Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 09 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vigilância Ambiental realiza campanha de vacinação contra raiva animal em Primavera do Leste



Mais de 9 mil cães e gatos receberam imunização no ano passado

Vigilância Ambiental

A Campanha de vacinação antirrábica está a todo vapor em Primavera do Leste. Manter o animal vacinado anualmente é importante porque garante que cachorros e gatos estejam protegidos contra a raiva, mantendo-a controlada nessa população.

 

Todos os anos o município oferta a vacinação gratuita aos pets na Vigilância Ambiental, localizada na Rua Santo André, nº 696, Centro. O horário de funcionamento é das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Telefone 3498 9147.

 

Requisitos

 

O tutor do animal precisa levar o cartão de vacina do pet e, caso ainda não tenha, a equipe da Vigilância confecciona no momento da vacinação.

 

Para receber a dose, o animal precisa ter mais de três meses de idade e apresentar boa saúde física, além de não estar em uso de medicação. Fêmeas prenhas também podem ser vacinadas.

 

Meta vacinal

 

A Vigilância Ambiental de Primavera do Leste informou que vacinou mais de 9 mil cães e gatos no ano passado. Receberam a dose que garante a proteção dos pets 8.052 cães e 1.205 gatos.

 

A coordenadora do órgão no município, Juscilene Sousa Henicka, explica que a meta para esse ano é vacinar 20 mil animais, sendo 15 mil cães e 5 mil gatos. Para atingir esse objetivo, algumas estratégias serão desenvolvidas como executar a vacinação nas zonas urbanas e rurais, além de realizar os chamados “Dia D da vacina antirrábica” nas unidades de saúde.

 

O primeiro “Dia D” vai contemplar 9 ESF’s e ocorrerá no dia 19 de outubro. O último, deve acontecer no dia 26 de outubro em outras 7 unidades.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vigilância Epidemiológica publica calendário especial de funcionamento das Farmácias Municipais no fim de ano


O cronograma contempla adaptações específicas para os dias que antecedem e sucedem as celebrações de Natal e Ano-Novo

A administração municipal reforça que o calendário extraordinário tem como finalidade organizar o fluxo de atendimento

A Prefeitura de Primavera do Leste, por intermédio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o calendário oficial de funcionamento das Farmácias Municipais e da Farmácia de Alto Custo para o período de final de ano. A medida visa orientar a população com antecedência e assegurar a continuidade dos tratamentos, especialmente para usuários que dependem de medicação de uso regular.

O cronograma contempla adaptações específicas para os dias que antecedem e sucedem as celebrações de Natal e Ano-Novo, garantindo alternativa de atendimento e disponibilidade dos serviços farmacêuticos essenciais.

Funcionamento nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro

As seguintes unidades estarão abertas ao público:
•    Farmácia Municipal Central
Avenida Campo Grande, 612 – Centro
•    Farmácia Descentralizada São José
Avenida Ângelo Ravasnelo, 51 – São José (ESF 1)
•    Farmácia Descentralizada Poncho Verde
Rua Sanga, 101 – Poncho Verde (ESF 05)
•    Farmácia Descentralizada Guterres
Rua Araras, 230 – Guterres (ESF 14)
•    Farmácia Descentralizada Primavera III
Rua Guapeva, 1044 – Primavera III (anexa à Biblioteca Modelo)

Período sem atendimento

Conforme diretriz da Vigilância Epidemiológica, todas as unidades — incluindo a Farmácia de Alto Custo — permanecerão fechadas nos seguintes dias:
•    24, 25 e 26 de dezembro
•    31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro

Orientações aos usuários

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que pacientes que utilizam medicamentos contínuos, controlados ou itens disponibilizados exclusivamente pela Farmácia de Alto Custo realizem suas retiradas de forma antecipada. O planejamento prévio é indispensável para evitar qualquer interrupção terapêutica durante o recesso.

A administração municipal reforça que o calendário extraordinário tem como finalidade organizar o fluxo de atendimento, oferecer previsibilidade ao usuário e assegurar regularidade no acesso aos medicamentos essenciais.


Antenado News