Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Semana Nacional do Trânsito: ações educativas são intensificadas nas ruas e nas escolas de Primavera do Leste



O trabalho realizado pela CMTU, vinculada à SEFAZ, tem levado orientação a alunos, além de treinamento e orientação aos condutores

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Desde a última quinta-feira, 18, quando foi aberta oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), tem intensificado as atividades de orientação e prevenção em Primavera do Leste.

As ações incluem palestras em escolas, treinamentos de direção defensiva para condutores e os tradicionais ‘pit stops’, com entrega de materiais informativos a motoristas em pontos estratégicos da região central e dos bairros.

Segundo a coordenadora da CMTU, Marta Eunice Silva, o objetivo principal é estimular a reflexão sobre atitudes no trânsito. “Nosso foco é a direção defensiva, mais do que a legislação. Não falamos de gravidade ou penalidades, mas do impacto das atitudes, do tempo de reação, do uso do celular ao volante, entre outros assuntos. A ideia é colocar o motorista para pensar”, explicou.

A coordenadora destaca que o trabalho educativo acontece durante todo o ano, em parceria com instituições como escolas, empresas e órgãos parceiros, mas ganha força neste período. “O nosso trabalho é contínuo e fora da Semana Nacional do Trânsito já temos ações em andamento, como palestras em empresas, escolas e na APAE. Nesta semana, intensificamos os pit stops, que têm o objetivo de passar uma mensagem rápida e de impacto: desacelere, seu bem maior é a vida”, completa.

E de acordo com Marta, a receptividade dos motoristas durante as abordagens tem sido positiva e de grande valia. “Eles demonstram que gostaram e, em muitos casos, até parabenizam a iniciativa”, avalia. A Semana Nacional do Trânsito segue com a programação educativa até o dia 25 de setembro, sempre com foco na conscientização e valorização da vida no trânsito. Ainda na tarde desta segunda-feira, 22, um segundo pit stop, além do realizado pela manhã, acontece na rotatória da avenida dos Trabalhadores, à partir das 16h.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News