Primavera do Leste / MT - Sábado, 31 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

Cinco municípios de MT ficam sem energia elétrica após chuva e ventos fortes



Os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poxoréu, Pedra Preta e Rondonópolis ficaram sem o fornecimento de energia elétrica depois do temporal registrado no sábado (21). De acordo com a Energisa, mais de 100 mil clientes foram afetados por causa do mau tempo. A empresa informou que a maior parte das unidades consumidoras foram religadas, no entanto, algumas regiões permanecem sem energia neste domingo (22).

A Energisa informou que equipes foram mobilizadas em todas as regiões para fazer o reparos do estragos, causados pelas quedas de árvores, rompimento de cabos e outros danos.

O advogado André Portocarrero, que mora no Jardim Itália, em Cuiabá, conta que precisou dormir com a família em um hotel pela falta de energia. “Na minha casa, a energia acabou no começo da tarde durante a chuva e ficou em meia fase. Depois de um tempo acabou de uma vez e até agora não voltou”, afirmou.

Antes de deixar a residência, o advogado disse ainda que um vizinho com problemas de saúde foi socorrido de ambulância. “Ele é idoso e recebe tratamento homecare. Só ouvi o barulho da ambulância saindo com ele do condomínio”, contou.

Segundo a Energisa, Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital, foram os municípios mais atingidos com aproximadamente 100 mil clientes com o fornecimento interrompido. Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, cerca de 3 mil unidades consumidoras foram afetadas. Já em Poxoréu e Pedra Preta , a 259 km e 243 km da capital, respectivamente, ficaram sem energia.

Temporal

O temporal ainda causou outros danos em Cuiabá e Várzea Grande, como a queda de parte do muro do Centro Socioeducativo da capital, no Bairro Planalto, e a destruição do telhado da Paróquia Coração Imaculado de Maria, localizada no Bairro CPA.

O muro dá acesso a um espaço destinado ao banho de sol e outras atividades dos menores infratores da unidade socioducativa e, com isso, não houve risco de fuga. O Corpo de Bombeiros informou ter recebido mais de 50 chamados de danos durante a chuva.

A chuva com rajadas de ventos fortes também causou outros estragos na capital, como a queda de várias árvores, inclusive interrompendo o trânsito em algumas vias, como ocorreu no Bairro CPA 3, na capital.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Administração convoca cerca de 200 profissionais para garantir início do ano letivo em Primavera do Leste


A ação integra o compro

Já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos

misso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou a convocação de aproximadamente 200 profissionais aprovados em processos seletivos para atender às demandas do município neste início de ano, com destaque especial para a área da educação(cerca de 160 professores pedagogos). A medida garante o pleno funcionamento das unidades escolares e assegura o início das aulas com toda a estrutura necessária.

 

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Laete, a maior parte das convocações está concentrada na educação, justamente em razão do início do ano letivo. Os profissionais foram chamados para suprir demandas temporárias, como substituições de professores afastados por licenças médicas, licença-prêmio, além daqueles que exercem funções de coordenação, supervisão e direção nas escolas da rede municipal.

 

“Essas convocações são fundamentais para que não haja prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem. São profissionais que vêm para atender demandas temporárias e garantir que as aulas comecem de forma organizada e eficiente”, explicou o secretário.

 

Além da educação, outros cargos também foram contemplados nas convocações, sempre com o objetivo de suprir afastamentos obrigatórios e manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Segundo Laete, o volume de convocações neste período é maior justamente por coincidir com o início das aulas e com a necessidade de reorganização das equipes.

 

O secretário destacou ainda que, já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos. “Temos a abertura de novas unidades escolares e demandas permanentes. Neste primeiro momento, os profissionais temporários garantem o início das aulas, e, à medida que os efetivos forem assumindo, ocorre a substituição dentro de um planejamento bem estruturado”, afirmou.

 

Outro ponto esclarecido pela Secretaria de Administração diz respeito ao encerramento dos contratos de professores no final do ano letivo anterior. Conforme explicou Carlos Laete, a medida atendeu a um pedido antigo da categoria e do sindicato, relacionado à adequação salarial. Com a mudança, os professores passam a receber um salário fixo, que reflete diretamente em direitos como férias e 13º salário, representando um ganho importante para os profissionais da educação.

 

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos, garantindo condições adequadas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é dar todo o suporte inicial necessário para que o ano letivo comece bem e, ao longo do tempo, consolidar as equipes com os profissionais efetivos, fortalecendo a educação municipal”, concluiu o secretário.


Antenado News