Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Relator entrega à CCJ voto favorável à liberação do porte de armas



O senador Sergio Petecão (PSD-AC) entregou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) seu relatório com voto pela aprovação na íntegra do projeto (PLS 378/2017) que libera o porte de armas no país. O projeto, de autoria do senador Wilder Morais (PP-GO), entre outras medidas, revoga o atual Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826).

Porte liberado para maiores

O projeto libera o porte de armas para qualquer pessoa a partir dos 18 anos de idade, desde que o adquirente seja considerado apto psicologicamente, tenha bons antecedentes e demonstre capacidade técnica.

A aptidão psicológica fica condicionada à apresentação de um laudo emitido por um psicólogo credenciado; os bons antecedentes são atestados pela apresentação da certidão negativa criminal; e a capacidade técnica é aferida sob a apresentação de certificado de curso de tiro emitido por um instrutor.

Pela legislação em vigor, a população civil é proibida de andar armada, exceto alguns funcionários públicos e seguranças privados em serviço. O porte também é permitido para quem comprove a necessidade de possuir uma arma, como moradores de áreas rurais que precisam caçar para sobreviver. Mas é preciso ter mais de 25 anos e cumprir os requisitos psicológicos, técnicos e ter a certidão negativa criminal.

Outra mudança no Estatuto do Armamento em relação à lei em vigor é o prazo de validade do porte de arma, que aumenta de três para dez anos.

Justificativas

Para Petecão, o Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003, revelou-se na prática “uma política pública fracassada”.

“Alguém acredita de fato que o desarmamento adiantou pra alguma coisa, se tivemos mais de 61 mil mortes violentas intencionais em 2016? O que os defensores do desarmamento tem a dizer pras famílias de 2.703 pessoas assassinadas somente em assaltos, muitas sem ter reagido? E para as 50 mil mulheres que foram estupradas?”, indaga o senador em seu relatório, argumentando que estas pessoas poderiam ter tido um destino diferente “se tivessem alguma chance de defesa”.

Petecão afirma que “proibir as armas porque podem matar é tão irracional quanto proibir as pessoas de dirigirem porque o trânsito também mata 50 mil por ano no país”.

O senador argumenta ainda que a proposta não significa uma “liberação indiscriminada das armas”, pois no seu entender as condicionantes tornam possível que “somente pessoas de bem, com treinamento e equilíbrio emocional” tenham o porte. Para ele, o efetivo combate à violência passa pelo robustecimento do controle às armas que entram ilegalmente no país, além de repressão a desvios e ao mercado negro, e não na diminuição do número das armas que são legalmente adquiridas.

Agência Senado 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Projeto “Cinema na Palma da Mão” traz técnicas de cinema para Primavera do Leste


A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) em parceria com Arte Viva Filmes e Cine Escola

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes

Entre os dias 2 a 15 de julho acontece em Primavera do Leste o projeto “Cinema na Palma da Mão”, que ensinará técnicas de captação de imagens e edição para cinema. A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) em parceria com Arte Viva Filmes e Cine Escola.

 

O projeto promete democratizar o acesso ao cinema e à cultura audiovisual na cidade, oferecendo atividades em dois locais e horários distintos para atender diferentes públicos. Para o público mais jovem serão ofertadas aulas no período vespertino na Escola Alda Scopel, enquanto para o público mais adulto as aulas serão no período noturno no Sest/Senat.

 

As aulas, que ensinarão técnicas de cinema de captação e edição de imagens com o uso do telefone celular e serão ministradas pelo diretor de cinema Bellamir Freire, profissional com bastante experiência na área e reconhecido nacionalmente, com a produção de Sebastião Moreira e Elton Carlos.

 

As pessoas interessadas poderão se inscrever pelo telefone (66) 99603 5294 e é uma excelente oportunidade tanto para quem já desenvolve algum trabalho na área quanto para quem pretende iniciar a partir de agora.

