Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Em MT, 18 deputados eleitos têm nível superior; nenhum se declara negro



Na questão de gênero, apenas uma mulher vai ocupar uma cadeira na Assembleia a partir de 2019

Dos 24 deputados estaduais eleitos no último domingo (7) em Mato Grosso, 18 possuem Ensino Superior, o que representa 75% do total de parlamentares. Além deles, os mato-grossenses elegeram também cinco deputados que possuem Ensino Médio e um deputado que possui apenas o Ensino Fundamental, representando 20,8% e 4,2%, respectivamente. Os dados são baseados nos resultados das eleições do Tribunal Superior Eleitoral.

Os dados apresentados podem ser visualizados como uma pirâmide inversa quando comparados aos dados do Estado. Em Mato Grosso, de acordo com o Atlas Brasil, que apresenta informações baseadas em dados do PNUD, Ipea e FJP, pessoas sem instrução e Fundamental incompleto somam 51,4% da população. Já os que possuem Ensino Fundamental completo são 17,8%. Aqueles com Ensino Médio completo somam 22% da população. Por fim, 7,7% da população possui Ensino Superior.

ETNIAS

A diferença entre a realidade da população mato-grossense e os deputados eleitos também é clara quando os dados analisados se referem à cor dos novos parlamentares. Terra de quilombolas e indígenas, Mato Grosso não elegeu nenhum negro para a Assembleia Legislativa nas eleições deste ano.

No total, 18 brancos foram eleitos, o que representa 75% da Casa, mais que o dobro do percentual de brancos, segundo dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que somavam 32,6%.

Os outros seis deputados eleitos se autodeclararam pardos, representando 25% da Casa. Já os dados apontam a maioria do Estado, 59,3%, é parda. Negros somam 7,6% de Mato Grosso.

GÊNERO

Mais uma vez, a Assembleia Legislativa contará apenas com uma mulher parlamentar, a deputada reeleita Janaína Riva (MDB). Apesar de a legislação eleitoral garantir a participação mínima de 30% das mulheres no pleito eleitoral, no teste das urnas, elas ainda seguem sendo derrotadas por homens.

LISTA ESCOLARIDADE – ENSINO FUNDAMENTAL

Valmir Moretto – PRB

 

LISTA ESCOLARIDADE – ENSINO MÉDIO

Dilmar Dal Bosco – DEM

Dr. Eugênio – PSB

Elizeu Nascimento – DC

Max Russi – PSB

Nininho – PSD

 

LISTA ESCOLARIDADE – ENSINO SUPERIOR

Delegado Claudinei – PSL

Dr. Gimenez – PV

Dr. João – MDB

Eduardo Botelho – DEM

Faissal – PV

Guilherme Maluf – PSDB

Janaina Riva – MDB

João Batista do Sindispen – PROS

Lúdio Cabral – PT

Paulo Araújo – PP

Professor Allan – PDT

Sebastião Rezende – PSC

Silvio Fávero – PSL

Thiago Silva – MDB

Ulysses Moraes – DC

Valdir Barranco – PT

Wilson Santos – PSDB

Xuxu Dal Molin – PSC

 

LISTA ETNIA – PARDOS

Delegado Claudinei – PSL

Dr. Eugênio – PSB

Eduardo Botelho – DEM

João Batista do Sindispen –  PROS

Professor Allan – PDT

 

LISTA ETNIA – BRANCOS

Dilmar Dal Bosco – DEM

Dr. Gimenez – PV

Dr. João – MDB

Elizeu Nascimento – DC

Faissal – PV

Guilherme Maluf – PSDB

Janaina Riva – MDB

Lúdio Cabral – PT

Max Russi – PSB

Nininho – PSD

Paulo Araújo – PP

Sebastião Rezende – PSC

Silvio Fávero – PSL

Thiago Silva – MDB

Ulysses Moraes – DC

Valdir Barranco – PT

Valmir Moretto – PRB

Wilson Santos – PSDB

Xuxu Dal Molin – PSC

Fonte: Folha Max



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Projeto “Cinema na Palma da Mão” traz técnicas de cinema para Primavera do Leste


A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) em parceria com Arte Viva Filmes e Cine Escola

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes

Entre os dias 2 a 15 de julho acontece em Primavera do Leste o projeto “Cinema na Palma da Mão”, que ensinará técnicas de captação de imagens e edição para cinema. A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) em parceria com Arte Viva Filmes e Cine Escola.

 

O projeto promete democratizar o acesso ao cinema e à cultura audiovisual na cidade, oferecendo atividades em dois locais e horários distintos para atender diferentes públicos. Para o público mais jovem serão ofertadas aulas no período vespertino na Escola Alda Scopel, enquanto para o público mais adulto as aulas serão no período noturno no Sest/Senat.

