Primavera do Leste / MT - Domingo, 26 de Outubro de 2025

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Blitz educativa em parceria entre o município e iniciativa privada busca conscientizar sobre a preservação da fauna silvestre



Ação visa alertar motoristas sobre os cuidados para evitar atropelamentos de animais, quando trafegam por rodovias e vias urbanas

Condutores de veículos receberam panfletos orientativos, além de adesivos afixados nos veículos, relacionados à fauna silvestre

Na manhã desta quinta-feira, 31, uma ação desenvolvida pela empresa Rumo Logística, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMTU) e Secretaria de Meio Ambiente (SAMA), de Primavera do Leste, promoveu a conscientização ambiental de forma integrada: uma blitz educativa e ‘adesivaço’ na avenida Porto Alegre, voltado à preservação da fauna silvestre, com foco nas rodovias federais, mas que também é aplicado ao perímetro urbano.

A iniciativa já integra um projeto maior, de Responsabilidade Ambiental desenvolvido pela Rumo Logística e  nasceu internamente, visando os veículos da própria empresa, mas devido à importância se estendeu às comunidades, nos municípios onde atua. Por meio da informação e conscientização o intuito é alertar motoristas sobre o risco de atropelamento de animais silvestres, o que coloca em risco a vida deles e dos próprios condutores.

De acordo com a auditoria ambiental da rumo, Maiara, o projeto é estratégico especialmente durante o período de seca, quando o deslocamento dos animais aumenta consideravelmente. “Estamos promovendo uma blitz ambiental para conscientizar aos motoristas, pois essa é uma estação seca, e nosso estado, que é extremamente rico em biodiversidade, possui um aumento nos deslocamentos dos animais em busca de recursos. Por isso é importante a sensibilização sobre medidas que podem evitar acidentes e preservar a vida silvestre”, explicou.

A coordenadora da CMTU, Marta Eunice Silva, destacou a relevância da ação também no contexto urbano. “Não se trata apenas de preservar a vida dos animais, mas há também riscos materiais e à integridade dos condutores. Aqui em Primavera, temos uma circulação significativa de animais como antas e capivaras, especialmente em áreas como o entorno da Lagoa e por isso, ações como essa são fundamentais”, disse ela.

A Coordenadora adianta também que além da blitz, a CMTU já iniciou um projeto de sinalização viária voltado à advertência sobre presença de fauna silvestre e que será implantada em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de aumentar a atenção dos motoristas e reduzir o número de atropelamentos. “Já iniciamos os trabalhos para adequação da sinalização e, em breve, as placas de advertência sobre animais silvestres estarão instaladas nos pontos mais críticos do município”, acrescentou.

NÚMEROS

Cerca de 475 milhões de animais selvagens são vitimados ao ano em rodovias do país e 5 milhões nas rodovias estaduais e federais de Mato Grosso.

Entre as orientações estão: dirigir mais devagar e com muita atenção; deixar animais em perigo na via, seguirem o seu caminho e sinalizar com farol e pisca alerta aos demais usuários, além de respeitar os limites de velocidade da via.

Coordenadoria de Comunicação



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Brasil

Com vagas em Várzea Grande, Solar Coca-Cola abre inscrições para nova edição do programa de estágio “Decola” para estudantes de diversas áreas


Hora de decolar com a Solar: oportunidades estarão abertas para 50 jovens talentos em 11 cidades, incluindo Várzea Grande

A Solar Coca-Cola anuncia a abertura da quarta edição do Decola, programa de estágio que já se consolidou como um dos principais projetos de formação de talentos da empresa. Este ano, serão disponibilizadas 50 vagas distribuídas entre 11 cidades, incluindo Várzea Grande (MT), onde estão localizadas as principais unidades da empresa, que fabrica e distribui produtos do portfólio Coca-Cola nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste do País. As inscrições acontecem de 20 de outubro a 19 de novembro por meio da plataforma Gupy, clicando em https://decolasolar.gupy.io/. É importante identificar o link que representa a localidade/cidade de atuação dos candidatos.

