Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 05 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

Exames confirmam que paciente morreu com influenza em MT, diz prefeitura



A Prefeitura de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, confirmou nesta segunda-feira, 23, que a paciente de 36 anos que morreu no dia 8 de abril, foi vítima do vírus da influenza. Um exame feito em Cuiabá confirmou a suspeita da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, que já havia divulgado a suspeita.

A mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade no dia 7 de abril reclamando de fortes dores no peito e tosse.

Segundo a prefeitura, o quadro clínico piorou rapidamente e ela foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, onde morreu, na madrugada do dia seguinte.

Outro paciente morreu com suspeita do vírus influenza, no Pronto Socorro de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no final de semana. Uma mulher, que não teve a identidade revelada, estava internada desde o dia 17 deste mês.

Segundo a prefeitura, a mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase e, em seguida, apresentou quadro de pneumonia grave. A paciente foi transferida para o Pronto Socorro.

Os exames que devem confirmar se ela estava com vírus influenza devem ficar prontos em 30 dias.

Com essa morte, sete casos suspeitos de H1N1 são investigados em Várzea Grande.

Campanha de vacinação

Começou nesta segunda-feira (23), em todo o estado, a campanha de vacinação contra a gripe. Mato Grosso recebeu mais de 850 mil doses, que começam a serem aplicadas ao grupo prioritário. O Dia D de mobilização nacional será 12 de maio.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

A importância do autocuidado e da prevenção, principalmente das mulheres


Os atendimentos da Clínica da Mulher são realizados na Rua Sílvio Ometo

A prevenção é a principal aliada da saúde feminina, principalmente no combate a doenças silenciosas

Cuidar da saúde é fundamental em todas as fases da vida e, no caso das mulheres, alguns cuidados específicos são essenciais, especialmente entre o fim do ano e início de outro, período em que muitas acabam adiando consultas e exames preventivos.

 

Entre os principais exames de rotina estão o Papanicolau, utilizado no rastreamento do câncer do colo do útero, a mamografia, voltada à detecção precoce do câncer de mama, além de ultrassonografias (mamas, pélvica e transvaginal) e exames laboratoriais, como hemograma, glicemia, colesterol, função tireoidiana, renal e hepática.

 

Segundo a coordenadora da Clínica da Mulher, Tânia Regina, a prevenção é a principal aliada da saúde feminina, principalmente no combate a doenças silenciosas. “O exame preventivo é feito nos postos de saúde. Em caso de alteração, a paciente é encaminhada para a Clínica da Mulher para exames mais detalhados, como colposcopia e biópsia”, explica.

 

A coordenadora reforça ainda a necessidade de manter os exames em dia, especialmente o Papanicolau.

“Como a gente vê muito sobre vários tipos de câncer, o câncer do colo do útero é silencioso. A mulher não apresenta sintomas no início, por isso é fundamental priorizar e realizar o exame preventivo anualmente”, completa.

 

A Clínica da Mulher está localizada na Rua Sílvio Ometo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Antenado News