Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 23 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa questiona distribuição do orçamento realizado pelo executivo para o Plano Plurianual



Da Redação

O Plano Plurianual (PPA) deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, com o objetivo de estabelecer diretrizes e metas. O PPA é aprovado pelo legislativo, podendo sofrer emendas, assim, todos os governos, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. Dessa forma impede-se a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país.

É importante lembrar que o PPA municipal parte necessariamente de conhecer e diagnosticar a realidade do município, e nesta perspectiva o vereador Luis Costa (PL) tem questionado a distribuição de alguns valores do orçamento que priorizam as áreas da cultura, lazer e turismo e não a saúde e educação.

Tendo como sua frente parlamentar a saúde e educação, Luis Costa tem sido incisivo ao dizer que por estar no poder legislativo tem o contato direito com o povo e consequentemente, tem andando muito ouvindo as demandas que a comunidade tem pedido. O maior desafio da gestão pública municipal de Primavera do Leste tem sido a saúde e logo a educação, pois segundo Luis Costa, grande parte da população não tem ficado contente com a falta de medicamentos, de médicos, cirurgias, exames, falta de infraestrutura adequada as escolas, entre outras demandas.

“Podemos ter educação, saúde, cultura, segurança pública, infraestrutura, turismo e tudo mais em uma cidade, mas não podemos esquecer que para manter todos os serviços em funcionamento, e para que tenhamos acesso à cultura, ao lazer, ao turismo, primeiro precisamos de saúde para que assim possamos desfrutar. Mas quando o prefeito de Primavera do Leste anunciou a construção de um teatro municipal com o dinheiro do IPTU, que é arrecadação do município, não concordei, pois acredito que o dinheiro de nosso município tem que ser gasto em necessidades primárias, como saúde e educação. Não sou contrário a construção de um teatro, desde que a verba venha do Ministério da Cultura, de emendas parlamentares. Mas o que é arrecadado pelo povo, tem que voltar para o povo, com a saúde de qualidade e educação, e depois vem o restante”.

O legislador questionou os prazos para a análise do PPA, dizendo que são muitos documentos a serem estudados, além de que, são previsões de orçamentos para todas as pastas, e não se pode esquecer de que a saúde precisa de um olhar diferenciado. São mais de 200 milhões de reais que estão sendo distribuídos nas pastas, por isso o vereador chama a atenção, pois é muito dinheiro para não priorizar as necessidades do povo.

“Eu mostrei na semana passada quantas escolas estão sem ares condicionados funcionando, e com os prédios deteriorando e que precisa urgente de reformas. É o prefeito que determina como chefe do executivo, onde será aplicado o dinheiro, mas nós enquanto legislativo estamos aqui como braço do povo, representando nossa sociedade. Foi sugerido uma audiência participativa para perguntar ao povo, quais são as suas prioridades e onde querem que o dinheiro seja aplicado, mas isso não vai ocorrer. Então estou aqui porque recebo inúmeras pessoas pedindo ajuda para a saúde. Fico feliz quando vejo que vai comprar ônibus para o transporte escolar, assim não temos que gastar muito com empresas terceirizadas”.

Luis Costa explica que atualmente o município gasta milhões com empresas terceirizadas que prestam serviço ao município, como a empresa que atua no transporte escolar. Em sua fala, o legislador sugere que melhore os salários dos servidores, realizando também o plano de cargo e carreira para todos os setores, e ressalta que o executivo tem condições de ter os próprios equipamentos e servidores para prestarem o serviço à comunidade e que sem a terceirização economizaria ainda mais.

“Tem vereadores e algumas pessoas da nossa comunidade que fala que saúde rende votos, porém eu discordo e acredito que ainda o que rende votos são os eventos festivos realizados em nossa cidade. No PPA no anexo II, página 26, para o programa de gestão cultural, o valor do orçamento é mais de 7 milhões. Ainda no anexo II, na página 27, o programa de fomento do turismo de lazer, está orçado quase um milhão e meio. E ainda no anexo II, na página 28, o programa de fomento da cultura, juventude e cidadania está orçado mais de 14 milhões de reais. Somando temos mais de 22 milhões de reais. Este é um exemplo de investimento do dinheiro público arrecadado pelo município. Outra situação é a terceirização a empresa de monitoramento de segurança de nossa cidade. A previsão é 250 mil reais para este e os próximos dois anos. Uma ressalva é que além de pagar a empresa, o prédio em que funciona o monitoramento tem o aluguel pago pela prefeitura. Precisamos sim de lazer, de cultura, e arte, porém nada adiante investir tanto dinheiro em uma pasta como a cultura se temos muitas pessoas sem saúde, sem medicamento, sem atendimento médico”.

