Primavera do Leste / MT - Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa homenageia agentes penitenciários com moção de aplausos



Da Redação

Hoje a Cadeia Pública de Primavera do Leste conta com 37 agentes penitenciários que atuam na disciplina, organização e segurança pública do sistema prisional do município. Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados a nossa comunidade e também por diariamente estarem à frente das dificuldades com os reeducandos,  garantindo  assim o bom andamento da cadeia pública, o vereador Luis Costa homenageou na sessão ordinária de ontem (08), os agentes penitenciários com um moção de aplausos a cada um.

“Sabemos das dificuldades que estes profissionais passam no dia a dia, porque ainda temos muito a avançar nas políticas públicas voltadas a segurança. É necessário mais investimentos para estes profissionais, que arriscam suas vidas cuidando e mantendo a ordem de nossa sociedade. Estes profissionais lidam com pessoas que vieram de várias realidades e que cometeram algum tipo de crime. Por isso a entrega da moção de aplausos a cada um, como forma de reconhecer o quanto arriscam suas vidas para manter a ordem em nossa comunidade”. Explica Luis Costa.

O legislador ressalta ainda que um dos projetos que os agentes penitenciários de Primavera do Leste, por meio do diretor do sistema prisional, Valdeir Zeliz dos Santos, realiza e tem sido referência em todo o estado, é o 2º Chance. Luis Costa fala que desde o surgimento do projeto sempre foi parceiro enquanto representante político, em promover seu funcionamento, já que desta forma, os reeducandos do semiaberto estão trabalhando e isso traz uma chance ao detento como também um ganho para a economia da cidade.

“O projeto 2ª Chance conta hoje com 82 reeducandos do regime semiaberto contratados pela Prefeitura para cuidar da limpeza dos espaços públicos de nossa cidade. A novidade é que, a partir de uma avaliação de conduta realizada pelo diretor da cadeia, 51 recuperandos do regime fechado foram contratados recentemente para trabalhar na Fábrica de Artefatos Cimentícios instalada na Secretaria de Infraestrutura”. Menciona Luis Costa.

De acordo com o diretor do Sistema Prisional, Valdeir, O juiz Alexandre Delicato Pampado, titular da Vara Criminal e diretor do Fórum da comarca de Primavera do Leste e juntamente com a Promotoria de Justiça, em nome do Promotor Dr. Adriano Roberto Alves, foram e continuam sendo autoridades parceiras e dispostas a ajudar o projeto 2º Chance.

O vereador afirma que o projeto é a oportunidade dos reeducandos serem reinseridos na sociedade. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, as peças produzidas vão auxiliar na agilidade para a manutenção urbana, com um valor bem abaixo do que era investido quando o município precisava licitar o material.

Uma peça de meio fio, quando licitada custa por R$ 25,80, agora, com a produção própria, o mesmo material é feito por R$ 8. A Secretaria de Infraestrutura estima que todos os produtos feitos na Secretaria podem trazer uma economia de até 70% para a Prefeitura. Para quem deseja conhecer o projeto de perto, basta ir até a Secretaria de Infraestrutura que está localizada no Bairro Castelândia, Rua José Donim, 294.

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News