Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

União Europeia embarga 20 frigoríficos de frango do Brasil



A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira (18) que vai descredenciar 20 plantas exportadoras da lista de empresas brasileiras autorizadas a vender carne de frango e outros produtos para os países que compõem o bloco econômico formado por 28 países. A informação foi confirmada pela Agência EFE. Ao todo, unidades de nove empresas serão afetadas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A medida foi tomada depois da detecção de deficiências no sistema de controle do Brasil sobre esses frigoríficos. A restrição será aplicada 15 dias depois da publicação no Diário Oficial da UE, o que ainda não ocorreu.

Ao tomar conhecimento da decisão, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que cumpre agenda em Campo Mourão (PR), afirmou que o governo federal vai abrir painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) para recorrer da medida. “Nossa reclamação é que a Comunidade Europeia diz que é uma questão de saúde, mas se o Brasil pagar uma tarifa de 1.024 euros por tonelada e mandar tudo como carne in natura, entra sem nenhum problema. Então não é uma questão de saúde. E é isso que nós vamos reclamar na OMC”, explicou, segundo nota do Ministério da Agricultura.

O painel na OMC, de acordo com o ministro, servirá para dirimir o protecionismo de mercado pelo bloco europeu. “Estamos sendo penalizados. Há uma proteção de mercado que a gente não quer mais aceitar. Vamos brigar pelo espaço conforme o mercado mundial preconiza, que deve ser livre entre os países.”

O impacto da medida é considerável. De acordo com informações da ABPA, também confirmadas por Blairo Maggi, as unidades afetadas pelo embargo respondem por cerca de 30% a 35% da produção de frangos exportada para a União Europeia. A associação, que reúne as principais empresas produtoras de proteína animal do país, divulgou nota em que considera a decisão tomada pelos estados europeus como “infundada” e uma “medida protecionista que não se ampara em riscos sanitários ou de saúde pública”.

“A decisão tomada hoje pela Comunidade Europeia é desproporcional e inconsistente diante das regras estabelecidas pelo Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, diz um trecho da nota da ABPA.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne de frango do planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos, mas ocupa a primeira posição entre os maiores exportadores do produto, com mais de 4,3 milhões de toneladas embarcadas e receitas anuais de US$ 7,2 bilhões, segundo a ABPA. A União Europeia é responsável por 7,3% do frango vendido pelo país ao exterior, em toneladas, e corresponde a uma receita total de US$ 775 milhões (11% do total), segundo dados de 2017.

Fim da suspensão

Em março, o próprio Ministério da Agricultura chegou a suspender as exportações de três frigoríficos da BRF Foods com destino à Europa e outros países, em decorrência da investigação da Operação Trapaça, que identificou contaminação da carne in natura pela bactéria Salmonella. A medida, no entanto, foi retirada ontem após os esclarecimentos do grupo quanto aos procedimentos sanitários adotados no prcessamento do produto para exportação. A principal empresa brasileira exportadora de frango é a BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, seguida pela JBS.

*Com informações da EFE.

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil  Brasília



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Administração Municipal proporciona aprendizado e qualificação profissional aos jovens, por meio de parcerias


Administração Municipal proporciona aprendizado e qualificação profissional aos jovens, por meio de parcerias

Os 34 jovens aprendizes foram distribuídos em áreas administrativas, principalmente na Secretaria de Saúde do município

Na tarde desta quarta-feira, 30, em cerimônia no Teatro Municipal de Primavera, 34 jovens receberam de forma simbólica, os “coletes de Jovens Aprendizes”, entregues pelo prefeito Sérgio Machnic, secretário de Administração, Carlos Laete, secretária de Saúde, Laura Leandra, representantes do Centro Integração Empresa Escola (CIEE) e Consórcio CRA, responsável pelas obras do terminal da ferrovia da empresa Rumo Logística.

O evento marcou o início oficial da parceria celebrada entre a empresa, a instituição e a prefeitura, permitindo que os jovens iniciem uma jornada de aprendizado mínima de um ano, nas repartições públicas da administração municipal. A grande maioria prestará serviços em áreas administrativas da Secretaria de Saúde e respectivas Unidades.

O prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da união de forças entre instituições públicas e privadas para oferecer oportunidades reais de desenvolvimento aos jovens. Ele enfatizou ainda o trabalho que a administração municipal tem feito com o intuito de dar condições de qualificação a todos, principalmente aos jovens do município. “Juntos somos imparáveis e quem sai ganhando com essa parceria é a juventude de Primavera. Espero que mais jovens possam ser beneficiados e que essa parceria, assim como outras, seja duradoura”, afirmou o prefeito.

O secretário de Administração, Carlos Laete, cuja pasta é a responsável direta pela intermediação das oportunidades, bem como distribuição dos jovens aprendizes, utilizou uma comparação para incentivar os selecionados. “Primavera é a terra fértil, e vocês são as sementes. Diante disso tenho certeza de que darão bons frutos”, declarou.

A secretária de Saúde, Laura Leandra, relembrou seu início profissional, também como Jovem Aprendiz e também no serviço público. “Essa oportunidade muda vidas. Vocês estão iniciando algo que vai marcar não só suas carreiras, mas também a vida das pessoas que atenderão no serviço público”, enfatizou.

O gerente Regional do CIEE, Rodrigo Nader, reforçou que o programa não é apenas uma chance de inserção no mercado, mas uma porta para o autoconhecimento. “O primeiro passo na carreira é como o primeiro capítulo de um livro. Vocês vão aprender muito mais do que tarefas: vão descobrir talentos, desenvolver atitudes e enxergar novos horizontes”, disse.

A consultora do CIEE, Sandra Ferro, lembrou que a Prefeitura é grande parceira e um ente voluntário, uma vez que não é obrigada a participar do programa, o que torna a  experiência ainda mais valiosa. “Essa é uma escolha voluntária da gestão municipal, que abraçou a causa com sensibilidade e responsabilidade social, só nos levando a agradecer à administração pelo comprometimento”, afirmou.

Representando o consórcio CRA, o Gestor de Pessoal Eugênio Eiffer explicou o papel das três empresas que compõem o consórcio na construção da ferrovia e ressaltou a importância de os jovens aproveitarem ao máximo essa experiência. Segundo ele “esperamos ainda pelos próximos três anos estar atuando na região e gerando essas oportunidades”, afirmou.

Encerrando a cerimônia, a jovem Ludmilla Isabella, representante dos aprendizes, agradeceu a todos os envolvidos e falou sobre o significado dessa oportunidade. “Não recebemos só uma função ou uniforme, mas recebemos confiança. Essa chance nos traz dignidade, responsabilidade e esperança de um futuro melhor, o que também nos leva a agradecer a todos aqui envolvidos e também aos nossos familiares pelo apoio”, finalizou.

Coordenadoria de Comunicação


Antenado News