Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Campinas decreta luto de três dias e prepara velório das vítimas



O clima em Campinas, a 98 quilômetros de São Paulo, é de consternação e perplexidade, depois da tragédia na Catedral Metropolitana da cidade em que cinco pessoas morreram. O prefeito Jonas Donizette (PSB) decretou nessa terça-feira (11) luto oficial de três dias. A expectativa é que os velórios das vítimas ocorram a partir desta quarta-feira (12).

Foi confirmada a identidade das vítimas do atirador: Sidnei Vitor Monteiro, José Eudes Gonzaga, Cristofer Gonçalves dos Santos e Elpídio Alves Coutinho, mortos dentro da igreja.

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, autor dos disparos, tirou a própria vida depois balear os fiéis que estavam rezando na igreja.

Registros das câmeras de segurança da Central de Monitoramento de Campinas (CinCamp) mostram o momento em que o agressor se levanta de um dos bancos, nas últimas fileiras da igreja, vira-se em direção às pessoas e começa a atirar. Em seguida, dois agentes da Guarda Municipal entram na igreja e perseguem o atirador. As imagens não mostram depois deste momento.

Tiroteio na Igreja da Sé em Campinas
Atirador mata quatro pessoas em Catedral de Campinas – EFE/Cortesia Diario Correio/Direitos reservados

Isolamento

A Catedral Metropolitana de Campinas está cercada por um cordão de isolamento. Os funcionários da prefeitura trabalharam para limpar o local e permitir que hoje (12) a igreja seja aberta para missas.

O local é um dos mais movimentados de Campinas, fica ao lado do calçadão e da principal rua de comércio.

Tiroteio na catedral metropolitana de Campinas
Catedral metropolitana de Campinas – Cortesia Diario Correio/EFE/direitos reservados

O departamento de Serviços Técnicos Gerais (Setec) é o órgão responsável pela organização dos velórios e sepultamentos em Campinas. Como a cidade é referência para vários municípios menores do interior de São Paulo, há cemitérios privados e públicos.

Fonte: Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

O Tour Legislativo: Enquanto você trabalha, o seu bolso paga a “formação” no Sul


O Tour Legislativo: Enquanto você trabalha, o seu bolso paga a “formação” no Sul

Texto informações Portal da Transparência Câmara de Vereadores Primavera do Leste

​Por: Luis Costa

​Você, cidadão de Primavera do Leste, acordou cedo hoje? Enfrentou o trânsito, bateu o ponto, lidou com a inflação e fez o orçamento doméstico esticar para dar conta de pagar os impostos? Pois saiba que, enquanto você se desdobra na realidade local, uma parcela importante do seu dinheiro está fazendo um tour de luxo pelo Sul do Brasil.

​Não, você não foi convidado para o vinho. Nem para o chocolate quente na serra gaúcha. Quem está lá, “trabalhando” em nome do seu bem-estar ou melhor, em nome de uma “formação especial”, são os nossos representantes legislativos.

​Consultando o Portal da Transparência, a gente descobre que o aprendizado custa caro. Só nos empenhos identificados, temos nomes como Lucas Telles dos Passos, que abocanhou R$ 7.500,00, e Diogo Nogueira Silva, com R$ 3.600,00. Isso apenas em registros isolados. Somando essas “capacitações”, passamos facilmente da casa dos 11 mil reais — e isso sem contar as passagens aéreas e outros custos que, na prática do serviço público, costumam vir na bagagem como “despesas extras”.

​Ao todo, estamos falando de quase 20 mil reais que saíram direto da conta do município para garantir que vereadores e assessoria pudessem entender melhor a “fiscalização e responsabilidades” em Porto Alegre.

​É irônico, não é? Para aprender sobre responsabilidade, é preciso gastar o que o povo mal tem. Enquanto o curso de formação é sobre “temas sensíveis”, o que parece ser realmente sensível é o cartão de crédito da prefeitura quando o assunto é o conforto dos nossos edis em terras gaúchas.

​Vereador Telles, a lição de casa em Porto Alegre parece estar sendo muito bem paga. Mas, aqui em Primavera, a gente continua perguntando: quando é que a “formação” vai incluir um curso de como não torrar o dinheiro público com tanta facilidade?

​Fica a pergunta. E o recibo, esse, como sempre, fica para você pagar.


Antenado News