 

As aulas, que ensinarão técnicas de cinema de captação e edição de imagens com o uso do telefone celular e serão ministradas pelo diretor de cinema Bellamir Freire, profissional com bastante experiência na área e reconhecido nacionalmente, com a produção de Sebastião Moreira e Elton Carlos.

 

As pessoas interessadas poderão se inscrever pelo telefone (66) 99603 5294 e é uma excelente oportunidade tanto para quem já desenvolve algum trabalho na área quanto para quem pretende iniciar a partir de agora.

Confira abaixo a programação:

– Escola Estadual Alda Scopel: de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 19h30

– SEST SENAT Primavera do Leste: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura realiza Conferência da Assistência Social para debater políticas públicas para o setor


O evento, que acontece no dia 8 de julho, terá cinco eixos temáticos e debaterá os desafios e avanços das políticas públicas no setor

A Prefeitura Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na próxima semana a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que acontece no dia 8 de julho, terá cinco eixos temáticos e debaterá os desafios e avanços das políticas públicas no setor.

 

A secretária de Assistência Social Tânia Carlotto explica que a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social tem como objetivo refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo de duas décadas. “O evento reafirma o papel do SUAS na garantia dos direitos sociais e na promoção da cidadania, especialmente em contextos de vulnerabilidade. Durante a conferência, serão discutidos cinco eixos temáticos, com o objetivo de elaborar propostas para o fortalecimento da política de assistência social”.

 

Ela completa dizendo que a Conferência será um momento importante para o debate sobre a importância e a efetividade de políticas públicas de assistência social no município. “Esse será um momento rico de troca de experiências e de ouvirmos da população e dos usuários das nossas políticas as dicas e sugestões para aprimorarmos ainda mais o nosso trabalho. Por isso é importante a participação de todos. A realização da conferência reafirma o compromisso com o controle social e a gestão participativa, fundamentais para o aprimoramento das ações e serviços socioassistenciais”, externou.

 

A 4ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá no dia 8 de julho de 7h às 11h e das 13h às 18h no espaço do Programa Conviver e será aberto ao público. Ao final doe vento serão eleitos seis delegados(as) que representarão o município nas etapas estadual e nacional da Conferência.

 

Os seus cinco eixos temáticos serão:

 

1. Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades.

2. Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional.

3. Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão.

4. Gestão democrática, informação e comunicação transparente: Fortalecimento da participação social no SUAS.

5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

 

Programação:

 

Período da manhã (07h às 11h):

– Credenciamento

– Coffee break

– Abertura oficial

– Apresentação cultural

– Palestra magna com *Cenira Benedita Evangelista*, assistente social e conselheira estadual do Conselho de Assistência Social de Mato Grosso

– Debates

 

Período da tarde (13h às 18h):

– Grupos de trabalho

– Coffee break

– Plenária final

– Deliberação de propostas e moções

– Eleição de delegadas e/ou delegados para a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social

– Encerramento

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / Autor: Denilson Paredes


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vacina contra Influenza está liberada para pessoas de todas as idades


O imunizante está disponível a partir do dia 1º de julho nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a vacinação é fundamental para garantir a proteção contra a doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste liberou a vacina contra a Influenza, mais conhecida como gripe, para toda a população da cidade a partir dos 6 meses de idade. O imunizante está disponível a partir do dia 1º de julho nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a vacinação é fundamental para garantir a proteção contra a doença, que costuma afetar muitas pessoas nessa época do ano.

 

A secretária Municipal de Saúde Laura Leandra alerta para a importância da imunização. “É muito importante que todas as pessoas se vacinem para se protegerem contra a Influenza, da mesma forma como é importante que levem as crianças e idosos para tomarem a sua vacina. Se vacinar é um ato de consciência e vacinar a família é um ato de amor. Não vamos perder a oportunidade e vacinar todo mundo”, afirmou.

 

Ela conta que a E a vacina é a melhor forma de se proteger das formas graves da doença e que a vacinação é ainda mais importante para quem mais precisa. “Nós já vínhamos vacinando os públicos prioritários, mas isso não significa que quem está de fora desse público não precisa. Nós temos que tomar a vacina e a recomendação é que as pessoas procurem uma unidade de saúde o quanto antes e leve a sua caderneta de vacinação. Mas se não tiver ou não encontrar, vá assim mesmo que o mais importante é estar vacinado para se proteger da gripe”, completou a secretária.

 

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade de 7h30 até 10h30 e retorna as 13h e prossegue até as 16h30. Para quem não tem tempo durante o dia, a vacinação também estará disponível no período noturno no ESF do bairro Parque Eldorado e do bairro Buritis.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes


Antenado News