Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Restrições impostas por pretendentes diminuem e nº de adoções cresce no país



Perfil desejado se aproxima aos poucos do encontrado nos abrigos; já são 1.142 adoções em 2017. Novo cadastro, mais preciso e com mais informações, deve ser implantado em 2018.

O número de pretendentes a pais que dizem não se importar com a cor da criança, que estão abertos a grupos de irmãos e que não querem apenas bebês cresce ano a ano no país. O resultado: o Brasil já registra, em média, quatro adoções por dia. Em 2017, são 1.142, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção obtidos pelo G1.

Se em 2011 menos de um terço (31,9%) aceitava adotar crianças negras, hoje mais da metade (51,8%) diz não se importar com isso ao se candidatar a uma adoção no Brasil. Trata-se de uma mudança importante, já que quase 1/5 das crianças aptas à adoção é negra.

Um outro dado que revela uma transformação no perfil desejado é o que diz respeito à idade. Em 2011, apenas 6,7% aceitavam uma criança maior de 5 anos – percentual que pouco se alterou em 2014 (8,9%). Agora, no entanto, 20,2% estão de acordo com uma adoção tardia.

A questão da faixa etária talvez se configure no maior abismo entre os adotantes e as crianças que aguardam uma nova família. Isso porque 73,8% das crianças abrigadas têm 6 anos ou mais.

Dados do Conselho Nacional de Justiça aos quais o G1 teve acesso mostram que, das 1.142 crianças adotadas neste ano, 351 tinham mais de 5 anos ao ser concretizado o ato – ou seja, 30,7%. Trata-se de um número considerável.

O percentual de pretendentes que se dizem dispostos a levar para casa mais de uma criança também quase dobrou entre 2011 e 2017. Há seis anos, 17,6% aceitavam irmãos; hoje, são 34,5%. Um índice considerado relevante dado que 59,4% das crianças estão à espera de pais junto com um ou mais irmãos.

Os dados do CNJ mostram que 427 das 1.142 crianças adotadas neste ano têm irmãos – o que corresponde a 37,3% do total.

 (Foto: Arte/G1)

(Foto: Arte/G1)

Para a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), Sara Vargas, essa visível mudança no quadro se deve especialmente ao trabalho de conscientização realizado pelos grupos e a um maior espaço para o tema na mídia.

“A sociedade tem pensado mais a respeito. E os grupos chegam quebrando mitos, dando a possibilidade aos pretendentes de ouvir as famílias adotivas e as suas experiências. Muitos grupos têm também projetos junto com as varas da Infância e da Juventude tanto na preparação quanto no acompanhamento pós-adoção, o que gera mais segurança a quem pretende adotar. E como essas pessoas recebem mais informação, percebem que, ampliando o perfil, vão ao encontro de um número maior de crianças que aguardam uma nova família e que o processo não é tão demorado nem tão difícil”, diz.

Nova família

Luciana e o marido, agora pais de três meninas (Foto: Luciana Pacheco Garcia/Arquivo pessoal)Luciana e o marido, agora pais de três meninas (Foto: Luciana Pacheco Garcia/Arquivo pessoal)

Luciana e o marido, agora pais de três meninas (Foto: Luciana Pacheco Garcia/Arquivo pessoal)

A administradora Luciana Pacheco Garcia, de 30 anos, que se tornou mãe neste ano, é o exemplo disso. Ela e o marido adotaram três meninas, de 3, 5 e 6 anos. “A gente sempre quis três. E o fato de serem irmãos, de já terem uma vivência e uma amizade fortalecida, era muito importante”, conta.

Ela começou o processo de habilitação no ano passado e durante o curso de preparação resolveu ampliar o perfil. “A gente queria até 5 anos, mas percebeu que a realidade não era essa, que ia ser muito difícil conseguir três irmãos até essa faixa. Então escrevemos uma carta para o juiz informando que queríamos aumentar para 7 anos.”

