Secretaria de Assistência Social promove mutirão de serviços para atender pessoas em situação de rua
As ações integram a data que marca o Dia Nacional de Luta da População em situação de rua e se estendem até a próxima semana
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta sexta-feira, 15, uma campanha especial em alusão ao Dia Nacional da População em Situação de Rua, lembrada oficialmente em 19 de agosto. O “Dia D”, reúne dezenas de pessoas em situação de rua, no Centro de Referência Especializada no Serviço Social (CREAS) do município.
“Nós, enquanto Secretaria de Assistência, juntamente com o prefeito Sérgio Machnic e a vice-prefeita Iva Viana, temos uma preocupação constante com essas pessoas. Desde o início da gestão, buscamos enxergar essa população com respeito e dignidade. Eles não são invisíveis para nós e merecem este acolhimento”, destaca Tânia.
Na programação estão sendo oferecidos serviços de corte de cabelo (em parceria com o Senac), atendimentos de saúde com vacinação, testes rápidos, massagem e atendimento odontológico e consultório na rua, por meio da Secretaria de Saúde. O café da manhã foi preparado pela equipe da padaria municipal, enquanto a cozinha comunitária forneceu marmitas para o almoço. Também estão sendo realizados atendimentos sociais, distribuição de kits de higiene e encaminhamentos diversos.
Segundo a coordenadora do Serviço Especializado para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, Natieli Machado, a programação continua ao longo da próxima semana. Na segunda-feira, 18, os beneficiários que passaram por triagem odontológica receberão atendimento exclusivo com apoio de unidades de Saúde da Família (ESFs). Na terça-feira (19), data que marca o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, a Defensoria e o Ministério Público levarão os atendimentos até o albergue municipal, oferecendo orientações jurídicas e ações de cidadania.
“Nós organizamos essa campanha com muito cuidado, pensando em cada detalhe. O objetivo é acolher, escutar e, acima de tudo, garantir direitos”, reforça Tânia Carlotto. A iniciativa reflete o esforço da gestão municipal em garantir dignidade, inclusão e atenção às pessoas em situação de rua e que vivem na cidade, ampliando o atendimento e oferecendo condições para aqueles que queiram, de se reintegrar socialmente.
COMENTÁRIOS
0 Comentários