Primavera do Leste / MT - Domingo, 09 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Seduc divulga calendário de matrículas para o ano letivo 2018



Em Primavera do Leste as matrículas serão realizadas nos dias 16, 17 e 18 de janeiro.

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) divulga o calendário para matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino, para o ano letivo 2018. Conforme a Portaria nº 364/2017, publicada no Diário Oficial do Estado, retificada pela portaria 435 o período para a matrícula de alunos novos e/ou transferidos foi dividido em três etapas, para facilitar o processo.

A primeira para as unidades de educação infantil (UEEI) Creches, a segunda para escolas de Cuiabá e a terceira para o restante das unidades do Estado.

Nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018, serão realizadas as novas matrículas paras as duas unidades de educação infantil (UEEI), creches do Estado.

Os estudantes da Capital deverão realizar a matrícula web nos dias 11 e 12 de janeiro. Enquanto as matrículas para as demais unidades do Estado serão realizadas nos dias 16, 17 e 18 de janeiro.

Já as matrículas de alunos oriundos do processo de redimensionamento, que não constam na unidade escolar no quadro Sigeduca/GED/SigEscola, serão realizadas no período de 02 a 08 de janeiro.

Matrícula WEB

Para realizar a matrícula web, os responsáveis, que não possuem cadastro, deverão preencher o requerimento no sistema para criar um login e uma senha de acesso.

Este cadastro será realizado entre os dias 05 de dezembro de 2017 e 19 de janeiro de 2018. O link será disponibilizado no site da Seduc.

A confirmação será realizada junto à unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação, sendo que a matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar, nos seguintes períodos:

1) 08.01.2018 e 09.01.18: para as unidades de educação infantil

(UEEI) Creches;

2) 12.01.18 a 13.01.18: para as escolas participantes da 1ª Etapa;

3) 16.01.18 a 19.01.18: para as escolas participantes da 2ª Etapa.

O horário de atendimento para matrículas nas escolas que atendem três turnos será das 8h às 20h, e nas que atendem dois turnos será das 8h às 17h30.

Documentação

O responsável pelo aluno matriculado nas unidades de educação infantil deverá levar os seguintes documentos para no ato de matrícula:

Cópia dos documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável (RG, CPF); comprovante de residência do pai, da mãe ou do responsável (conta de água, luz ou de telefone); atestado de trabalho do pai e da mãe ou dos responsáveis; cópia da certidão de nascimento da criança; número do CPF da criança (opcional); cópia do cartão atualizado de vacina da criança; 01 fotografia 3×4 recente da criança; tipo Sanguíneo e Fator RH da criança.

Para as demais unidades, o aluno maior de 18 anos, ou o responsável deverão entregar:

Cópia dos documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável (RG, CPF); cópia da certidão de nascimento ou casamento do aluno; cópia dos documentos pessoais do aluno candidato (RG e CPF); comprovante de endereço (conta de água, luz ou de telefone); histórico escolar ou atestados de transferência para alunos transferidos de unidades escolares de outras redes de ensino; atestado de transferência, para alunos que circulam entre escolas estaduais de MT; tipo do Grupo Sanguíneo e Fator RH do aluno.

Renovação

A renovação de matrícula será efetivada mediante a entrega da ficha de renovação de matrícula devidamente preenchida e assinada pelo aluno maior de idade ou pelo pai/ responsável pelo aluno menor de idade.

A ficha deverá ser entregue nas unidades entre os dias 02 e 07 de dezembro.  Após o recebimento da ficha, a secretaria escolar realizará a confirmação da matrícula do aluno no sistema SigEduca/GED/Sigescola, bem como a atualização do cadastro escolar.

Após o período de renovação de matrícula, a escola participante do processo de matrícula via web deverá disponibilizar as vagas remanescentes.

Fonte: Da Assessoria

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Educação municipal promove o segundo dia do Seminário “Semeando Saberes na Educação”


O foco dos encontros tem sido a alfabetização e valorização dos profissionais da rede municipal de ensino

Participam nos dois dias ,cerca de 900 profissionais, entre professores, gestores e auxiliares educacionais
Na manhã desta sexta-feira, 07, a Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste deu continuidade ao Seminário Municipal da Formação Continuada – “Semeando Saberes na Educação”, que integra a 6ª Jornada Formativa da Rede Municipal, o 8º Seminário da Formação Continuada e o 4º Seminário do Programa Alfabetiza Mato Grosso.

O evento, iniciado na quinta-feira (06), acontece no salão da Paróquia Caravaggio e, neste segundo dia, reuniu profissionais do Ensino Fundamental, consolidando-se como um dos mais importantes espaços de formação e compartilhamento de boas práticas do município. A vice-prefeita Iva Viana, representando o prefeito Sérgio Machnic, destacou a importância do trabalho dos educadores e o papel transformador que desempenham na formação das crianças.

“Os professores se motivam ensinando, cuidando das nossas crianças. Metade do dia elas passam com vocês, e eu tenho certeza de que saem da escola felizes. Sabemos que vocês enfrentam desafios, têm famílias e problemas pessoais, mas continuam lutando por uma educação de qualidade”, afirmou.

Iva também reforçou o compromisso da gestão com a ampliação de oportunidades educacionais, mencionando o desejo de implantar o ensino de língua inglesa na rede municipal. “A educação pública precisa oferecer as mesmas oportunidades que uma escola particular. Todos os cidadãos que pagam seus impostos têm direito a uma educação completa, e é isso que nós, junto com a Secretaria, queremos construir”, concluiu.

A secretária municipal de Educação, Luciani Cunha, fez uma avaliação positiva do primeiro dia do evento, que foi voltado à Educação Infantil. Segundo ela, o seminário marca o encerramento das 60 horas de formação continuada realizadas ao longo do ano. “Ontem foi o momento da Educação Infantil, com apresentações de práticas desenvolvidas nas escolas. Hoje é a vez do Ensino Fundamental, em parceria com o programa Alfabetiza MT, que busca garantir a alfabetização na idade certa. Participam nos dois dias ,cerca de 900 profissionais, entre professores, gestores e auxiliares educacionais”, explicou.

Durante a programação desta sexta-feira, também foi realizada a premiação “Top 10 – Professores Alfabetizadores”, que reconheceu os educadores que se destacaram nos resultados do programa Alfabetiza MT em 2024. Luciani Cunha destacou que a entrega simboliza o reconhecimento ao compromisso e à dedicação dos professores, pilares fundamentais para os avanços alcançados na rede municipal.

“Mais do que uma política educacional, o Alfabetiza MT representa um compromisso coletivo com a aprendizagem dos nossos estudantes. Os resultados expressivos que temos obtido são fruto da formação continuada e do trabalho incansável dos professores alfabetizadores, que transformam desafios em oportunidades de aprendizagem”, enfatizou.

Ela também parabenizou toda a equipe pedagógica, ressaltando que a missão da Secretaria é construir uma educação pública de excelência, pautada no amor, no afeto e na valorização do ser educador. “A nossa responsabilidade enquanto professores é muito grande, porque somos nós que conseguimos mudar a vida de uma criança. Educação é mais do que ensinar conteúdos: é transformar vidas com amor e dedicação”, afirmou a secretária.

Representando o Legislativo, a vereadora e professora Rúbia Longhi também prestou homenagem aos educadores, reforçando a importância da valorização profissional. “Parabéns a todos os professores e professoras que seguem firmes no caminho da educação, tecendo diariamente o futuro de nossa cidade”, destacou.


Antenado News