Primavera do Leste / MT - Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa tem aprovação por unanimidade de três emendas no PPA



Da Redação

Foram aprovadas por todos os pares as três emendas para o Plano Plurianual (2022 – 2025), durante a sessão ordinária desta segunda (04/10). O autor das três emendas é o vereador Luis Costa (PDT) na qual, ressaltou a importância da participação dos colegas vereadores na discussão e na aprovação.

“Quero aqui defender que todas as emendas são apontamentos para melhorias em nossa cidade. Pensei na saúde, também em nosso trânsito e na importância da humanização dos nossos servidores públicos. Agradeço a cada vereador que me apoio nesta aprovação, pois quem irá receber esses benefícios é o nosso povo”. Aponta Luis Costa.

A primeira emenda aprovada altera o Programa de Gestão Administrativa, na forma que indica: a promover ações de otimização que melhorem a produtividade do servidor público, aplicar avaliações de desempenho condizentes com a realidade e implementar melhorias que resultem em maior qualidade do serviço prestado ao cidadão, por conseguinte, desenvolver, contratar, intensificar cursos e palestras de formação e interação que incentive e oriente o servidor a desenvolver seu trabalho de forma humanizada. A vereadora Enfermeira Giovana (MDB) e o vereador Luizinho Magalhães (PP), ressaltaram em plenário que a emenda é importante para a valorização do servidor público.

A segunda emenda aprovada altera o Programa de Gestão Administrativa, na forma que indica: a elaborar políticas de educação no trânsito, manter a CMTU, bem como estruturar e manter a sinalização e mobilidade urbana do município, ademais, adquirir uma motocicleta com um suporte para a pintura de faixas, e também estruturar a comunicação visual, pois desta forma irá investir na fabricação das próprias placas de sinalização.

Durante as discussões os vereadores Sérgio Gonçalves (DEM), Temazim Pedreiro (DEM) e Renato do Sindicato (DEM), mencionou a importância de estruturar a CMTU como também foi citado que um tempo atrás existia uma máquina para fazer placas, porém hoje não se sabe o porquê não funciona mais. Também foi dito sobre a importância de economizar, já que com a motocicleta a pintura das faixas cumpriria um cronograma de forma mais ágil e econômico.

A terceira emenda aprovada altera o Programa de Gestão de Saúde, na forma que indica: a estabelecer uma política de melhoria contínua nos procedimentos voltados para as ações de saúde, visando o aperfeiçoamento no atendimento e qualidade de vida da população, reiterando assim a importância de incluir a necessidade de executar parte dos atendimentos que são considerados média e alta complexidade.

Os vereadores Sergio Gonçalves e Luizinho Magalhães parabenizaram o legislador Luis Costa e afirmaram que muitas pessoas esperam na fila para ter acesso a um exame ou cirurgia de média e alta complexidade e que com a emenda o município poderá atender a comunidade e até chegar a zerar a fila de espera.

“Eu sempre acompanho as demandas da comunidade. Além de ir visitar o povo também recebo muita gente em meu gabinete com muitos pedidos. Fiz a emenda da humanização no setor público, porque acredito que os nossos servidores precisam e merecem receber cursos e palestras para melhorar ainda mais o trabalho. Sobre a emenda para a saúde, acredito que temos dinheiro suficiente para realizar convênios para atender a média e alta complexidade. Em relação a CMTU, penso que devemos investir em equipamentos para melhorar o trabalho e assim termos mais eficiência para com o nosso trânsito”. Finaliza Luis Costa.

 

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News