Moradora de Minas Gerais, ela e o marido encontraram as três filhas em uma cidade no mesmo estado, mas a 12 horas de viagem. Três meses após entrar na fila, no início deste ano, os dois se encontraram com elas por três fins de semana – tempo suficiente para estreitar os laços e ambos os lados terem a certeza do ato. “Elas estão muito felizes e nós também. A família toda e os amigos apoiaram e as adoram.”

Questionada se é fácil dar conta de uma família tão grande, Luciana diz que houve todo um planejamento para isso. “Não há luxo. Mas a gente sabia que ia conseguir suprir todas as necessidades básicas e é isso que todos os pais têm que ter em mente ao decidir por um filho.”

Novo cadastro

Existem hoje no Cadastro Nacional de Adoção 41.409 pretendentes. Do outro lado, estão 8.133 crianças e adolescentes. Para que o número de adoções aumente ainda mais, um novo cadastro deve ser implementado no início de 2018.

Entre as mudanças previstas, segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Sandra Silvestre, estão a criação de um mecanismo automático de busca de pretendentes e crianças – o processo hoje é feito manualmente. A intenção é que o sistema seja capaz de identificar “sozinho” os pais para crianças que tenham aquele perfil determinado, “rodando” e atualizando quase que em tempo real as informações. Com isso, após a verificação, a ideia é que ele emita um aviso para o juiz com a informação de que foi encontrada uma criança com o perfil desejado ou bem próximo do informado pelo pretendente (permitindo, assim, que ele amplie um pouco as possibilidades).

Para Sara, da Angaad, isso pode ser fundamental para um aumento nas aproximações. “Muitas das adoções hoje são feitas por meio de busca ativa fora do cadastro. São pessoas que estão cadastradas, mas que têm a ajuda de grupos de adoção para encontrar uma criança em outra cidade, outro estado, e acabam concretizando o ato por meio do CNA.”

Ela ressalta, no entanto, que não adianta um sistema aperfeiçoado se não houver pessoas para alimentá-lo com regularidade. “Existe um provimento que determina que toda cidade com mais de 100 mil habitantes precisa ter uma Vara especializada da Infância. Mas isso não acontece na prática. Então há comarcas, especialmente no interior, onde há poucos funcionários, que não conseguem atualizar os dados, tanto de crianças como de pretendentes. É preciso melhorar essa questão dos serventuários da Justiça, para que haja condição de operacionalizar isso tudo.”

Desenhos poderão ser colocados junto às informações das crianças no cadastro (Foto: Caio Kenji/G1)Desenhos poderão ser colocados junto às informações das crianças no cadastro (Foto: Caio Kenji/G1)

Desenhos poderão ser colocados junto às informações das crianças no cadastro (Foto: Caio Kenji/G1)

Outra alteração que foi debatida em encontros com juízes e promotores da infância durante o ano é a inclusão de fotos, vídeos, cartinhas e desenhos feitos pelas crianças e adolescentes no cadastro. O objetivo é fazer com que pretendentes acabem se conectando com as histórias e queiram conhecê-los. A juíza Sandra Silvestre diz que se trata de um dos “pontos polêmicos da discussão”. “A matéria não está pacificada nem mesmo entre os juízes e será melhor discutida”, afirma.

Alguns especialistas alertam que apelar para a emoção pode desvirtuar o processo. Sara, da Angaad, discorda. “Se adoção envolve formação de vínculo afetivo, como não envolver emoção? Precisa, sim, construir essa relação e ela vai acontecer mais cedo ou mais tarde. É para isso que existe o estágio de convivência, quando há um contato com a criança e se percebe se há empatia e formação de vínculo adotivo. Então quando se priva uma criança de colocar um desenho, enviar uma foto ou um vídeo, principalmente quando é uma adoção mais difícil e ela deseja fazer isso, está se retirando um direito dela.”

