Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

Região

Em Primavera do Leste pacientes do SUS farão cirurgias de catarata e pterígio de graça pela Caravana da Transformação



Da Redação

Em visita a Primavera do Leste, a secretária adjunta da Casa Civil de Mato Grosso, Paolla Reis, se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde, gestores da Prefeitura Municipal e alguns vereadores, na ocasião, a secretária anunciou e oficializou a participação do município de Primavera do Leste na Caravana da Transformação.

Boa notícia para quem está na fila de espera, já que serão disponibilizadas 200 vagas para cirurgias de catarata, 100 vagas para quem está com pterígio (também é uma doença ocular, sendo uma pele rosada, em formato triangular, que começa a crescer a partir do canto interno do olho e pode atingir o centro), e ainda vagas para yag laser (popularmente é uma limpeza ocular, que ocorre quando a acuidade visual fica comprometida, é um procedimento rápido, utilizando colírio anestésico).

Todos esses procedimentos serão realizados em Rondonópolis entre os dias 3 a 17 de dezembro. Primavera do Leste, por meio da prefeitura municipal, irá proporcionar aos pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde, o transporte e a alimentação para os pacientes. Os procedimentos para os pacientes do município estão agendados para os dias 7 e 8 de dezembro.

Para participar do serviço gratuito de saúde, os pacientes contemplados pelas cirurgias de catarata, terão que ter acima de 55 anos e para os pacientes de pterígio a idade é acima de 30 anos, já para o procedimento de yag laser, não tem idade definida. As pessoas que precisam dos procedimentos terão que procurar a Estratégia da Saúde da Família (ESF), que são os postinhos de saúde, mais próximo de casa e pedir orientação ao médico.

Caso o município tenha mais paciente que as vagas oferecidas, também ficou dito pela secretária adjunto da Casa Civil, que por meio da Secretaria de Saúde, o município pode solicitar mais atendimentos.

A Caravana da Transformação é uma ação do Governo do Estado de Mato Grosso, que já está em sua 11º edição, e além dos atendimentos a saúde, realiza ações sociais e de utilidade pública. O objetivo do governo é zerar a fila de espera de todos os municípios do estado.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

MPMT requer interdição de cadeia pública feminina de Cáceres


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Cáceres, requereu no final da tarde desta quinta-feira (22) a interdição da cadeia feminina do município. A medida foi tomada em razão da existência de infiltrações estruturais e alto risco de incêndio na unidade prisional. O pedido foi direcionado à 1ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.

De acordo com o MPMT, a cadeia feminina do município não possui Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico (ASCIP) do Corpo de Bombeiros. Inspeções realizadas no local demonstram uma série de problemas estruturais na unidade, como falta de sistemas de hidrante, de saídas de emergência, de alarme de incêndio, entre outros.

Conforme laudo técnico das instalações elétricas do edifício, encaminhado ao Ministério Público pelo Conselho de Segurança, as “instalações estão em péssimas condições de conservação, com risco gravíssimo de acidentes à população carcerária e aos profissionais da segurança pública responsáveis pelo local, proporcionando alto grau de risco de incêndio a qualquer momento”.

Segundo o promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do MPMT também realizou inspeção técnica na unidade prisional, constatando inconformidades em toda a edificação que interferem diretamente na segurança dos usuários.

“O quadro existente no estabelecimento prisional fere os mais básicos direitos fundamentais do homem, sendo que a medida de interdição visa a resguardar a dignidade da pessoa humana e a proteção de risco à vida e à integridade física das presas”, destacou o promotor de Justiça.

por CLÊNIA GORETH

 

Antenado News