Luis Costa é enfático ao dizer que enquanto não resolver os problemas de saúde e educação, não dá para fazer um orçamento com valores alto para shows e festas grandes, pois a população a qual o vereador representa pede por saúde e educação. “Em vez de gastar 4 milhões em urbanismo para as avenidas de nossa cidade, e mais de 22 milhões em programas culturais, vamos contratar psiquiatras, clínicos gerais, oftalmos, e comprar remédios para nossa população, porque doente, ninguém consegue desfrutar de alegria para festejar”.

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Com mais de R$ 7 milhões investidos, Escola Estadual Maria Sebastiana é inaugurada em Primavera


A nova estrutura fortalece ainda mais o segmento educacional no município e reforça as parcerias entre estado e município

Com capacidade para atender até 480 alunos em cada período, a Escola Estadual Maria Sebastiana de Souza amplia o acesso ao ensino de qualidade

O Governo de Mato Grosso inaugurou na sexta-feira, 19, a Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, no bairro Jardim Luciana, em Primavera do Leste, consolidando mais um importante investimento na educação pública e no desenvolvimento social do município. A nova unidade escolar recebeu R$ 7,3 milhões em investimentos do Estado e conta com estrutura moderna, projetada para garantir qualidade no ensino e melhores condições de aprendizagem.

A solenidade reuniu o governador Mauro Mendes, o prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, de deputados estaduais, secretários municipais, demais autoridades, servidores da educação da rede estadual que atuam no município, representantes da comunidade escolar.

Com capacidade para atender até 480 alunos em cada período, a Escola Estadual Maria Sebastiana de Souza amplia o acesso ao ensino de qualidade e fortalece a rede estadual em uma área estratégica da cidade, próxima a conjuntos habitacionais, garantindo que crianças e jovens tenham acesso à educação perto de casa. Mauro Mendes destacou os investimentos que vêm sendo feitos ao longo do seu governo no setor da Educação, ampliando a qualidade e fortalecendo o aprendizado.

O prefeito Sérgio Machnic agradeceu ao governo do estado por atender às reivindicações de Primavera do Leste nos mais diversos setores e neste caso, atuando fortemente no segmento da Educação. Foram inclusives assinadas novas ordens de serviço para as construções de uma outra escola e uma creche. “Somos gratos pela parceria com o governo estadual e por conseguirmos contribuir com a nossa população”, frisou o gestor municipal.

O prefeito reforçou a questão dos resultados da atual gestão estadual. “Quero agradecer primeiramente a Deus e parabenizar essa grande gestão do governador Mauro Mendes, que tem transformado o Estado e transformado Primavera do Leste. Com residência, com educação, com saúde e com infraestrutura, quem ganha é a população”, concluiu.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a entrega da escola faz parte de uma política integrada do Governo do Estado, que une habitação, educação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. “Hoje é um dia de alegria para todos nós. Estamos celebrando a entrega de moradias, mas quem tem casa também precisa de escola, precisa de creche. E o que o governador assinou aqui hoje foi a construção de mais uma escola, com 24 salas de aula e capacidade para atender 1.700 estudantes, além de uma creche com capacidade para atender 150 crianças”, afirmou o secretário.

Alan Porto também ressaltou que “estamos entregando esta escola, que vai atender cerca de mil estudantes, próxima aos residenciais, garantindo acesso à educação de qualidade para os filhos e filhas dos trabalhadores”, completou. A inauguração da nova escola reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a valorização da educação pública e com a promoção de políticas integradas que impactam diretamente o desenvolvimento social e econômico dos municípios.


Antenado News