De acordo com Sandra Silvestre, informações como frequência escolar e o histórico de acolhimento das crianças e dados de antecedentes criminais dos pretendentes também deverão constar do novo cadastro. Ela diz que na descrição das doenças deverá ser incluída ainda a microcefalia e um detalhamento maior de deficiências físicas e mentais.

As propostas estão no âmbito do Grupo de Trabalho da Infância e Adolescência da Corregedoria Nacional. Elas ainda serão levadas à análise do corregedor. E terão de passar pelo Conselho Pleno do CNJ para, então, serem validadas e colocadas em prática.

Como adotar

Para adotar uma criança, é preciso ter no mínimo 18 anos. Não importa o estado civil, mas é necessária uma diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança acolhida.

O primeiro passo é ir à Vara da Infância mais próxima e se inscrever como candidato. Além de RG e comprovante de residência, outros documentos são necessários para dar continuidade no processo. É preciso fazer uma petição e um curso de preparação psicossocial.

São realizadas, então, entrevistas com uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais e visitas. Após entrar na fila de adoção, é necessário aguardar uma criança com o perfil desejado.

Cartilhas e grupos de apoio podem ser consultados para esclarecer dúvidas e saber um pouco mais sobre o ato. O passo-a-passo pode ser verificado no site do CNJ.

Fonte: G1



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Retorno: Agnaldo Santos retorna à Secretaria de Estado de Saúde e assume novo cargo em Mato Grosso


Ex-superintendente de Assuntos Indígenas foi nomeado Assessor Especial I e continuará atuando em prol da saúde e das comunidades indígenas do estado

O ex-vereador de Poxoréu e ex-superintendente de Assuntos Indígenas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Agnaldo Santos, foi oficialmente nomeado Assessor Especial I da pasta. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de outubro de 2025.

 

Agnaldo Santos tem uma trajetória marcada pelo compromisso com as causas indígenas. Durante cinco anos, esteve à frente da Superintendência de Assuntos Indígenas na gestão do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta, atuando em parceria com a primeira-dama Virginia Mendes, reconhecida como madrinha dos povos indígenas. Nesse período, coordenou ações que fortaleceram as políticas públicas voltadas às 43 etnias indígenas presentes em Mato Grosso, que somam uma população estimada em 65 mil pessoas.

 

Com o novo desafio, Agnaldo reforça sua atuação nas políticas de saúde indígena e nas ações direcionadas às comunidades tradicionais do estado.

 

 “Sinto-me honrado pela oportunidade de continuar contribuindo com a saúde e o bem-estar dos povos indígenas de Mato Grosso. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao vice Otaviano Pivetta, à primeira-dama Virginia Mendes e ao secretário Gilberto Figueiredo pela confiança. Continuarei minha missão de fortalecer as políticas públicas que garantem dignidade e qualidade de vida às nossas comunidades indígenas e à população mato-grossense”, destacou Agnaldo Santos.

 

 

 

O retorno de Agnaldo à SES reforça a continuidade de um trabalho reconhecido pelo diálogo com as lideranças indígenas e pelo compromisso em promover equidade no acesso à saúde pública em todas as regiões de Mato Grosso.


HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeitura entrega revitalização da Praça Domingos de Bortoli, no Tuiuiú e reforça compromisso com os bairros de Primavera do Leste


Espaço totalmente reestruturado passa a oferecer lazer, convivência e qualidade de vida à comunidade do bairro

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Com a revitalização, a Praça Domingos de Bortoli passa a oferecer novas áreas de convivência, brinquedos reformados, academia ao ar livre, paisagismo
Na manhã do sábado (11), a Prefeitura de Primavera do Leste entregou oficialmente a revitalização da Praça Domingos de Bortoli, no bairro Tuiuiú. O espaço, que leva o nome de um dos pioneiros da cidade, foi completamente reestruturado pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) e entregue à comunidade em um ato que reuniu autoridades municipais, familiares do homenageado e moradores do bairro.