 

As oportunidades têm como foco jovens em formação em cursos de Tecnologia e Engenharias, mas as vagas também se estendem para as áreas de Transformação Digital, Indústria, Logística, Comercial, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Jurídico, Supply Chain, dentre outras.

 

Pelo menos 12 estagiárias farão parte do Decola Tech, iniciativa afirmativa para mulheres que busca ampliar a presença feminina na área de tecnologia da empresa. Além de Várzea Grande, as vagas serão distribuídas em Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Maracanaú (CE), Simões Filho (BA), Maceió (AL), São Luís (MA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Macaíba (RN).

 

“O Decola representa muito mais do que um programa de estágio: é um espaço de desenvolvimento, aprendizado e conexão com o futuro. Estamos fortalecendo ainda mais a nossa marca empregadora com programas como esse, que abrem as portas da Solar para que jovens talentos possam ser protagonistas das suas carreiras e contribuam com inovação e novas perspectivas para o nosso modo de trabalhar”, afirma Emiliana Albanaz, Diretora de RH da Solar Coca-Cola.

 

Um exemplo desse impacto positivo foi comprovado com a jovem Jamyle Teles, de 23 anos, que iniciou sua carreira na Solar por meio do Decola em 2024 e foi mais uma das profissionais efetivadas no programa. “Participar do Decola foi uma experiência transformadora para minha carreira. Durante o programa, tive a oportunidade de me desenvolver em diversas áreas, tendo contato com desafios que ampliaram meu repertório e fortaleceram minhas habilidades técnicas e interpessoais. A Solar tem um cuidado genuíno com as pessoas, e isso fez toda a diferença. Me senti acolhida, incentivada e guiada com propósito ao longo da jornada. Esse período foi essencial para meu crescimento profissional e contribuiu diretamente para minha efetivação. Sem dúvida, foi um marco de aprendizado e de visibilidade que impulsionou minha trajetória dentro da empresa”, destaca a designer.

 

Pré-requisitos para decolar

 

Podem participar estudantes de graduação ou cursos tecnólogos que tenham concluído pelo menos 50% da carga horária do curso e estejam com matrícula ativa. A idade mínima para participar do programa é de 18 anos, não havendo idade máxima para os candidatos, desde que cumpram os demais requisitos do programa. Não é exigida experiência prévia.

 

Estrutura do programa:

  • Duração: 18 meses (1 ano + 6 meses);

  • Carga horária: 6h diárias;

  • Possibilidade de efetivação: a partir do 8º mês de estágio.

 

É importante que o candidato tenha disponibilidade para cumprir as horas exigidas. Os contratos têm um ano de duração, podendo ser renovados por mais seis meses, desde que o estagiário se mantenha vinculado a uma instituição de ensino superior e tenha um bom desempenho na companhia.

 

Passo-a-passo para a decolagem

 

O processo seletivo contará com etapas online e presenciais, envolvendo testes, vídeo de apresentação, dinâmicas em grupo e entrevistas.

 

É possível acompanhar as etapas do processo através do perfil na plataforma Gupy, e toda a comunicação será feita via e-mail. Qualquer mudança nessas previsões podem ocorrer e serão comunicadas nas páginas e publicações oficiais da Solar Coca-Cola.

 

O candidato receberá por e-mail todas as informações sobre etapas e datas do processo seletivo, caso seja selecionado a avançar na jornada de seleção. A previsão de entrada dos novos estagiários do Programa Decola é em março de 2026.

 

Benefícios

 

Além da bolsa estágio, os participantes têm acesso a plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, Gympass/Wellhub, vale-refeição ou vale-alimentação e transporte.

 

Sobre a Solar Coca-Cola — A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste. A Solar conta com mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

 FSB Comunicação – Alice Araújo


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