Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Convenções partidárias para escolha de candidatos já podem ser realizadas



A partir desta sexta-feira (20) até o dia 5 de agosto, os partidos políticos podem realizar convenções para definir as coligações e escolher os candidatos para as Eleições Gerais de 2018. Após deliberação dos filiados da agremiação, os candidatos escolhidos poderão pedir o registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Nesse último caso, a legislação eleitoral estabelece o dia 15 de agosto como data-limite.

As convenções partidárias são reuniões de filiados a uma legenda para análise de assuntos de interesse do grupo. A Lei das Eleições (caput do artigo 8º), por sua vez, define os prazos para a escolha dos candidatos e a deliberação das coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições) nos anos em que se realizarem os pleitos. Nestas eleições, serão escolhidos durante as convenções os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital.

Para a realização das convenções de caráter eleitoral, os partidos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por eventuais danos causados com a realização do evento.

Com a homologação das convenções realizadas a partir desta sexta-feira, será permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos. No entanto, o efetivo desembolso financeiro somente pode ocorrer após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

Fonte: www.tse.jus.br



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Governador Mauro Mendes cumpre agenda oficial em Primavera do Leste nesta sexta-feira


Entre os destaques da visita está a entrega de 597 unidades habitacionais no Residencial Jardim dos Ipês I

A presença do governador Mauro Mendes em Primavera do Leste evidencia a parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e a primeira-dama Virgínia, cumprem agenda oficial em Primavera do Leste na manhã desta sexta-feira, 19 de dezembro, com uma programação marcada por entregas (inauguração) e autorizações de obras que reforçam os investimentos do Governo do Estado no município.

 

O chefe do Executivo estadual será recepcionado no aeroporto pelo prefeito Sérgio Machnic, pela vice-prefeita Iva Viana, além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais. Após a recepção, o governador segue para o início das atividades previstas na agenda oficial.

 

Entre os destaques da visita está a entrega de 597 unidades habitacionais no Residencial Jardim dos Ipês I, viabilizadas por meio dos programas SER Família Habitação e Minha Casa, Minha Vida, beneficiando centenas de famílias primaverenses com moradia digna.

 

Na sequência, o governador autoriza importantes obras estruturantes, como a construção do novo Colégio Integrado Paulo Freire, da Creche Municipal Poncho Verde, além da formalização de convênios para asfaltamento de ruas no Distrito Industrial, recuperação de vias urbanas e o asfaltamento de aproximadamente seis quilômetros da estrada que liga Primavera do Leste ao distrito de Nova Poxoréu, ampliando a mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento econômico da região.

 

A agenda contempla ainda a inauguração da Escola Estadual Maria Sebastiana de Souza, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da educação pública e a melhoria da infraestrutura escolar no município.

 

A presença do governador Mauro Mendes em Primavera do Leste evidencia a parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal, liderada pelo prefeito Sérgio Machnic e pela vice-prefeita Iva Viana, consolidando avanços significativos nas áreas de habitação, educação, infraestrutura e qualidade de vida da população.


Antenado News