Durante a cerimônia também houve a distribuição de pipoca e algodão-doce, criando um clima de confraternização entre as famílias, nada data que antecedeu o Dia das Crianças. Também foi prestada uma homenagem especial aos familiares de Domingos de Bortoli, representados por dona Vilma, viúva do pioneiro, a quem foi entregue uma orquídea.

O prefeito Sérgio Machnic destacou o empenho da equipe da Sinfra e o trabalho executado com recursos e mão de obra próprios do município. “O Douglas comandou essa reforma, e em nome dele cumprimento todos os servidores da Secretaria. Com recurso próprio inauguramos aqui uma praça de alta qualidade. Esse é um espaço para as crianças, jovens e adultos se encontrarem, conversarem e viverem em comunidade. É assim que construímos um futuro melhor, juntos”, afirmou o prefeito.

Machnic ainda ressaltou o trabalho conjunto entre o Executivo e o Legislativo. “Os vereadores são a ponte com a comunidade, trazem as demandas, e nós, junto com os secretários, buscamos atender. Somos uma equipe trabalhando pelo bem-estar da população e temos visto o comprometimento de todos, para que a população e a cidade como um todo, sempre saiam ganhando”, reforçou.

A vice-prefeita Iva Viana fez questão de parabenizar o trabalho realizado e destacou o cuidado com os bairros. “O Tuiuiú é um bairro querido e muitos da minha família moram aqui. Hoje ele recebe o olhar atencioso do prefeito e da equipe da Sinfra. A população quer ver sua cidade cuidada, e é isso que estamos fazendo. Peço que todos ajudem a cuidar da praça, porque ela é fruto do imposto e do esforço de cada cidadão”, disse.

O secretário de Infraestrutura, Vitor Diniz, agradeceu à administração pelo apoio e à comunidade pela parceria. “Quando chegamos aqui, o espaço estava degradado, brinquedos quebrados, academia enferrujada. Hoje entregamos uma praça nova, feita com dedicação da nossa equipe. Tudo foi realizado com material e mão de obra próprios, o que nos permitiu economizar e valorizar o trabalho dos servidores municipais”, explicou.

Diniz ainda fez questão de reconhecer o trabalho artístico da moradora Nayara, responsável pela pintura e grafite da biblioteca anexa à praça. Também destacou o empenho dos funcionários. “Esses servidores fazem a máquina girar. Em qualquer situação, eles estão prontos para atender a cidade. Devemos valorizar essa equipe que trabalha com amor e comprometimento”, completou o secretário.

Atuação do Legislativo

O presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Salles, ressaltou o trabalho conjunto entre os poderes e a importância da revitalização para o lazer e a convivência da comunidade. “Uma praça como essa é sinônimo de saúde, diversão e bem-estar. É um espaço onde as crianças podem brincar, as famílias se encontram e a comunidade se fortalece. Parabéns à Prefeitura e à Sinfra por mais essa entrega”, pontuou.

Autor da indicação que resultou na revitalização, o vereador Marcondes Martignago celebrou a conclusão da obra e lembrou que o pedido partiu da própria comunidade. “Quando percorri o bairro, percebi a necessidade de revitalizar a praça. Fiz a indicação e, com o apoio do Executivo, hoje entregamos um espaço lindo e renovado, justamente na véspera do Dia das Crianças. Esse é um presente especial para a comunidade do Tuiuiú”, afirmou o parlamentar.

Com a revitalização, a Praça Domingos de Bortoli passa a oferecer novas áreas de convivência, brinquedos reformados, academia ao ar livre, paisagismo e um ambiente mais seguro e agradável para moradores de todas as idades. A entrega da obra reforça o compromisso da administração municipal em promover qualidade de vida, lazer e integração social em todos os bairros de Primavera do Leste.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura inaugura revitalização da Praça Domingos de Bortoli no bairro Tuiuiú


Na manhã deste sábado, 11, a partir das 9h, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), realiza a inauguração da revitalização da Praça Domingos de Bortoli, localizada no bairro Tuiuiú.

