Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 24 de Dezembro de 2025

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Funcionária é demitida por tomar água



A empresa GR Serviços e Alimentação, proprietária de uma franquia da cafeteria Casa do Pão de Queijo, foi condenada pela Justiça do Trabalho de São Paulo a indenizar uma ex-funcionária que foi demitida por beber uma garrafa de 500 ml de água durante o expediente. A decisão ainda cabe recurso.

A Justiça determinou o pagamento de R$ 11.291 por dano moral, além de verbas relativas à demissão sem justa causa, que totalizam aproximadamente R$ 35 mil. A GR Serviços e Alimentação informou ao G1 que vai recorrer, pois a decisão não condiz com as condições de trabalho na empresa.

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), a empresa não fornecia água, nem disponibilizava filtro ou bebedouro para os empregados, descumprindo as normas previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“A reclamada não contratou robôs. Seus empregados são seres humanos. Não se trata de luxo ou capricho, mas de necessidade fisiológica. A atitude de despedir sua empregada por justa causa por beber uma garrafa de água é, além de um exagero, um exemplo de desrespeito ao mais elementar direito de qualquer ser humano, que é o de matar a própria sede”, disse a juíza Luciana Bezerra de Oliveira na sentença.

Versão da funcionária

A ex-funcionária, de 21 anos, trabalhou como atendente na loja do grupo localizada no Terminal Rodoviário do Tietê, Zona Norte de São Paulo, por pelo menos três anos.

“Havia um bebedouro no local, mas um dia removeram o equipamento dali e a orientação que recebi era de que poderíamos consumir uma garrafa de água da loja desde que anotássemos no caderno. Foi o que eu fiz”, afirma a atendente demitida, que está desempregada desde dezembro.

Na volta do almoço, o gerente imediatamente me chamou para comparecer ao RH, onde me mostraram uma foto minha bebendo água. Perguntaram se eu sabia que a atitude era quebra de procedimento da loja e insistiram para que eu assinasse o documento que atestasse a minha própria demissão por justa causa. Eu respondi que sabia da existência da câmera de monitoramento e não vi qualquer problema em ser filmada tomando água. Me recusei a pedir demissão.”

Versão da empresa

A GR Serviços e Alimentação informou em nota que vai recorrer da decisão, que, segundo a empresa, “foi baseada em uma versão que não reflete o verdadeiro motivo da demissão e não condiz com as condições de trabalho oferecidas aos seus colaboradores”.

Ainda de acordo com a empresa, os funcionários têm acesso adequado a água e alimentação.

Fonte: Notícias Minuto



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Região

Comitiva de Poxoréu Visita a Comunidade Bela Vista e Anuncia Melhorias no Abastecimento de Água


A comunidade Bela Vista, localizada no município de Poxoréu, recebeu na última semana a visita de uma comitiva de Poxoréu, composta pelo vice-prefeito Flávio, o representante da autoescola local, o vereador Baiano das Alminhas, o diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Sidnei, e o Secretário Municipal de Obras, Rafael Borges.

Durante a visita, foram discutidas as necessidades urgentes da localidade, especialmente em relação ao abastecimento de água e a estrutura das caixas d’água recentemente recebidas pela comunidade, com a ajuda do vereador Baiano. Os moradores, que enfrentam dificuldades com o sistema de abastecimento, pediram apoio para a instalação e melhorias das caixas, a fim de garantir água potável de qualidade para todos.

O vice-prefeito Flávio, ao ouvir as demandas dos moradores, se comprometeu a acelerar as melhorias no abastecimento e nas instalações das caixas d’água. “A prefeitura está empenhada em garantir que as condições de vida da comunidade melhorem o quanto antes. Vamos trabalhar para resolver essas questões com urgência”, afirmou.

O presidente da comunidade, Luis Costa, expressou sua gratidão pelo apoio recebido: “A proximidade das autoridades com a comunidade faz toda a diferença. Essas melhorias são fundamentais para garantir qualidade de vida para as famílias da Bela Vista.”

A visita teve como objetivo reforçar a parceria entre os municípios e ouvir diretamente as demandas da população, buscando soluções rápidas para problemas que não podem esperar.


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