Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 21 de Maio de 2025

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Criança desmaia em escola: “Chorei ao notar que era fome”, diz professora



Um aluno de oito anos desmaiou de fome na última segunda-feira (13) em uma escola do Cruzeiro, no Distrito Federal. Ele é um dos 730 estudantes carentes que moram no Paranoá Parque e que, todos os dias, viajam 30 km – quase sempre sem comer – para estudar na região. A criança, que frequenta a Escola Classe 8, mora em um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida.

Deste local, 250 alunos são transportados diariamente para uma unidade de ensino no Cruzeiro. “Assim que os alunos chegam, eu cumprimento um a um”, relembra ao UOL Ana Carolina Costa, professora do 2º Ano Fundamental. “Mas quando chegou a vez o menino, percebi que chorava.” Ele estava com a mão no peito, coração disparado, passando mal. “Levei para a direção. Por duas vezes ele apagou.

Não reagia.” A professora acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e chamou os três irmãos do garoto, que também estudam na escola. “Eles ficaram calados, com caras de assustados.” Questionados, disseram que não tinham comido nada no domingo e que naquela segunda tinham tomado mingau de fubá (fubá, água e sal) antes de sair de casa.

“Quando a gente percebeu que era forme, eu saí de perto para chorar. O rapaz do Samu me olhou com uma cara de ‘que realidade é essa?’. E eu disse que é sempre assim. Eu tenho dois alunos que todos os dias reclamam de fome”, diz. 17/11/2017 Criança desmaia em escola: “Chorei ao notar que era fome”, diz

A professora reuniu outros membros da escola e foi levar uma cesta básica para a família do estudante. “A mãe nos disse que tinham o suficiente. Mas enquanto a gente conversava, só tinha uma panela de arroz sobre o fogão. A criança mais nova toda hora enfiava a mão na panela para comer.

Ter comida para eles em casa é ter fubá”, lamenta. Ana garante que mais estudantes passam fome em sua classe. “Dos meus 18 alunos, quatro chegam com fome todos os dias. É a metade que não come, mas esses quatro são muito carentes.” Ela, então, vai à cantina, pega uma fruta e leva para uma criança ou outra “para conseguir enganar a barriga deles e conseguir dar aula até o intervalo”.

O Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) já pediu à Secretaria de Educação a construção de uma escola na região do Paranoá Parque. “Se não é possível construir agora, a escola tinha de, no mínimo, oferecer uma refeição na entrada: arroz, feijão e frango, e um lanche à tarde”, disse ao UOL Samuel Fernandes, diretor da entidade.

Ele explica que os alunos que estudam em período parcial recebem apenas um lanche, às 15h30. “Em uma semana, é comida duas vezes por semana e biscoito e suco nos outros três dias. Na outra semana é o oposto. A criança fica até oito horas longe de casa. Até se almoçar às 11h, ela não aguenta”, diz. Mesmo quando completa, a merenda “não é boa, é pouco nutritiva”, garante a professora. “O feijão é enlatado, com sódio. É uma carne que tem de ferver antes para tirar o sebo que tem em cima. Mas diante da realidade dos meninos, é melhor do que nada.” Procurada, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) “lamenta que o aluno tenha passado por esta situação”.

A pasta diz que “não foi informada formalmente sobre o problema” de merenda e que vai apurar “diretamente na escola, com o gestor da unidade, qual a real situação dos alunos para, em conjunto com a direção e coordenação regional de ensino, encontrar uma solução razoável”.

Ainda segundo a secretaria, a construção de escolas no Paranoá Parque e no Itapoã consta no plano de obras 2015/2018, mas “não há disponibilidade financeira imediata para as obras”. O órgão dispõe de um terreno para esta finalidade em cada uma das cidades. “No caso do Itapoã, o projeto para a construção de uma Escola Classe já está concluído e aguarda dotação financeira.” Mas promete que 84 crianças, hoje no 5º ano no Cruzeiro, “irão cursar o 6º ano nos Centros de Ensino Fundamental 03 e 05 do Paranoá, em 2018”.

A professora Ana faz um apelo: “Que a secretaria olhe com carinho para a nossa escola, que é especial por atender tantas crianças pobres. Que o cardápio tenha, pelo menos, almoço na entrada.”

Fonte: Wanderley Preite Sobrinho Colaboração para o UOL



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CMTU promove projeto de conscientização de trânsito às escolas de Primavera do Leste


Coordenadoria de Comunicação – 19/05/2025

 

CMTU promove projeto de conscientização de trânsito às escolas de Primavera do Leste

Na manhã desta segunda-feira (19), salas de aulas da Escola Municipal Mauro Wandelino Weis se encheram de curiosidade, atenção e muitas perguntas. Foi dia de aprender, mas não só com livros. Alunos do 5º ano participaram de uma manhã especial com os agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), mergulhando no universo das leis, do respeito e da cidadania no trânsito.

 

Essa ação faz parte do projeto “Aprender Brincando: Trânsito Não É Brincadeira”, que há dez anos foi criado para plantar sementes de conscientização entre os pequenos, mas só agora, com o apoio da nova gestão municipal, a iniciativa ganhou força e estrutura, conforme explica o Agente de Trânsito, Sato.

 

Com a criação do setor de Educação para o Trânsito tornou possível levar essas importantes palestras a todas as escolas do município. “O trânsito não é brincadeira. Queremos que as crianças aprendam desde cedo sobre o respeito às leis, às placas, às faixas de pedestres. Nunca tivemos essa abertura em outras gestões. Com a nova coordenação da dona Marta, finalmente conseguimos colocar esse sonho em prática”, destacou o agente de trânsito Sato, um dos idealizadores do projeto.

 

A coordenadora Instrutora Marta, que está à frente da nova fase da CMTU, também reforçou a importância da educação desde a infância. “As crianças de hoje vão interferir diretamente na conduta dos pais. Elas observam, cobram, orientam. E no futuro, serão jovens habilitados e conscientes do seu papel no trânsito”, afirmou com entusiasmo. Essa ação também faz parte da Campanha Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito.

 

E a semente já começou a germinar. O aluno do 5º ano, Thales Eduardo Botelho, prestou atenção em cada detalhe da palestra e compartilhou o que mais o impactou: “A principal coisa que eu aprendi foi em relação às faixas de pedestres. Tem que levantar a mão! Porque tem muito motorista que não presta atenção, pode até estar bêbado. Outros nem respeitam as placas, as faixas. Aprendi que seguir as regras de trânsito é importante para nossa segurança também.”

 

Já o colega Miguel Pinheiro da Costa, também do 5º ano, saiu da palestra com uma missão em mente. “Vou transferir tudo que aprendi hoje para a minha família e meus amigos. Assim eles também vão estar informados sobre as regras de trânsito.”

 

A diretora da escola, Jaqueline, também acredita que essa transformação começa dentro de casa, ou melhor, pelas crianças dentro de casa. “Esperamos, de fato, que essas crianças, conversando com os pais, dando alertas, façam com que os adultos comecem a colocar em prática o que ouviram. Que eles levem em consideração a fala dos filhos. As crianças pode ser o primeiro passo para um trânsito mais seguro, humano e responsável”, reforçou.


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