Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 17 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Vereador discorda de matéria de site sobre vereadores de Primavera e envia Nota de Repúdio



Nota de Repúdio

Eu vereador Luis Costa, venho por meio desta nota de repúdio, dizer que o site de notícias intitulado “noticiasmatogrosso.com.br” publicou no dia 23 de janeiro, uma matéria extremamente opinativa, com o título “Vereadores de PVA do Leste Deveriam visitar mais vezes a população”.

A publicação sem dados oficiais e fontes não oficiais, e com a fala de apenas um morador chamado “Everton Plínio Martiny”, levando em consideração que a população da cidade, segundo dados do IBGE, é de 59.253 habitantes, a utilização de apenas uma fonte não constitui credibilidade absoluta.

Segundo o pesquisador em jornalismo, Mário Erbolato, em um de seus livros – Técnicas de Codificação em Jornalismo – jan/1991 – afirma que “O fator de credibilidade está relacionado ao ponto de vista do jornalista, que ao avaliar a credibilidade da fonte, pode a partir disto, avaliar a credibilidade da informação fornecida por ela”.

Por conseguinte, não há credibilidade e sim uma generalização ao falar do poder legislativo e o trabalho dos vereadores, na qual, considera-se o site como sensacionalista.

No primeiro parágrafo da matéria em que “Vereadores de PVA deveriam visitar mais vezes a população ao invés de ficarem no ar condicionado”.

Eu Luis Costa estou na rua atendendo o chamado da população em todos os períodos. Além de fiscalizar e participar ativamente dos trabalhos do poder executivo. Gostaria de convidar a todos para visitar minha página no facebook e visualizar as fotos e textos das minhas ações. Também vou disponibilizar alguns links de reportagens sobre algumas atuações que venho fazendo. Ah! Outro detalhe importante é que todos os dias fazemos um relatório de trabalhos que foram realizados. Os relatórios são entregues ao jurídico da Casa de Leis, mensalmente, e toda a população pode ter acesso. Basta vim até a Casa de Leis e solicitar o documento para averiguar o trabalho que venho desenvolvendo”. Explica Luis Costa.

No segundo parágrafo da matéria em que “População que realmente utilizam os serviços públicos de má qualidade sabem muito, sendo que os vereadores de Primavera do Leste necessitam sair mais da zona de conforto e conversar mais com a população principalmente os moradores dos bairros mais distantes”.

Primeiro que a população é muita gente, e somos individualmente diferentes, por acaso a matéria entrevistou toda a população? Por que eu desconheço. Segundo ponto, quando é citado os vereadores de Primavera do Leste. Novamente aqui foi falado de forma generalizada. Eu estou falando de mim mesmo e eu sempre sai as ruas para trabalhar em prol de nossa cidade. Novamente faço o convite para uma conversa em meu gabinete. Convido a todos que queiram conhecer a Casa de Leis. E digo que todas as ligações, marcações em redes sociais como facebook, eu tenho respondido. Nunca deixei de atender uma reivindicação. Sou fiscalizador, mediador e também como jornalista, denuncio as mazelas de nossa sociedade”. Fala Luis Costa.

Ano 2017

Durante o ano de 2017, inúmeras ações foram desenvolvidas pelo vereador Luis Costa (PR). Foram 5 projetos de leis, sendo que três ainda está em processo de estudo e apreciação pelas comissões e 2 já foram aprovados pela Casa de Leis e sancionados pelo prefeito. Sendo eles: O projeto de lei que obriga os poderes municipais, legislativo e executivo, a transmitir ao vivo, por canais de mídias sociais, todo o processo de licitação. Este projeto foi destaque em todo o estado de Mato Grosso, por ser uma iniciativa que busca a transparência pública e a participação popular. E o outro projeto de lei aprovado, foi intitulado como “Dezembro Vermelho”, que dedica todo o mês de dezembro, para desenvolver ações específicas para o combate, luta e conscientização do HIV/AIDS. Mais uma vez o vereador Luis Costa, foi destaque com o projeto Dezembro Vermelho, sendo o primeiro no estado de Mato Grosso. Luis Costa tem demonstrado que a luta por uma sociedade se dá por meio de muito trabalho e a política é um instrumento valioso, para que a cidadania aconteça.

As andanças pela cidade foram inúmeras, dentre elas a participação de reuniões com o executivo, a presença dentro dos Conselhos Locais de Saúde, a apuração de denúncias, e a parceria com órgãos não governamentais para tratar de assuntos relacionados ao bem estar da comunidade. Todas essas atividades resultaram também em 55 indicações para as secretarias de saúde, obras, educação, cultura, administração, turismo, meio ambiente, entre outras.