 

O espaço foi completamente renovado e está pronto para receber a comunidade, oferecendo lazer, bem-estar e um ambiente agradável de convivência para as famílias.

 

A solenidade contará com a presença do prefeito Sérgio Fava Machnic e de demais autoridades municipais, reafirmando o compromisso da administração com a entrega de obras de qualidade e que impactam positivamente o dia a dia da população primaverense.

 

Segundo a Sinfra, a revitalização da praça integra um conjunto de ações voltadas à melhoria dos espaços públicos e à valorização dos bairros. Além das obras de requalificação urbana, a secretaria também vem executando os Mutirões de Limpeza, que atualmente estão acontecendo simultaneamente nos bairros Tuiuiú e Guterres.

 

Com novo paisagismo, iluminação moderna e áreas adequadas para descanso e recreação, a Praça Domingos de Bortoli se transforma em um novo ponto de encontro da comunidade.

 

A população está convidada a participar da inauguração e conhecer de perto como ficou o espaço, que agora oferece mais segurança, conforto e qualidade de vida para todos. Essa é a Prefeitura de Primavera do Leste — construindo uma cidade cada vez melhor para todos.

 

 


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Alunos da Escola Municipal de Teatro conquistam destaque no FETRAN em Cuiabá e são recebidos pelo prefeito Sérgio Machnic


Festival reuniu estudantes de todo o estado e evidenciou mais uma vez, produções teatrais desenvolvidas Primavera do Leste

A Escola Municipal de Teatro atua de forma descentralizada, com 12 polos instalados em escolas, centros culturais e espaços comunitários

Na manhã desta quarta-feira, 8, o prefeito Sérgio Machnic recebeu alunos e professores da Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino, de Primavera do Leste, que retornaram de Cuiabá com expressivos resultados conquistados no Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN). O evento foi realizado entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro na capital do estado.

 

Na oportunidade, mais de 50 integrantes da Escola, entre alunos e professores, apresentaram quatro montagens que representaram o município no festival: A Princesa Garrancho – Polo Mãe Cidinha (categoria Infantil); Zum Zum Zum – Polo Centro Cultural Bairro Primavera II (categoria Infantil); O Caixeiro Viajante – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Infantojuvenil); Pa-nela – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Juvenil). Das quatro produções apresentadas, três receberam “Destaque”, consolidando o talento e o comprometimento dos jovens artistas primaverenses.

 

Durante a recepção, o prefeito Sérgio Machnic destacou o orgulho em ver a juventude da cidade se destacando por meio da arte e da educação. “Vocês foram responsáveis por representar nossa cidade com coragem e dedicação. Isso nos enche de orgulho. Agradeço a cada aluno, professor e família envolvida nesse processo, porque sabemos que o resultado é fruto de muito empenho coletivo”, afirmou o prefeito.

 

Ele também ressaltou o papel do poder público em apoiar as iniciativas culturais que formam cidadãos e fortalecem o sentimento de pertencimento. “É gratificante ver que o investimento em cultura está transformando vidas e gerando oportunidades. O mérito é tanto da Secretaria de Cultura e equipe, mas principamente dos professores e alunos que se empenham e conquistam os resultados”, completou.

 

A coordenadora da Escola Municipal de Teatro, Ana Dorst, enfatizou que o resultado é fruto de um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido há 15 anos no município. “Essas conquistas materializam um processo coletivo que há anos se constrói em Primavera. A Escola Municipal de Teatro atua de forma descentralizada, com 12 polos instalados em escolas, centros culturais e espaços comunitários, atendendo mais de 400 alunos. O FETRAN mostra que o teatro é também uma forma de política pública, capaz de formar cidadãos atentos às relações humanas dentro e fora da cena”, destacou.

 

Segundo ela, o festival reafirma o papel da arte como linguagem de formação social. “O FETRAN é um exercício de cidadania. Nossos alunos aprendem que estar em cena é também estar no mundo, observar, cuidar e criar modos mais humanos de coexistência”, completou Ana.

