Primavera do Leste / MT - Sábado, 19 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura oitava biblioteca do município e Museu da Memória



Centro de Atendimento ao Turista e Casa do Artesanato também foram reformulados

No último domingo (23) a Prefeitura de Primavera do Leste inaugurou a oitava biblioteca do município, na orla do lago Vô Pedro Viana. O local, considerado o cartão postal da cidade, agora abriga também o Museu da Memória, a Casa do Artesanato e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Com cerca de 700 livros no acervo, a nova biblioteca contém obras destinadas ao público infantil e infanto-juvenil e ainda conta com jogos e brinquedos. O espaço não passará despercebido aos olhos de quem circular pelo lago municipal. A arquitetura é moderna, com dois containers, em formato de livro aberto. As esculturas de crianças interagindo com os livros foram feitas pelo artista plástico Nilson Bisol, que representou de forma artística o poder de “voar” sem sair do lugar que a leitura proporciona. Os grafites que deixam o local mais colorido e vistoso foram realizados por Nayara Moraes Rodrigues.
“A educação sempre foi uma das prioridades da nossa gestão e concluir mais esse projeto que proporciona incentivo à leitura e enriquecimento cultural para nossas crianças, pra nós é muito gratificante”, comemorou o prefeito Leonardo Bortolin.
História e memória
Além da biblioteca do lago, foi inaugurado também o Museu da Memória, com exposição de objetos utilizados por gerações passadas e que hoje permanecem como peças de recordação e lembrança afetiva. São telefones celulares antigos, máquinas fotográficas, vitrolas, filmadoras, aparelhos de rádio e outras matérias que as gerações atuais terão a oportunidade de conhecer e se encantar.
“Aqui podemos mostrar também como a cidade foi construída e quem foram as pessoas que vieram antes para que a gente esteja aqui hoje. Aqui as escolas poderão fazer visitações e desenvolveremos projetos de arte e educação no sentido de valorização da memória com o nosso museu,” comentou o secretário de Cultura, Lazer e Juventude (Secult), Wanderson Lana.
Potências criativas
Com novo endereço, a Casa do Artesanato passa a funcionar também no lago Vô Pedro Viana, junto do Museu da Memória e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Atualmente a Casa tem cerca de 40 artesãos e com o novo local de funcionamento, a previsão da equipe que gerencia a instituição é que esse número venha a aumentar. No local serão comercializados todos os tipos de artesanatos como pintura em tela, em tecido, crochê, macramê, bordados, entre outros.
A coordenadora da instituição, Neuzi Valduga Solette, explica os benefícios da transição de endereço: “Aqui será melhor, o espaço é mais amplo, circulam mais pessoas principalmente aos finais de semana, os turistas passam pelo lago, então essa mudança será tudo de bom para nós”, frisou.
Turismo em foco
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) já funcionava no lago mas com a reformulação passa a ser um local amplo e apropriado para receber a população e demonstrar as potências turísticas e culturais do município. Os quatro espaços estarão abertos todos os dias para acolher os interessados em conhecer as capacidades turísticas, culturais e criativas do município.

Coordenadoria de Comunicação 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News