Primavera do Leste / MT - Sábado, 03 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Ministério volta atrás e revoga regra que exigia curso e prova para renovação de CNH



O Ministério das Cidades informou, no sábado (17), que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada. A nova regra entraria em vigor a partir de 5 junho deste ano e exigia um novo curso teórico e prova para renovar a CNH. O Governo diz que objetivo da revogação, que acontece nesta segunda-feira, 19 ou terça-feira (20), é não alterar a vida de quem precisa renovar carteira.

Pela resolução, os motoristas que fossem renovar a CNH precisariam fazer um curso teórico e uma prova, duas balizas para tirar a 1ª CNH, exames nas ruas para carteira de moto, além do exame médico (atualmente obrigatório).

“Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação”, diz a nota do ministério.

Nota de esclarecimento:

Ministério das Cidades revoga resolução que altera procedimentos para Renovação da CNH

Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

A diretriz da atual gestão da Pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população, no sentido de simplificar a rotina e levar conforto e praticidade a seu dia a dia. Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro.

Esclarecemos que a medida é tomada com todo respeito ao trabalho da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores, ao trabalho realizado pelo Contran e todos os profissionais envolvidos. Neste sentido, informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguirão na busca de alcançar o objetivo de promover a cada vez mais a segurança dos usuários de trânsito, mas sempre com absoluto foco na simplificação da vida dos brasileiros e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil.

A revogação acontece no próximo dia útil.

Alexandre Baldy

Ministro das Cidades

 Fonte: Folha Online



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Réveillon da Prosperidade reúne multidão e marca novo tempo em Primavera do Leste


Prefeito Sérgio Machnic destacau que a celebração reflete uma nova forma de governar

A programação garantiu entretenimento de qualidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade

A virada do ano em Primavera do Leste foi marcada por emoção, grande participação popular e valorização da cultura local. Uma multidão compareceu ao espaço de eventos da Lagoa Municipal Vô Pedro Viana para celebrar o fim de 2025 e recepcionar 2026, em uma festa que simbolizou não apenas a chegada de um novo ano, mas também o encerramento do primeiro ano da nova gestão municipal, do prefeito Sérgio Machnic.

 

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult), o Réveillon 2025–2026 consolidou-se como um evento planejado, bem estruturado e alinhado aos princípios da atual administração, priorizando responsabilidade com os recursos públicos e incentivo aos talentos da cidade.

 

O prefeito Sérgio Machnic destacou que a celebração reflete uma nova forma de governar, adotada desde o início do mandato. “Nós temos que respeitar o dinheiro do contribuinte e buscar fazer muito com pouco. Foi um ano de aprendizado, de colocar a casa em dia, e agora entramos em 2026 desejando muita saúde, paz, alegria e sabedoria para todas as famílias primaverenses”, afirmou o prefeito, ao desejar um ano novo de bênçãos e prosperidade à população.

 

Ele também ressaltou a importância de valorizar os talentos locais, reunindo, a exemplo de outros eventos, artistas da cidade que contribuem diretamente com o desenvolvimento e são igualmente valorizados pela população. “São primaverenses que ajudam a fazer a diferença no dia a dia, que integram a nossa cultura artística, tanto na música quanto em outras artes”, completou.

 

Na sequência, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Leopoldino André, ressaltou que este foi o primeiro Réveillon da atual gestão e que o evento já demonstra o compromisso da administração com a identidade cultural do município.

 

“No primeiro Réveillon da gestão Sérgio Machnic, o nosso esforço foi, a pedido do prefeito e por meio do município, valorizar a nossa cultura local, valorizar aquilo que é nosso e, de fato, reconhecer os nossos artistas. Pela primeira vez na história de Primavera do Leste, nós temos seis artistas locais no mesmo palco, profissionais que passam o ano todo se esforçando e se dedicando à nossa cidade”, ressaltou.

 

A programação garantiu entretenimento de qualidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade. Outro ponto que chamou a atenção do público foi a queima de fogos, realizada de forma silenciosa, em conformidade com a legislação municipal. A iniciativa garantiu inclusão e respeito às pessoas e foi uma das maiores registrada no município.


Antenado News