Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 01 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Janot diz não à prisão domiciliar para Eduardo Cunha



Procurador-geral opinou em documento enviado ao Supremo. Para ele, Cunha era dos mais ‘importantes atores de organização criminosa” composta por membros do PMDB da Câmara.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) para defender a manutenção da prisão do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Janot opinou contra pedido de Cunha para ser beneficiado com a mesma decisão que concedeu prisão domiciliar ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures.

Para o procurador, a situação é diferente, porque Cunha era “um dos mais importantes atores da organização criminosa composta por integrantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) instalada na Camara dos Deputados”, enquanto Rocha Loures era “um intermediário do líder da organização criminosa”. Janot, no entanto, não especifica quem é o líder.

“Não há identidade ou similaridade relevante entre circunstâncias fáticas que fundamentaram as prisões preventivas de Rodrigo Rocha Loures e Eduardo Cunha. Enquanto um deles era um intermediário do líder da organização criminosa, o requerente [Cunha] era virtualmente um dos mandantes do esquema espúrio”, afirmou Janot.

Segundo o procurador-geral, o esquema do qual Cunha fazia parte “instrumentalizava” a máquina pública para atender interesses privados. Janot argumenta que até hoje, na prisão, Cunha continua dando demonstrações de influência na política.

“Sua periculosidade é tamanha que, mesmo preso, ainda intimida grandes empresários e agentes políticos destacados, incluindo o Presidente da República”, afirmou o procurador.

Segundo Janot, Cunha usava a presidência da Câmara para a prática reiterada de crimes.

“O requerente [Cunha] era um dos mais importantes atores da organização criminosa composta por integrantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro instalada na Câmara dos Deputados, ao ponto de instrumentalizar a Presidência da Casa Legislativa, um dos mais proeminentes cargos da República, para a reiterada prática de crimes”, afirmou o procurador.

G1



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Secult realiza 13ª edição do Festival Dançando o Cinema nessa semana


O festival, que teve 48 coreografias inscritas, totalizando 780 bailarinos locais, começará na quinta-feira (3) e terá a sua culminância no sábado (5)

Acontece nessa semana a 13ª edição do Festival Dançando o Cinema, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) de Primavera do Leste com o objetivo de valorizar artistas envolvidos do mundo da dança. O festival, que teve 48 coreografias inscritas, totalizando 780 bailarinos locais, começará na quinta-feira (3) e terá a sua culminância no sábado (5), quando acontecerá a premiação dos vencedores.

 

 

 

Para o secretário Municipal de Cultura Leopoldino André Chagas que o Festival é de grande importância para que a população conheça os talentos de bailarinos e coreógrafos do nosso município. “Nós temos grandes talentos em várias áreas da cultura na nossa cidade e a dança é uma dessas áreas. E são talentos muitas das vezes desconhecidos da própria população local. Nesse sentido, o Dançando o Cinema cumpre esse importante papel de divulgar nossos talentos para nós mesmos, fortalecendo nossa identidade cultural e valorizando nossos artistas da dança”, explicou.

 

 

 

O Festival Dançando o Cinema será dividido nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. O evento também valoriza a dança como instrumento de intercâmbio cultural entre as diversas faixas etárias e grupos artísticos. “O Festival Dançando o Cinema tem o propósito de celebrar a dança, ao mesmo tempo que oferece oportunidades a grupos que, de outra forma, não teriam acesso a um evento dessa magnitude. É mais uma atividade importante que poderá ser assistida pro toda a família”, enfatizou o secretário.

 

 

 

Com um prêmio total de R$ 43.200, a competição contemplará três destaques em cada categoria, e além de dar visibilidade a novos dançarinos, o evento visa fomentar o amor pela dança e a arte em suas diversas formas, celebrando a riqueza da diversidade cultural.

 

 

 

O evento começa nessa quinta (3) e prossegue na sexta-feira (4) com as apresentações artísticas no Ginásio Pianão. Já a premiação dos vencedores de cada categoria será no sábado (5) no Teatro Municipal. Toda a programação terá início às 18 horas.


Antenado News