Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Alunos de Escola Pública não pagará pela taxa do Enem



Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada neste ano.

Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.

Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia 18 de maio.

Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina em 23 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.

Inscrições

Até as 10h de hoje (9) mais de 2,15 milhões de pessoas já tinham feito a inscrição no Enem. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Para fazer a inscrição, o participante deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Fonte: Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

AMM prepara edição histórica do Encontro de Prefeitos; lançamento será na próxima segunda-feira


Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Vicente de Souza
Programado para o próximo mês de março, a edição 2026 do Encontro de Prefeitos promete ser a maior dos últimos anos. O lançamento oficial será no dia 17 de novembro, no Hotel Deville Prime, em Cuiabá, durante o Conexão CNM, programa de imersão e qualificação voltado à modernização da gestão pública que está percorrendo todo o país.

O encontro municipalista do próximo ano vai reunir prefeitos, vereadores e secretários municipais para uma ampla programação de palestras e debates sobre os principais temas que impactam a gestão pública.

A intenção é aplicar o mesmo formato adotado em grandes eventos, como a Marcha a Brasília, com a realização de palestras simultâneas para atender públicos com interesses diversos, além de amplo espaço para expositores de produtos e serviços para as prefeituras.

A AMM já está elaborando a programação e definindo as  parcerias que estarão ao lado da instituição nesse importante evento, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A proposta é reunir nomes de destaque no cenário político e técnico nacional, além de representantes de órgãos de controle e entidades municipalistas, para debater os principais desafios e perspectivas da gestão pública nos próximos anos.

Segundo o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, o encontro será marcado por discussões estratégicas para a modernização da administração pública e fortalecimento das políticas locais. “Nosso objetivo é continuar oferecendo um espaço de diálogo e construção coletiva em defesa dos municípios mato-grossenses”, destacou.

A edição do encontro em 2025 foi realizada em parceria com o Tribunal de Contas (TCE/MT) e  reuniu mais de 1.300 pessoas, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais. O evento contou com a presença de líderes nacionais, como o ex-presidente Michel Temer, entre outros.


Antenado News