Em Primavera do Leste pacientes do SUS farão cirurgias de catarata e pterígio de graça pela Caravana da Transformação
Da Redação
Em visita a Primavera do Leste, a secretária adjunta da Casa Civil de Mato Grosso, Paolla Reis, se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde, gestores da Prefeitura Municipal e alguns vereadores, na ocasião, a secretária anunciou e oficializou a participação do município de Primavera do Leste na Caravana da Transformação.
Boa notícia para quem está na fila de espera, já que serão disponibilizadas 200 vagas para cirurgias de catarata, 100 vagas para quem está com pterígio (também é uma doença ocular, sendo uma pele rosada, em formato triangular, que começa a crescer a partir do canto interno do olho e pode atingir o centro), e ainda vagas para yag laser (popularmente é uma limpeza ocular, que ocorre quando a acuidade visual fica comprometida, é um procedimento rápido, utilizando colírio anestésico).
Todos esses procedimentos serão realizados em Rondonópolis entre os dias 3 a 17 de dezembro. Primavera do Leste, por meio da prefeitura municipal, irá proporcionar aos pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde, o transporte e a alimentação para os pacientes. Os procedimentos para os pacientes do município estão agendados para os dias 7 e 8 de dezembro.
Para participar do serviço gratuito de saúde, os pacientes contemplados pelas cirurgias de catarata, terão que ter acima de 55 anos e para os pacientes de pterígio a idade é acima de 30 anos, já para o procedimento de yag laser, não tem idade definida. As pessoas que precisam dos procedimentos terão que procurar a Estratégia da Saúde da Família (ESF), que são os postinhos de saúde, mais próximo de casa e pedir orientação ao médico.
Caso o município tenha mais paciente que as vagas oferecidas, também ficou dito pela secretária adjunto da Casa Civil, que por meio da Secretaria de Saúde, o município pode solicitar mais atendimentos.
A Caravana da Transformação é uma ação do Governo do Estado de Mato Grosso, que já está em sua 11º edição, e além dos atendimentos a saúde, realiza ações sociais e de utilidade pública. O objetivo do governo é zerar a fila de espera de todos os municípios do estado.
COMENTÁRIOS
0 Comentários