Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura oitava biblioteca do município e Museu da Memória



Centro de Atendimento ao Turista e Casa do Artesanato também foram reformulados

No último domingo (23) a Prefeitura de Primavera do Leste inaugurou a oitava biblioteca do município, na orla do lago Vô Pedro Viana. O local, considerado o cartão postal da cidade, agora abriga também o Museu da Memória, a Casa do Artesanato e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Com cerca de 700 livros no acervo, a nova biblioteca contém obras destinadas ao público infantil e infanto-juvenil e ainda conta com jogos e brinquedos. O espaço não passará despercebido aos olhos de quem circular pelo lago municipal. A arquitetura é moderna, com dois containers, em formato de livro aberto. As esculturas de crianças interagindo com os livros foram feitas pelo artista plástico Nilson Bisol, que representou de forma artística o poder de “voar” sem sair do lugar que a leitura proporciona. Os grafites que deixam o local mais colorido e vistoso foram realizados por Nayara Moraes Rodrigues.
“A educação sempre foi uma das prioridades da nossa gestão e concluir mais esse projeto que proporciona incentivo à leitura e enriquecimento cultural para nossas crianças, pra nós é muito gratificante”, comemorou o prefeito Leonardo Bortolin.
História e memória
Além da biblioteca do lago, foi inaugurado também o Museu da Memória, com exposição de objetos utilizados por gerações passadas e que hoje permanecem como peças de recordação e lembrança afetiva. São telefones celulares antigos, máquinas fotográficas, vitrolas, filmadoras, aparelhos de rádio e outras matérias que as gerações atuais terão a oportunidade de conhecer e se encantar.
“Aqui podemos mostrar também como a cidade foi construída e quem foram as pessoas que vieram antes para que a gente esteja aqui hoje. Aqui as escolas poderão fazer visitações e desenvolveremos projetos de arte e educação no sentido de valorização da memória com o nosso museu,” comentou o secretário de Cultura, Lazer e Juventude (Secult), Wanderson Lana.
Potências criativas
Com novo endereço, a Casa do Artesanato passa a funcionar também no lago Vô Pedro Viana, junto do Museu da Memória e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Atualmente a Casa tem cerca de 40 artesãos e com o novo local de funcionamento, a previsão da equipe que gerencia a instituição é que esse número venha a aumentar. No local serão comercializados todos os tipos de artesanatos como pintura em tela, em tecido, crochê, macramê, bordados, entre outros.
A coordenadora da instituição, Neuzi Valduga Solette, explica os benefícios da transição de endereço: “Aqui será melhor, o espaço é mais amplo, circulam mais pessoas principalmente aos finais de semana, os turistas passam pelo lago, então essa mudança será tudo de bom para nós”, frisou.
Turismo em foco
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) já funcionava no lago mas com a reformulação passa a ser um local amplo e apropriado para receber a população e demonstrar as potências turísticas e culturais do município. Os quatro espaços estarão abertos todos os dias para acolher os interessados em conhecer as capacidades turísticas, culturais e criativas do município.

Coordenadoria de Comunicação 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Mercado de trabalho: Estão abertas 500 vagas para curso gratuito de capacitação no Mato Grosso


O Coletivo Online já impactou a vida de mais de 200 mil jovens brasileiros e inseriu mais de 60 mil no mercado, proporcionando emprego e renda em todo o país

Estão abertas 500 vagas em Mato Grosso para o curso Coletivo Online, oferecido gratuitamente pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Solar Coca-Cola. Esta capacitação é voltada para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 200 mil jovens, chegando a mais de 2 mil municípios. Do total de beneficiados, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego. Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destaca Cidinha Fávero, diretora regional da Solar.

Além de online e gratuito, o curso é realizado com duração rápida, via WhatsApp, e está disponível em todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo. Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Até o momento, mais de 2.400 jovens já se formaram pelo Coletivo no Mato Grosso.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://www.solarbr.com.br/coletivo

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 531 mil pessoas.

Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola


Antenado News