Primavera do Leste / MT - Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa ajuda comunidade com pinturas de faixas de pedestre e quebra-molas



A falta de sinalizações pela cidade de Primavera do Leste tem provocado acidentes.

Da Redação

Com mais de 30 indicações durante este primeiro semestre do ano, para sinalizações (colocação de placas e pinturas) e construções de redutores de velocidades para a Coordenação Municipal de Trânsito e Transporte de Primavera do Leste (CMTU), o vereador Luis Costa tem realizado os pedidos por meio das solicitações da comunidade. O que ocorre é que muitas vezes as indicações não são atendidas e a comunidade tem reclamado e como alternativa Luis Costa decidiu ajudar, refazendo algumas pinturas apagadas em alguns quebra-molas da cidade e também faixas de pedestres.

“Primeiro o senhor Ronaldo me procurou reclamando da falta de pintura das faixas de pedestres. Então no dia 2 de fevereiro deste ano, eu juntamente com Ronaldo pintei uma faixa na Avenida Amazonas. Recentemente fui com ele até o local e vi que o trabalho melhorou muito e está ajudando a comunidade. Desta forma acompanhei o Ronaldo em outro pedido da comunidade para pintar em frente à escola Sebastião Patrício, em que a diretora solicitou a indicação, mas o executivo não fez, então junto com o amigo Ronaldo estive no local e pintamos a faixa”. Explica o vereador Luis Costa.

Outro ponto em que o legislador esteve junto com a comunidade pintando a faixa de pedestre foi no Bairro São Cristóvão na Rua São Tomé, como também um quebra-molas no bairro Guterres. “Eu entendo que são muitos pedidos e que muitas vezes a burocracia para a compra das tintas e equipamentos para a CMTU é grande, mas não podemos deixar coisas simples como a pintura de uma faixa de pedestre e de um quebra-molas para depois, ou só para quando puder, passando meses e até anos. É necessário que a gestão pública entenda que sinalizações salvam vidas, que um trânsito bem organizado e monitorado, evita acidentes. Estamos agora acompanhando o processo do projeto de mobilidade urbana do nosso município e o que esperamos é que assim que o planejamento tiver pronto que seja executado, para que assim possamos acabar com as burocracias e ter um trânsito de qualidade e mais seguro”. Finaliza Luis Costa.

Segundo o legislador, em um dos quebra-molas que pintaram foi gasto R$63 reais, e se o valor for comparado com que é gasto com uma pessoa que sofre um acidente de trânsito, a cidade chega gastar uma média de R$1.500 reais, a fonte é o portal da transparência da secretaria de saúde municipal. Por este motivo Luis Costa tem se posicionado duramente com as cobranças em relação às melhorias para o trânsito do município. “Um caso que quero relatar é que no Bairro Jardim Progresso, em uma determinada rua, fiz um pedido para a construção de um quebra-molas a pedido de algumas famílias. Um pai que mora na rua tem um filho com autismo e ele brinca na calçada de casa com os amigos e a família, porém a preocupação do pai é que por não ter nenhum quebra-molas os carros passam em alta velocidade pela rua e causa perigo para as crianças. Eu e os vereadores fazemos as indicações porque sabemos as necessidades da comunidade”. Relata o legislador.

Acesse o site da Câmara Municipal de Primavera do Leste – www.primaveradoleste.mt.leg.br e acesso o link do lado esquerdo em parlamentares e entre no nome do vereador Luis Costa e acompanhe todas as matérias legislativas que estão sendo propostas e indicadas.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News