Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 06 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

Cinco municípios de MT ficam sem energia elétrica após chuva e ventos fortes



Os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poxoréu, Pedra Preta e Rondonópolis ficaram sem o fornecimento de energia elétrica depois do temporal registrado no sábado (21). De acordo com a Energisa, mais de 100 mil clientes foram afetados por causa do mau tempo. A empresa informou que a maior parte das unidades consumidoras foram religadas, no entanto, algumas regiões permanecem sem energia neste domingo (22).

A Energisa informou que equipes foram mobilizadas em todas as regiões para fazer o reparos do estragos, causados pelas quedas de árvores, rompimento de cabos e outros danos.

O advogado André Portocarrero, que mora no Jardim Itália, em Cuiabá, conta que precisou dormir com a família em um hotel pela falta de energia. “Na minha casa, a energia acabou no começo da tarde durante a chuva e ficou em meia fase. Depois de um tempo acabou de uma vez e até agora não voltou”, afirmou.

Antes de deixar a residência, o advogado disse ainda que um vizinho com problemas de saúde foi socorrido de ambulância. “Ele é idoso e recebe tratamento homecare. Só ouvi o barulho da ambulância saindo com ele do condomínio”, contou.

Segundo a Energisa, Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital, foram os municípios mais atingidos com aproximadamente 100 mil clientes com o fornecimento interrompido. Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, cerca de 3 mil unidades consumidoras foram afetadas. Já em Poxoréu e Pedra Preta , a 259 km e 243 km da capital, respectivamente, ficaram sem energia.

Temporal

O temporal ainda causou outros danos em Cuiabá e Várzea Grande, como a queda de parte do muro do Centro Socioeducativo da capital, no Bairro Planalto, e a destruição do telhado da Paróquia Coração Imaculado de Maria, localizada no Bairro CPA.

O muro dá acesso a um espaço destinado ao banho de sol e outras atividades dos menores infratores da unidade socioducativa e, com isso, não houve risco de fuga. O Corpo de Bombeiros informou ter recebido mais de 50 chamados de danos durante a chuva.

A chuva com rajadas de ventos fortes também causou outros estragos na capital, como a queda de várias árvores, inclusive interrompendo o trânsito em algumas vias, como ocorreu no Bairro CPA 3, na capital.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Rede municipal inicia aulas com escolas cheias e entrega de material didático em Primavera do Leste


Primeiro dia de aula ocorreu de forma tranquila nesta segunda-feira (2), com entrega de apostilas do sistema FTD

As escolas da rede municipal abriram suas portas nesta segunda-feira (2), dando início ao calendário escolar de 2026 em Primavera do Leste. O primeiro dia foi marcado por salas cheias e pela alegria das crianças no retorno às atividades escolares.

 

Já neste primeiro dia, os estudantes receberam os kits de material estruturado, compostos pelas apostilas do sistema FTD, que serão utilizados ao longo de todo o ano letivo.

 

A secretária municipal de Educação, Kelly Joana, avaliou o início das aulas como tranquilo e organizado, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. Ela explicou que, além das apostilas já entregues, os alunos também receberão os uniformes escolares e o kit completo de materiais.

 

“Este ano tivemos um aumento significativo no número de matrículas, o que acabou atrasando a entrega de alguns itens. Mas já há previsão de chegada e, para que ninguém ficasse sem condições de começar o ano letivo, foi repassada aos pais uma lista básica de materiais”, destacou.

 

Kelly Joana ressaltou ainda que os uniformes passaram por uma avaliação criteriosa, com foco no conforto e na durabilidade.

 

“O estudante terá acesso tanto ao kit de materiais quanto ao kit de uniformes”, completou.

 

A previsão é que todos os kits e uniformes sejam entregues nas próximas semanas, garantindo que cada estudante esteja plenamente equipado para aproveitar o ano escolar.

 

Outro ponto destacado pela Secretaria Municipal de Educação é o atendimento às crianças com necessidades especiais. No início do ano letivo, será realizada uma avaliação individual para identificar e atender as principais demandas de cada aluno.

 

Também foi informado que, em razão do aumento no número de matrículas, alguns ajustes nas rotas do transporte escolar precisaram ser realizados. Para assegurar o atendimento, as famílias estão sendo direcionadas às escolas que já contam com linhas de transporte disponíveis.

 

Encerrando, a Secretaria reforçou que 2026 será um ano de novos projetos e inovações, demonstrando que a educação municipal segue em constante crescimento, com iniciativas voltadas a transformar ainda mais a experiência dos estudantes da rede.


Antenado News