Primavera do Leste / MT - Domingo, 07 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Começa campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya



Começou  em todo o Brasil, uma campanha para combater o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, em alguns estados, a incidência dessas doenças está alarmante.

O barulho é para alertar a população para um problema sério e bem conhecido. “Bora acordar porque o Aedes aegypti não dorme”, diz uma agente de saúde em campanha nas ruas.

Em uma ação, em São Paulo, a ideia é lembrar que o mosquito de verdade não está brincando. “Sempre de olho, todo dia, aqui nós tomamos conta direto das flores. O bichinho é perigoso”, diz o aposentado.

E como é! O Aedes aegypti transmite dengue, zika e chikungunya e, com o período de chuvas se aproximando, o Brasil todo fica em alerta. Em 12 estados, os casos de dengue aumentaram entre janeiro e outubro de 2018, comparando com o mesmo período de 2017. No Rio Grande do Norte, o número foi de 6 mil para mais de 21 mil.

Em sete estados, os registros de chikungunya também aumentaram. No Rio de Janeiro eram pouco mais de 4 mil em 2017. Em 2018, já são 35 mil casos.

A zika aumentou em sete estados. Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco registraram os maiores índices.

“O papel da população é fundamental, é o mais importante de todos. Com a intensificação das atividades, nós vamos equilibrar essa luta, esse trabalho contra o mosquito”, afirma Divino Martins, coordenador do Ministério da Saúde.

É muito comum nas casas brasileiras, as pessoas guardarem a água da chuva para reutilizar depois; lavar o quintal, regar as plantas. Só que isso é um criadouro ideal do mosquito transmissor, isso porque água limpa e parada é que o aedes aegypti mais gosta.

A Heloísa levou um susto quando os agentes de saúde encontraram larvas do mosquito. “A senhora vai ter que lavar todo esse tambor, desde a borda até o fundo, porque ele foi contaminado”, explica o agente de saúde ambiental Gerson Trindade. “Não sei o que aconteceu. Fiquei surpresa. Nós vamos tomar mais cuidado agora”, diz a aposentada Heloísa Lopes Pereira.

Mais uma vez, os agentes alertam que é preciso olhar onde pode acumular água. No pote dos animais de estimação, nas plantas do jardim. Até a geladeira pode virar abrigo para o Aedes aegypti. Na da casa da Rose, tinha água parada. “A orientação que a gente dá, é pelo menos uma vez por semana, puxando para observar, e pode colocar gotas de cloro, detergente”, diz o agente.

“Você descongela, limpa e acha que está tudo bem. Eu não sabia, bom saber. Até na geladeira vou ter que ficar de olho”, diz a autônoma Rosemeire de Brito Damasceno.

Fonte: Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

AMM Itinerante: segundo dia reúne gestores em salas técnicas para atendimentos especializados


Os participantes do programa AMM Itinerante, em Alta Floresta, estão tendo a oportunidade, nesta quinta-feira (4), de esclarecer dúvidas sobre vários temas relacionados ao direito do consumidor, descentralização ambiental, reforma tributária, serviços da Defensoria Pública, entre outros assuntos. A iniciativa tem proporcionado um espaço de diálogo direto entre representantes dos municípios e especialistas, fortalecendo a capacidade de resolução de problemas da gestão pública.

Os temas estão sendo discutidos nas salas técnicas que integram a programação do evento, que será encerrado nesta quinta-feira (4) e conta com a participação de representantes de seis municípios do Vale do Teles Pires.

O prefeito de Nova Bandeirantes, Rogério de Souza, que participou deste segundo dia, ressaltou que os atendimentos oferecidos no evento são muito relevantes, reunidos em um único local, o que reduz transtornos e agiliza a resolução de demandas que, individualmente, levariam muito mais tempo. “A dinâmica do AMM Itinerante proporciona aos municípios acesso simultâneo a diversos serviços e orientações, fortalecendo a gestão local e atendendo a uma necessidade sentida pela região, que agora recebe essa oportunidade de capacitação”, frisou.

A expectativa é que o evento em Alta Floresta amplie a cooperação entre os gestores da região e fortaleça a articulação com órgãos estaduais e federais. O município recebe a última edição do ano do programa, que em 2025  percorreu quatro regiões de Mato Grosso, reunindo mais de 50 municípios.

Comunicação Social AMM


Antenado News