Ao encontro de todos esses trabalhos, fica evidente a notoriedade da atuação do vereador dentro da Casa de Leis. Ocupando o cargo de 2º secretário na mesa diretora, o legislador esteve em todas as atividades realizadas pela Câmara Municipal em 2017. Como exemplo, o projeto “Caravana Câmara”, que percorre as estradas do interior de nossa cidade, para ir ao encontro dos pequenos, médios e grandes produtores, também dos assentados, comunidades e vilas, que estão localizadas na zona rural do município. A aproximação do legislativo com essas pessoas nestes lugares mais distantes tem como objetivo, ouvir a demanda e solicitar melhorias por meio do executivo.

Outra atividade que foi destaque no ano de 2017 foi as “Sessões Itinerantes”, em que a Casa de Leis, realizou sessões nas comunidades de nosso município, possibilitando ao cidadão um contato mais direto com os legisladores. O vereador Luis Costa (PR) esteve presente em todas as atividades, porque além de ir até as sessões para atender a comunidade, foi para as ruas convidar a todos a participar, ressaltando sempre que todo o trabalho realizado pelo Poder Legislativo precisa do envolvimento da sociedade, do cidadão.

Um ano marcado de ações concretas, de idéias e diálogos, trabalhos que já renderam frutos e que terão continuidade.

Link Facebook: https://www.facebook.com/luiscostamt/

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Crise política entre Primavera do Leste, Poxoréu e Governo do Estado de MT após declarações de vereador


Várias autoridades estiveram presente no momento em foi assinado.

A pavimentação do trecho entre Primavera do Leste, Nova Poxoréu e Vale Verde se tornou o centro de uma crise política regional, após declarações inflamadas do vereador Sargento Telles (PRD), de Primavera do Leste, em um vídeo publicado em suas redes sociais.

O governo estadual anunciou oficialmente, no dia 25 de novembro de 2026, o início da pavimentação da MT entre Primavera do Leste, Nova Poxoréu e Vale Verde, com obras previstas para começarem no primeiro semestre de 2026. A obra, de 5,9 km, foi recebida com entusiasmo pela população local, sendo vista como um pleito histórico que trará acesso seguro e desenvolvimento econômico para a região.

O episódio que gerou polêmica

No entanto, o anúncio de um avanço importante para a infraestrutura da região foi ofuscado pelas declarações do vereador Sargento Telles, que em 10 de fevereiro de 2026, em tom de crítica e utilizando linguagem agressiva, afirmou em um vídeo que “um monte de vagabundos” aparecia para tirar fotos quando o asfalto era anunciado. A fala gerou indignação e rapidamente se espalhou pelos municípios vizinhos.

A acusação e os termos utilizados pelo vereador afetaram a relação política entre os municípios de Primavera do Leste e Poxoréu, criando um ambiente tenso e gerando dúvidas sobre a representatividade e o compromisso dos políticos locais com as causas da população.

Pedido de desculpas que não apaga os danos

Após a repercussão negativa de suas palavras, o vereador Sargento Telles tentou amenizar a situação com um pedido de desculpas público. No entanto, o pedido foi tardio e não conseguiu reverter a má impressão deixada, especialmente em uma época em que o diálogo entre as cidades e a colaboração política são essenciais para o progresso coletivo.

Contraste de ações políticas

A declaração de Telles contrasta com os feitos de outros parlamentares da região. O presidente da Câmara de Vereadores de Poxoréu, Baiano das Alminhas (MDB), concluiu seu primeiro ano de mandato com um expressivo saldo de mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para o município, recursos destinados principalmente à agricultura familiar e aos assentamentos rurais. Em contraste, Sargento Telles não apresentou recursos significativos para o desenvolvimento de Primavera do Leste ou Poxoréu.

Justificativa que não convenceu

Em uma sessão extraordinária no dia 13 de fevereiro de 2026, Telles tentou justificar suas palavras, adotando uma postura de ameaça e argumentando que suas declarações eram uma crítica ao sistema político. Contudo, nos bastidores, a opinião foi unânime: a justificativa não foi bem recebida e acabou agravando ainda mais a situação.

Conclusão

A pavimentação do trecho entre Primavera do Leste, Nova Poxoréu e Vale Verde representa uma grande conquista para a população da região. Contudo, a tentativa de politizar e desqualificar a obra por meio de xingamentos públicos prejudica o progresso e a imagem dos representantes políticos. A solução para os problemas da região está no trabalho conjunto e no diálogo, e não nas divisões e ataques que apenas atrapalham o que pode ser uma verdadeira vitória para todos.


Antenado News