 

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Leopoldino André, reforçou o reconhecimento pelo trabalho conjunto que torna o projeto possível. “Parabenizo cada aluno, professor e pai envolvido. Sabemos que o teatro exige esforço, noites de criação e dedicação dos alunos e também dos pais. Sem união entre a Prefeitura, a Secretaria de Cultura, os educadores e as famílias, nada disso seria possível. Continuem crescendo na arte, pois esse é só o começo de uma grande trajetória”, concluiu.

 

A professora e vereadora Rúbia Longhi também participou da visita e ressaltou a importância da parceria entre escolas, famílias e poder público. “Foi um momento de muito aprendizado para os alunos e também um motivo de orgulho para todos nós. Agradecemos à Prefeitura e às secretarias envolvidas por todo o apoio e incentivo à educação e à cultura”, afirmou.

 

 


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste confirma terceiro caso de sarampo e faz apelo para que população se vacine


Desde a confirmação do primeiro caso, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando a vacinação no município

A ocorrência de novos casos reforça a necessidade da população de manter a vacinação em dia

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste (MT) confirmou, nesta quarta-feira (1º), o terceiro caso de sarampo no município. Todos os pacientes tiveram resultado positivo por sorologia, com sinais clínicos e vínculo epidemiológico compatíveis com a doença, e encontram-se sob acompanhamento e cuidados da rede municipal de saúde.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode trazer complicações sérias, sobretudo para crianças pequenas, gestantes e pessoas não vacinadas. A ocorrência de novos casos reforça a necessidade da população de manter a vacinação em dia.

Desde a confirmação do primeiro caso, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando a vacinação no município. A Carreta de Vacinação tem percorrido diferentes bairros para ampliar o alcance da campanha, enquanto todas as unidades de saúde mantêm as doses disponíveis. As equipes da ESF 04 – Parque Eldorado e da ESF 11 – Buritis continuam oferecendo atendimento em horário estendido, inclusive no período noturno, para atender quem não pode se vacinar durante o expediente, das 18h às 23h.

A Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a situação está sob monitoramento constante, mas faz um apelo à comunidade. “Estamos fazendo a nossa parte, com vigilância ativa e ampliação da vacinação. No entanto, é fundamental que cada cidadão faça a sua, comparecendo às unidades de saúde. O sarampo é uma doença grave, mas pode ser evitada. Só a vacina protege. Ao se vacinar, você protege a si mesmo, sua família e toda a comunidade”, afirma.

A vacina contra o sarampo é segura, eficaz e gratuita, e está disponível em toda a rede municipal de saúde. Confira o esquema vacinal:

  • Dose zero: bebês de 6 a 11 meses e 29 dias;

  • De 1 a 29 anos: duas doses da vacina;

  • De 30 a 59 anos: uma dose da vacina.

A Secretaria reforça que a adesão da população é decisiva para interromper a circulação do vírus e evitar novos casos no município. A vacinação é um ato de responsabilidade individual e coletiva, essencial para proteger não apenas quem recebe a dose, mas também toda a comunidade.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Prefeitura de Primavera do Leste, tem intensificado a comunicação por meio das redes sociais oficiais, a fim de manter a população informada de forma ágil e acessível. A orientação é que a comunidade acompanhe essas plataformas digitais, onde estão sendo divulgadas informações atualizadas sobre a vacinação diariamente, especialmente sobre o cronograma da Carreta de Vacinação.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura novas sedes das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico


Novo espaço também reúne os serviços do SINE e PROCON, oferecendo mais comodidade à população, na região central da cidade

Após os discursos, prefeito, vice, secretários e vereadores cortaram a fita e abriram as portas para o início dos atendimentos
Na manhã desta terça-feira (30), a Prefeitura de Primavera do Leste inaugurou oficialmente as novas sedes da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia. No mesmo prédio, localizado na Avenida Blumenau, nº 325, região central da cidade, funcionam também os atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e da Procuradoria do Consumidor (PROCON).

Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Machnic destacou que a entrega vai além da estrutura física, simbolizando um novo compromisso com a qualidade dos atendimentos. “É um motivo de orgulho estar inaugurando aqui a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o SINE e o PROCON, dando uma melhor qualidade de vida para aqueles que precisam desses trabalhos”, frisou o gestor.

Sérgio ressaltou que iniciativa representa um passo importante na modernização da gestão municipal e na centralização dos serviços públicos, facilitando o acesso da população. “Estamos a poucos metros da Prefeitura e próximo aos bancos, o que facilita muito o acesso da população. Nosso compromisso é melhorar o atendimento público, porque Primavera do Leste só se desenvolve graças ao esforço de quem trabalha, paga impostos e acredita na nossa cidade”, ressaltou o gestor.

Machnic também destacou o apoio do Governo do Estado e o empenho de toda a equipe administrativa e legislativa no fortalecimento do município, hoje uma das principais economias de Mato Grosso.

A secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto, ressaltou a importância de oferecer um espaço mais adequado para o público e comentou os desafios enfrentados durante o processo de mudança, mas comemorou o comprometimento da equipe.

“Esse novo prédio foi pensado para acolher as pessoas que buscam nossos serviços, entre eles o SINE, onde diariamente cidadãos procuram oportunidades de trabalho. Agora temos um espaço amplo, climatizado, que oferece conforto durante a espera. O PROCON também conta com melhores condições de atendimento e a própria Secretaria como um todo. Quem mais ganha com isso é a população”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Fábio Parente, a inauguração representa uma conquista coletiva. “A Secretaria estava em outro prédio e hoje temos condições de atender melhor nossos empresários e empreendedores. Agora estamos próximos da Prefeitura, o que facilita a comunicação com outras secretarias. Isso é fundamental para o crescimento de Primavera do Leste. Quero agradecer ao prefeito, à vice-prefeita Iva Viana e a todos os vereadores pelo apoio nessa realização”, declarou.

O chefe de Gabinete, Joélio Moraes, reforçou a importância da nova estrutura para o trabalho desenvolvido pelo PROCON e fez questão de reconhecer a atuação da coordenadora Aline Crema, que tem conduzido ações de conciliação entre consumidores e fornecedores. “O PROCON já vem desempenhando um papel essencial e, agora, com mais estrutura, poderá oferecer ainda mais soluções sem precisar recorrer ao Judiciário. Essa inauguração é motivo de alegria, pois garante maior amparo à população primaverense”, disse.

Finalizando, o presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Salles, avaliou a entrega como estratégica para a logística administrativa do município. “Não é possível reunir toda a Prefeitura em um único espaço, mas conseguimos trazer setores fundamentais para um ponto central, facilitando a comunicação e o atendimento. Essa proximidade representa ganho para a gestão pública e para o cidadão”, afirmou.

 

 


HOME / NOTÍCIAS

política

Baiano Alminhas: presidente da Câmara de Poxoréu aposta no diálogo e na união política


Baiano Alminhas: presidente da Câmara de Poxoréu aposta no diálogo e na união política

Aldemir dos Santos Souza, mais conhecido como Baiano das Alminhas, cumpre seu primeiro mandato como vereador em Poxoréu e já ocupa a presidência da Câmara Municipal. Sua atuação tem chamado atenção pela articulação política e pela capacidade de diálogo com diferentes setores do poder público.

Baiano mantém uma relação de cooperação com a gestão do prefeito Luciano Sol e busca constantemente a convergência com os demais vereadores. A base de sua trajetória política vem da vivência comunitária: antes de chegar ao Legislativo, presidiu o assentamento Alminhas, onde aprendeu a importância da organização coletiva e da busca por soluções conjuntas.

Hoje, com o apoio da maioria dos vereadores, Baiano das Alminhas fortalece sua liderança no cenário político local, defendendo a união como caminho para trazer benefícios a Poxoréu e região.


Antenado News