Confira abaixo a programação:

– Escola Estadual Alda Scopel: de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 19h30

– SEST SENAT Primavera do Leste: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura realiza Conferência da Assistência Social para debater políticas públicas para o setor


O evento, que acontece no dia 8 de julho, terá cinco eixos temáticos e debaterá os desafios e avanços das políticas públicas no setor

A Prefeitura Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na próxima semana a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que acontece no dia 8 de julho, terá cinco eixos temáticos e debaterá os desafios e avanços das políticas públicas no setor.

 

A secretária de Assistência Social Tânia Carlotto explica que a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social tem como objetivo refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo de duas décadas. “O evento reafirma o papel do SUAS na garantia dos direitos sociais e na promoção da cidadania, especialmente em contextos de vulnerabilidade. Durante a conferência, serão discutidos cinco eixos temáticos, com o objetivo de elaborar propostas para o fortalecimento da política de assistência social”.

 

Ela completa dizendo que a Conferência será um momento importante para o debate sobre a importância e a efetividade de políticas públicas de assistência social no município. “Esse será um momento rico de troca de experiências e de ouvirmos da população e dos usuários das nossas políticas as dicas e sugestões para aprimorarmos ainda mais o nosso trabalho. Por isso é importante a participação de todos. A realização da conferência reafirma o compromisso com o controle social e a gestão participativa, fundamentais para o aprimoramento das ações e serviços socioassistenciais”, externou.

 

A 4ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá no dia 8 de julho de 7h às 11h e das 13h às 18h no espaço do Programa Conviver e será aberto ao público. Ao final doe vento serão eleitos seis delegados(as) que representarão o município nas etapas estadual e nacional da Conferência.

 

Os seus cinco eixos temáticos serão:

 

1. Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades.

2. Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional.

3. Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão.

4. Gestão democrática, informação e comunicação transparente: Fortalecimento da participação social no SUAS.

5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

 

Programação:

 

Período da manhã (07h às 11h):

– Credenciamento

– Coffee break

– Abertura oficial

– Apresentação cultural

– Palestra magna com *Cenira Benedita Evangelista*, assistente social e conselheira estadual do Conselho de Assistência Social de Mato Grosso

– Debates

 

Período da tarde (13h às 18h):

– Grupos de trabalho

– Coffee break

– Plenária final

– Deliberação de propostas e moções

– Eleição de delegadas e/ou delegados para a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social

– Encerramento

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / Autor: Denilson Paredes


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vacina contra Influenza está liberada para pessoas de todas as idades


O imunizante está disponível a partir do dia 1º de julho nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a vacinação é fundamental para garantir a proteção contra a doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste liberou a vacina contra a Influenza, mais conhecida como gripe, para toda a população da cidade a partir dos 6 meses de idade. O imunizante está disponível a partir do dia 1º de julho nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a vacinação é fundamental para garantir a proteção contra a doença, que costuma afetar muitas pessoas nessa época do ano.

 

A secretária Municipal de Saúde Laura Leandra alerta para a importância da imunização. “É muito importante que todas as pessoas se vacinem para se protegerem contra a Influenza, da mesma forma como é importante que levem as crianças e idosos para tomarem a sua vacina. Se vacinar é um ato de consciência e vacinar a família é um ato de amor. Não vamos perder a oportunidade e vacinar todo mundo”, afirmou.

 

Ela conta que a E a vacina é a melhor forma de se proteger das formas graves da doença e que a vacinação é ainda mais importante para quem mais precisa. “Nós já vínhamos vacinando os públicos prioritários, mas isso não significa que quem está de fora desse público não precisa. Nós temos que tomar a vacina e a recomendação é que as pessoas procurem uma unidade de saúde o quanto antes e leve a sua caderneta de vacinação. Mas se não tiver ou não encontrar, vá assim mesmo que o mais importante é estar vacinado para se proteger da gripe”, completou a secretária.

 

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade de 7h30 até 10h30 e retorna as 13h e prossegue até as 16h30. Para quem não tem tempo durante o dia, a vacinação também estará disponível no período noturno no ESF do bairro Parque Eldorado e do bairro Buritis.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes


Antenado News