobre atitudes no trânsito. “Nosso foco é a direção defensiva, mais do que a legislação. Não falamos de gravidade ou penalidades, mas do impacto das atitudes, do tempo de reação, do uso do celular ao volante, entre outros assuntos. A ideia é colocar o motorista para pensar”, explicou.

A coordenadora destaca que o trabalho educativo acontece durante todo o ano, em parceria com instituições como escolas, empresas e órgãos parceiros, mas ganha força neste período. “O nosso trabalho é contínuo e fora da Semana Nacional do Trânsito já temos ações em andamento, como palestras em empresas, escolas e na APAE. Nesta semana, intensificamos os pit stops, que têm o objetivo de passar uma mensagem rápida e de impacto: desacelere, seu bem maior é a vida”, completa.

E de acordo com Marta, a receptividade dos motoristas durante as abordagens tem sido positiva e de grande valia. “Eles demonstram que gostaram e, em muitos casos, até parabenizam a iniciativa”, avalia. A Semana Nacional do Trânsito segue com a programação educativa até o dia 25 de setembro, sempre com foco na conscientização e valorização da vida no trânsito. Ainda na tarde desta segunda-feira, 22, um segundo pit stop, além do realizado pela manhã, acontece na rotatória da avenida dos Trabalhadores, à partir das 16h.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

MPMT confirma regularidade e arquiva investigação contra ex-prefeito Maninho


O procedimento do Ministério Público de Mato Grosso seguiu todos os ritos com o máximo rigor

Ex-prefeito de Colíder,Hemerson Máximo (Maninho)

0 Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) determinou arquivamento da investigação que apurava supostas irregularidades na compra de um imóvel urbano pela Prefeitura de Colíder durante a gestão do ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo, o Maninho. Após uma rigorosa análise de todos os fatos e documentos, o órgão concluiu pela total regularidade do processo de desapropriação, afastando qualquer suspeita de superfaturamento.

A investigação, conduzida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), havia sido iniciada para apurar a aquisição de uma área destinada à construção de um conjunto habitacional. A suspeita inicial era de que o valor pago pelo município, de R$ 1.750.000,00, estaria acima do preço de mercado do imóvel. Contudo, o aprofundamento das apurações pelo MPMT revelou o contrário.

Durante 0 processo investigativo, foi constatado que o imóvel em questão possuía uma avaliação de mercado superior a R$ 2,2 milhões, por tanto houve economia de quase meio milhão de reais. Essa nova informação demonstrou que o valor pago pela administração municipal na desapropriação não apenas era justo, como também se mostrava vantajoso para o erário público, descaracterizando completamente a hipótese de superfaturamento que motivou o inquérito.

O procedimento do Ministério Público seguiu todos os ritos com o máximo rigor, garantindo uma análise completa e isenta dos atos administrativos. A conclusão pelo arquivamento reforça a lisura da conduta do então gestor na condução do processo de aquisição, que visava atender a uma importante demanda social do município.

Ao comentar a decisão, o ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo expressou seu alívio e gratidão. “Agradeço primeiramente a Deus e à Justiça dos homens, que com serenidade e competência esclareceu a verdade dos fatos. Sempre confiei que a regularidade de nossos atos seria comprovada. Fico com a consciência tranquila de que sempre trabalhamos com honestidade e pelo bem da população de Colíder”, declarou.

Fonte: RD News

 


Antenado News